7 dicas infalíveis para aumentar o limite do cartão de crédito
Confira como ampliar a linha de crédito disponibilizada pela emissora.
O cartão de crédito é um instrumento muito interessante que pode, quando utilizado com a devida sabedoria, acabar se tornando até mesmo uma forma de organizar as finanças como um todo. Hoje em dia este método não precisa ser utilizado apenas para o pagamento de contas grandes, mas também pode ser utilizado para as compras feitas de forma rotineira, até mesmo aquelas que possuem um valor menor.
Mas é sempre importante tomar cuidado, pois o cartão de crédito acaba passando uma sensação para as pessoas de que elas acabam tendo mais dinheiro do que, de fato, podem ter. Os limites de crédito concedido podem, em determinados casos, serem maiores do que o salário que a pessoa recebe em um determinado mês.
Para quem deseja utilizar o cartão como uma forma de conseguir parcelar determinadas compras feitas a longo prazo, o limite acaba sendo muito importante. Afinal de contas, no momento da compra, as pessoas acabam tendo que ter um limite disponível no cartão que seja equivalente a todo o valor da compra, e não apenas dos valores das parcelas.
Confira algumas dicas interessantes para quem deseja aumentar as chances de ter o seu crédito ampliado:
Concentre as compras em um cartão
Antes de mais nada, quanto mais compras estiverem concentradas em um determinado cartão, maiores serão as chances da operadora ir ampliando o limite disponível. Já quando as pessoas passam muito tempo sem utilizar o cartão, a tendencia é de que o limite permaneça o mesmo, e, em determinados casos, pode até mesmo ser reduzido. Mas, neste caso, é sempre importante ficar de olho para não gastar mais do que a pessoa ganha.
Utilize as contas vinculadas aos cartões
Na grande maioria dos casos, os cartões de crédito emitidos para os clientes estão vinculados a determinadas opções de contas bancárias. Este tipo de serviço se tornou ainda mais popular com a chegada das contas gratuitas digitais, que acabam oferecendo os mais variados tipos de serviços e produtos financeiros concentrados em uma única empresa. Os bancos costumam fazer avaliações de perfis financeiros de forma integrada, e as movimentações de um lado podem acabar ajudando a ampliar o crédito de outro lado.
Mantenha as contas em dia
Demonstrar a capacidade de pagamento também é muito importante, e com os sistemas digitais integrados, é importante que os consumidores consigam manter um bom histórico de pagamentos de contas de uma forma geral. Por isso, manter o pagamento das contas em dia é muito importante e também é levado em conta nas análises feitas. Por outro lado, quando as pessoas não pagam as suas contas em dia, é um sinal de que sua capacidade de pagamento está comprometida, e isso pode prejudicar a avaliação de crédito de uma forma geral.
Não parcele o valor da fatura
É claro que a opção de parcelamento da fatura do cartão de crédito geralmente é uma opção somente utilizada pelas pessoas que não estão conseguindo pagar as suas contas em dia. Mas é fundamental que os clientes dos bancos tentem ao máximo evitar entrar nesta opção de linha de crédito. Além de ser um dos mais caros do sistema financeiro brasileiro, ele ainda prejudica o aumento do limite do cartão, sendo que muitas operadoras acabam demorando bastante para liberar novos limites para os clientes que acabam parcelando suas faturas.
Utilize as ferramentas oferecidas pelo banco
Existem diversos recursos oferecidos pelos bancos que permitem com que as pessoas tenham aumentos de limite. Algumas instituições financeiras, por exemplo, acabam tendo uma ferramenta de aumento automático de limite, geralmente vinculado a um sistema que vai avaliando de forma constante o histórico de pagamentos os clientes.
Mantenha atualizada sua renda
Muitos operadores de cartões de crédito levam em consideração a renda informada pelo cliente no momento da proposta do cartão para liberar um determinado limite de crédito. Caso essa renda aumente com o passar do tempo, pode ser interessante manter esses dados atualizados, informando ao banco através de determinados comprovantes que podem ser enviados para análise, como contracheque, holerite, extrato bancário, etc.
Fique de olho no score de crédito
A pontuação de score de crédito mantida por órgãos como o Serasa acaba sendo muito importantes para que as pessoas de fato consigam ter seu crédito ampliado. Para isso, mantenha as contas sempre em dia.