Banco do Povo: Saiba como solicitar empréstimos na instituição
Banco oferece condições especiais para empreendedores.
Obter crédito para empreender, quando as pessoas estão começando, nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal de contas, aos bancos sempre querem uma série de garantias de que eles de fato vão conseguir receber este dinheiro de volta, e isso nem sempre é feito apenas com o patrimônio dos sócios mas também com a movimentação financeira do negócio de uma forma geral.
Mas existem algumas instituições financeiras que acabam facilitando a vida de quem está procurando por dinheiro para abrir um pequeno e novo negócio. É o caso do Banco do Povo, destinado a atender as pessoas que moram em São Paulo, com foco no público considerado como microempreendedor, ou seja, aquelas pessoas que estão começando um novo negócio.
O que é o Banco do Povo?
Na verdade, apesar do nome, ele se refere muito mais a um projeto do que especificamente a uma instituição financeira. Este é o nome popular para o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as prefeituras.
O principal objetivo deste projeto é realmente oferecer financiamento para empreendedores que sejam considerados como formais, mas também oferece a possibilidade de oferecer dinheiro também para aqueles que são considerados como os informais. Este dinheiro pode ser investido no negócio tanto para capital de giro, para expansão do negócio, aquisição de materiais, etc.
Quem pode solicitar dinheiro no Banco do Povo?
Na prática, como oferece linhas de crédito para formais e informais, qualquer pessoa que seja maior de idade e que resida no estado de São Paulo pode acabar pedindo dinheiro através deste programa. Mas essas pessoas precisam comprovar, de alguma forma, que exerce uma atividade produtiva para conseguir ter acesso ao dinheiro.
Além disso, no momento em da solicitação do crédito, também é preciso comprovar que a pessoa resida ou atue em uma das cidades contempladas com as linhas de crédito oferecidas pelo programa.
Linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Povo
Empreenda Rápido
Programa desenvolvido em parceira com o Sebrae e que tem como principal objetivo facilitar a vida do empreendedor, oferecendo diversos caminhos e auxílios para que ele cresça o seu negócio ou continue operando diante das adversidades. A iniciativa prevê qualificar 1 milhão de pessoas em gestão empreendedora por ano e conceder R$1 bilhão em microcrédito nos próximos 4 anos, por meio do Banco do Povo. Podem solicitar o crédito pessoas físicas, micro e pequenas empresas (MEI, ME e EPP).
Empreenda Mulher
Uma linha específica para as mulheres que desejam ter o seu próprio negócio e empreender. Para conseguir acessar esse crédito elas precisam passar por um dos cursos oferecidos de qualificação que são selecionados no programa Empreenda Mulher e que são oferecidos por instituições parceiras, como o Sebrae e a Aliança Empreendedora.
Empreenda Afro
Uma linha específica também tendo como principal objetivo incentivar o empreendedorismo entre a população negra. Seguindo o mesmo formato do Empreenda Mulher, essa linha de crédito também é acessível apenas para as pessoas que concluem pelo menos um dos cursos previstos dento do programa, oferecidos tanto pela Sebrae quanto também pela Aliança Empreendedora.
Linha Emergencial Litoral Norte
Essa é uma linha de crédito provisória que, atualmente, foi criada para atender as demandas das pessoas e empresas que foram afetadas pelas fortes chuvas e consequentes deslizamentos que aconteceram no Litoral Norte do estado de São Paulo. Foram disponibilizados um total de R4 30 milhões para microempreendedores e empreendedores formais e informais, por meio do Banco do Povo.
Como solicitar crédito no Bando do Povo
A solicitação deve ser feita diretamente em uma das unidades do Banco do Povo espalhadas pelo estado de São Paulo e que podem ser encontradas em diversas cidades. Para que o cadastro seja feito e a linha de crédito analisada, é preciso apresentar os seguintes documentos:
Empreendedor Informal
- CNH ou RG e CPF do cliente e do cônjuge, se houver;
- certidão de casamento, separação ou viuvez do cliente e dos sócios;
- comprovante de endereço recente em nome do cliente;
- orçamento do bem financiado;
- plano de negócio, para clientes no início das atividades.
- MEI
- CNH ou RG e CPF do cliente e do cônjuge, se houver;
- inscrição CNPJ;
- certidão Negativa de Débitos (CND);
- certidão de Regularidade no FGTS;
- inscrição estadual e/ou municipal, se houver;
- certidão de casamento, separação ou viuvez do cliente e dos sócios;
- comprovante de endereço recente em nome do cliente;
- orçamento do bem financiado;
- plano de negócio, para clientes no início das atividades.
Empresas
- Para empresas, é exigida a mesma documentação do MEI (acima), acrescida de:
- Contrato Social e alterações atualizadas, no caso de Sociedade Limitada (LTDA.) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Ata de constituição, Regimento interno, Estatuto e alterações, se houver, no caso de Associações e Cooperativas Produtivas ou de Trabalho.