Caixa Tem bloqueado: o que fazer?
Saiba como resolver e conseguir recuperar o acesso ao aplicativo.
O Caixa Tem se tornou o principal serviço bancário digital para milhões de clientes no Brasil. Criado durante a pandemia de Covid-19, ele foi criado com o objetivo de distribuir o auxílio emergencial para as pessoas que não estavam conseguindo trabalhar. Mas, com o passar do tempo, ele foi ganhando novos recursos.

Hoje em dia, ele acabou se tornando uma das principais formas de pagamento utilizadas pelo governo para os mais variados programas e benefícios sociais. Funcionando como uma conta digital, o Caixa Tem pode ser utilizado para administração desses recursos, inclusive para fazer pagamentos e até mesmo fazer e receber Pixs.
Mas, em alguns casos, as pessoas podem ter problemas para utilizar esse sistema digital, já que não é uma conta que ofereça algum tipo de atendimento em agência de forma prioritária. Saiba mais sobre esse tipo de conta e o que fazer quando o Caixa Tem está bloqueado.
O que é o Caixa Tem?
Trata-se de um aplicativo lançado e administrado pela Caixa Econômica Federal e que funciona basicamente como uma conta digital. A partir de um aplicativo próprio, os usuários podem ter acesso a uma série de serviços digitais, incluindo algumas opções de movimentações bancárias e financeiras.
Ao concluir o seu cadastro, que deve ser feito a partir de um documento de identificação com foto e também de uma conta válida no portal Gov.br, os usuários ganham uma conta. Essa conta pode ser utilizada pelo governo para o depósito de alguns tipos de valores referentes a benefícios e programas sociais.
A partir do Caixa Tem, as pessoas podem ter acesso a uma série de serviços, incluindo:
- consulta de saldos e extratos;
- transferências de dinheiro via Pix;
- depósitos e recebimento de benefícios sociais;
- contratação de cartões de crédito.
Por que o Caixa Tem pode ser bloqueado?
Existem algumas contas digitais que podem acabar sendo bloqueadas a partir de algumas operações. Muitos bancos oferecem sistemas de segurança que conseguem identificar diferentes movimentações, e aquelas que possam ser consideradas fora do perfil podem indicar que essa conta esteja sendo veículo de fraude.
No caso do Caixa Tem, essa conta acaba tendo algumas limitações quando comparada com as contas bancárias tradicionais, incluindo as que são oferecidas pelos bancos digitais. A ideia é que a Caixa seja utilizada pelas pessoas mais carentes, que possuem menos acesso aos recursos financeiros. Por isso, existem limites de transações e de movimentações para o Caixa Tem.
Diante deste cenário, existem basicamente dois problemas que podem vir a ocasionar bloqueios no Caixa Tem:
Limites de transações financeiras: Isso acontece quando a conta registra uma movimentação financeira que extrapola os limites que são definidos. De acordo com as informações que são divulgadas pela Caixa, os clientes podem movimentar até R$ 5 mil por mês nessa conta. Quando ultrapassar, esse limite pode acabar resultando em um bloqueio temporário.
Problemas com as informações de cadastro: Um outro problema que pode levar ao bloqueio da conta é o cadastro. Sempre que o banco identificar possíveis problemas com os dados do cadastro básico dessa conta, esse bloqueio pode ser feito como parte dos sistemas de segurança para impedir possíveis fraudes.
O que fazer quando o Caixa Tem é bloqueado por ultrapassar limites?
Os procedimentos para desbloqueio da conta variam de acordo com o motivo que levou a isso. Caso as pessoas tenham tido problemas para acessar e movimentar recursos utilizando o Caixa Tem, é preciso fazer um procedimento de atualização de cadastro, o que pode ser feito através do próprio Caixa Tem:
- Abra o aplicativo Caixa Tem.
- Selecione “Atualize seu cadastro”.
- Informe os dados solicitados.
- Envie uma foto do seu documento de identificação (RG ou CNH) e uma selfie.
O que fazer quando o Caixa Tem é bloqueado por dados desatualizados?
Normalmente, o Caixa Tem emite mensagens e notificações para seus usuários sempre que identifica algum tipo de problema nos dados cadastrais. Quando esse problema não é corrigido, a conta pode acabar sendo bloqueada. Para resolver o problema, basta seguir esses passos:
- Abra o aplicativo Caixa Tem.
- Selecione “Atualize seu cadastro”.
- Informe os dados solicitados.
De acordo com as informações que são divulgadas pela Caixa, o banco tem até 48 horas para analisar o pedido e liberar o saldo. Se o desbloqueio não ocorrer, vá até uma agência da Caixa Econômica Federal.
Também é possível falar com a Caixa por telefone, nos números a seguir:
- 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas.
- 0800 104 0 104 para as demais regiões do país.
O que fazer quando o Caixa Tem segue bloqueado?
A partir do momento que as pessoas não conseguem desbloquear a sua conta fazendo as correções necessárias, os clientes podem comparecer diretamente a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação para realizar o desbloqueio pessoalmente.