Cartão de crédito virtual: entenda como funciona e aprenda a utilizar

Mecanismo é mais um recurso de segurança para compras feitas online.

Publicado em 25/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O cartão de crédito se tornou a forma de pagamento mais utilizada nas compras e transações online, tanto no momento que a pessoa faz uma compra em alguma loja virtual ou quando elas inserem os dados para garantir determinados pagamentos, como a assinatura de serviços de streaming, compras de conteúdos virtuais, etc.

Cartão de crédito virtual: entenda como funciona e aprenda a utilizar

Mas este mesmo método de pagamento que se tornou parte do dia a dia das pessoas também acabou se tornando uma fonte de preocupação. Afinal de contas, com o aumento na utilização dos cartões nestas transações online, também aumentaram consideravelmente os registros de fraudes e roubos de dados de pagamento.

Anúncios

Para tentar reduzir estes casos, que acaba prejudicando tanto o consumidor quanto as empresas que emitem os cartões e que são as responsáveis pela administração destes métodos de pagamentos, foram criadas diversas ferramentas de segurança digital, focando justamente neste tipo de problema.

E um dos sistemas que acabou sendo adotado pelas mais variadas instituições financeiras e bancos é o chamado cartão virtual. Não se trata de um cartão de crédito emitido por banco digital, mas sim um sistema de segurança que está diretamente atrelado a um cartão físico, mas que existe apenas no mundo virtual, portanto pode ser utilizado apenas para este tipo de compra.

Como funciona o cartão virtual?

O cartão virtual é um sistema criado pelas empresas que emitem e gerenciam o cartão de crédito e que basicamente cria um cartão temporário, com os três dados que são essenciais para identificar este como um método de pagamento válido: número do cartão, data de validade e código de segurança.

Anúncios

Como o próprio nome já adianta, estes dados de cartões são criados apenas dentro de um ambiente virtual. Ou seja, o cliente não vai receber em casa um cartão físico com aqueles dados. Mas, em termos práticos, ele está diretamente vinculado a um determinado cartão de crédito físico. Neste caso, ele funciona de uma forma semelhante a de um cartão adicional, com todos os lançamentos caindo na mesma fatura do cartão principal.

Normalmente este cartão virtual gerado acaba sendo utilizado apenas uma única vez. Desta forma, a partir do momento que ele é utilizado para uma determinada compra, os dados se tornam inválidos, impedindo que a compra seja utilizada novamente. Mas determinados bancos contam com outras formas de administrar este recurso, criando cartões virtuais que podem ser utilizados de forma recorrente.

Principais vantagens dos cartões virtuais

Uma das principais vantagens deste tipo de cartão é que ele pode ser criado e deletado com muita facilidade. Tudo o que as pessoas precisam fazer é ter acesso aos aplicativos dos bancos e das instituições financeiras que emitem esta forma de pagamento.

Ao administrar estes cartões virtuais, os clientes acabam não tendo nenhum impacto no cartão de crédito físico e principal. Por exemplo, no momento que o cartão virtual for cancelado, os clientes poderão continuar utilizando os seus cartões físicos normalmente.

Um outro benefício que o cartão virtual oferece para os clientes é a possibilidade de começar a utilizar este método de pagamento antes mesmo que o cartão físico autorizado e emitido chegue na casa do cliente. Desta forma, este tipo de recurso permite que os cartões sejam emitidos e utilizados mais rapidamente, desde que a pessoa tenha acesso aos dados do cartão original, que atualmente acaba sendo disponibilizado nos aplicativos.

Além disso, a segurança é um dos pontos altos do cartão de crédito virtual. Caso ele seja configurado para ser utilizado apenas uma única vez, os consumidores acabam não precisando ter que ter medo que estes dados vazem durante as compras, pois eles simplesmente serão invalidados.

E mesmo os cartões virtuais que são emitidos para uso recorrente acabam sendo cancelados de uma forma mais rápida. Caso o cliente tenha a suspeite de que os dados deste cartão vão parar nas mãos de terceiros, tudo o que ele precisa fazer é cancelar o mesmo, sem nenhum impacto no seu cartão de crédito físico e presencial. Depois, os clientes podem emitir um novo cartão virtual rapidamente, basta acessar o aplicativo do banco.

Como utilizar o cartão virtual?

A forma como os cartões virtuais acabam sendo utilizados é basicamente a mesma do cartão de crédito convencional. Os clientes devem seguir as instruções do aplicativo do seu banco para emissão deste cartão, e depois fornecer os dados como número completo, data de validade e código de segurança para efetivar a compra.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.