Cartões de crédito para quem está com score baixo: conheça algumas opções
Algumas operadoras e emissoras apostam em soluções para ajudar as pessoas que estão passando por esse tipo de situação.
Uma das principais características de um consumidor que consegue ter acesso facilitado às linhas de crédito oferecidas pelos bancos e pelas instituições financeiras é manter não apenas o seu nome limpo, mas também um bom histórico de pagador. Isso não significa deixar de fazer dívidas ou contas, mas sim assumir esses compromissos e cumpri-los.

A partir do momento que o cliente deixa de pagar uma conta, seu nome pode ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. E isso basicamente significa que essas pessoas passarão a ter o seu nome sujo, tendo muita dificuldade de conseguir acessar o crédito enquanto essa situação se mantiver dessa forma.
Mas também foi criado um sistema mais completo, capaz de representar com mais fidelidade o perfil de um consumidor: o score. Atualmente, a pontuação considerada a mais importante do mercado é a do Serasa.
Quando as pessoas estão com seu score baixo, em uma pontuação que varia de 0 a 1000, significa que, mesmo que não existam dívidas ativas naquele CPF, o seu perfil não pode ser considerado como de um bom pagador. Com isso, as empresas podem resistir mais a oferecer crédito para esses clientes.
Mesmo assim, existem bancos e financeiras que ainda buscam oferecer para essas pessoas algum tipo de linha de crédito ou acesso a determinados serviços que ajudam a mantê-las inseridas na economia como um todo. Exemplos são alguns tipos de cartões de crédito que podem ser solicitados até mesmo pelas pessoas que estão com o seu score menor do que o ideal.
Confira algumas boas opções disponíveis no mercado, nesse começo de 2025:
PagBank Visa Internacional
O PagBank é um serviço financeiro digital que oferece aos clientes uma experiência completa no smartphone, incluindo o acesso a uma conta bancária completa. Além disso, os clientes também podem acessar alguns outros produtos e serviços, incluindo cartões de crédito que costumam ser liberados inclusive para os consumidores com uma pontuação mais baixa.
Caso o cliente não consiga obter um limite de crédito aprovado para o seu cartão, a empresa oferece ainda algumas formas alternativas de construir um limite próprio. É possível transformar parte do saldo que estiver disponível na conta PagBank para virar crédito no cartão, ou então utilizar o dinheiro que for investido nas opções de CDB da fintech.
Cartão Santander FREE
O Santander é um banco tradicional que costuma liberar crédito apenas para os clientes que estão em dia com suas contas e que também apresentem um bom histórico financeiro. Mas, caso o cliente utilize um ou mais serviços da instituição, é provável que, com o tempo, sejam liberadas novas opções, incluindo cartões.
O Santander Free acaba sendo considerado como um cartão de crédito de entrada para os novos clientes. Essa conta normalmente também é liberada para os novos clientes e é isenta de taxa de administração. Já o cartão pode liberar um limite de até R$ 3 mil, mesmo que o cliente esteja com um score mais baixo.
PicPay Card Gold
O PicPay é uma carteira digital que oferece aos seus clientes uma série de produtos e serviços, incluindo uma conta completa que pode ser utilizada para transferências, pagamentos e outros tipos de operações. A empresa também conta com cartões de crédito, incluindo uma opção que funciona com um limite construído pelo próprio cliente.
Nesse caso, não é preciso esperar pela liberação de um limite próprio da empresa, basta manter dinheiro disponível no saldo da conta ou então depositar os valores em determinadas opções. Nesse caso, os clientes conseguem deixar o dinheiro rendendo e ainda utilizar o valor como limite do seu cartão.
Olé Consignado
Essa é uma opção de cartão de crédito que é oferecida pelo Grupo Santander para os clientes que possuem acesso à margem consignada. Nesse caso, o cartão de crédito acaba sendo oferecido para as pessoas que possuem score mais baixo por ter uma garantia de pagamento, pelo menos do valor mínimo da fatura.
O cartão de crédito consignado garante que parte do valor da fatura seja paga a partir do desconto em folha, com o dinheiro saindo diretamente do pagamento. Por isso, o risco de inadimplência acaba sendo menor, apesar do cliente ainda ser responsável pelo pagamento do restante da fatura.
Cartão PagBank Pré-pago Mastercard
As opções de cartões de crédito pré-pago acabam sendo liberadas até mesmo para aquelas pessoas que estão com o seu nome sujo. Nesse caso, o limite acaba sendo construído anteriormente, com o pagamento antecipado dos créditos. Esse tipo de cartão pode ser interessante para manter o controle dos gastos, mas não permite o parcelamento das compras.