Como escolher uma conta internacional para receber em outras moedas
Confira algumas excelentes opções de contas que podem ser utilizadas para essas finalidades.
As contas internacionais são contas bancárias que funcionam de uma forma muito parecida com as contas nacionais, que as pessoas utilizam no dia a dia para enviar e receber dinheiro, fazer seus pagamentos, ter acesso a crédito e outros serviços financeiros, etc. Mas, a grande diferença, é que as contas internacionais permitem movimentações financeiras em moedas de outros países.

As contas nacionais, quando são abertas pelos clientes brasileiros, permitem apenas que as movimentações aconteçam em Real, que é a moeda oficial brasileira. Mesmo quando os clientes tentam depositar ou movimentar os valores em moedas estrangeiras, mesmo na sua forma digital, a conta nacional não aceita.
Os movimentos podem até acontecer, mas apenas quando existe esse processo de conversão, que no mercado financeiro é chamado de câmbio. Já uma conta internacional permite que a movimentação seja feita em uma ou mais moedas internacionais, já realizando também o procedimento de câmbio em determinadas operações.
Principais vantagens de uma conta internacional
Existem diversas vantagens de se abrir uma conta internacional para as pessoas que estão interessadas em fazer determinadas movimentações financeiras utilizando outras moedas:
- Redução da cobrança de taxa: Normalmente as instituições financeiras, incluindo bancos e emissores de cartões de crédito, cobram taxas sempre que existe a necessidade de movimentações financeiras com moedas estrangeiras. Já as contas internacionais conseguem tornar essas taxas muito mais acessíveis.
- Mais facilidade nas transações globais: Os clientes que utilizam essas contas na hora de movimentar valores estrangeiros também acabam tendo muito mais facilidade ao fazer isso utilizando as contas internacionais.
- Possibilidade de acessar investimentos no exterior.
O que levar em consideração na hora de abrir uma conta internacional?
Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de abrir uma conta internacional. Basicamente, esses fatores estão diretamente relacionados aos serviços que são ofertados pela empresa, junto com a variedade de serviços e se os mesmos atendem às necessidades dos clientes.
Confira alguns desses elementos que devem ser analisados no momento da abertura:
Valores das taxas
Os valores das taxas que a instituição financeira cobra acabam sendo bastante impactantes, especialmente para os clientes que pretendem ter um volume maior de transações nessa conta. Por isso, é fundamental fazer uma boa pesquisa de preços, com base nas taxas informadas cobradas. Essa é uma informação que deve ser pública inclusive para quem ainda não é cliente.
Ferramentas de suporte ao cliente
A grande maioria das contas internacionais são digitais, até mesmo pela estrutura das fintechs que permitem que as pessoas controlem suas contas através de sites e aplicativos, sem um suporte e um contato físico. Por isso as ferramentas de suporte ao cliente são fundamentais. Vale a pena conferir quais são as formas de atendimento que a empresa oferece, e também pesquisar na internet qual é a impressão geral que os clientes possuem em relação a esse aspecto.
Tecnologia e segurança
Outro fator que deve ser levado em consideração é a tecnologia que o banco ou a fintech vai oferecer ao cliente para que ele consiga fazer suas movimentações sem problemas. Vale a pena analisar o aplicativo e o site, bem como entender se essa tecnologia é confiável e segura.
Serviços compatíveis com o perfil do cliente
Um outro aspecto que deve ser levado em consideração é o conjunto de produtos e serviços financeiros oferecidos aos clientes. Nem todas as contas internacionais são iguais, e algumas acabam tendo serviços que sejam mais compatíveis com as necessidades individuais de cada pessoa.
Por exemplo, para quem viaja com bastante frequência para diferentes países, uma conta multimoeda pode acabar sendo muito mais interessante. Já se o foco forem os investimentos, é importante escolher uma conta que tenha um bom portfólio.
5 contas internacionais que valem a pena em 2025
Wise – O banco oferece uma grande variedade de serviços e produtos financeiros, junto com taxas reduzidas e facilidade na hora de fazer um câmbio comercial.
Nomad – Uma conta que acaba sendo mais focada nas necessidades de quem viaja aos Estados Unidos com mais frequência, contando inclusive com um cartão de débito internacional.
C6 Global – Uma opção muito interessante para as pessoas que estão interessadas em uma conta internacional mas atrelada a um banco digital nacional, sendo diretamente atrelada com as contas nacionais do banco C6.
Inter Global – Mais uma opção de conta internacional que está diretamente atrelada com uma conta digital nacional, o banco Inter. Além de oferecer uma série de serviços para receber e enviar dinheiro em outras moedas, ele também é muito interessante para quem deseja investir em opções internacionais.
Revolut – Essa é uma empresa que foi criada com um modelo de fintech, que basicamente é uma instituição financeira com forte base tecnológica. Dentre os benefícios estão um câmbio competitivo e ferramentas de gestão financeira.