Como fazer pix parcelado pelo Santander?

Saiba como ter acesso a este serviço diretamente em uma conta bancária do Santander.

Publicado em 19/06/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Pix se tornou a principal forma de pagamento utilizada pelos brasileiros no seu dia a dia. O método de transferências de recursos de forma eletrônica e instantânea se tornou também uma referência para o mundo, com um sistema que realmente funciona e é muito seguro, além de ser eficiente.

Como fazer pix parcelado pelo Santander?

Depois de ter sido muito aprovado pelos brasileiros de uma forma geral, o Banco Central já anunciou que vai eliminar, de uma vez por todas, outros métodos de transferência eletrônica que até então eram utilizados pelos brasileiros, como o DOC e o TED. A partir de uma determinada data do ano de 2024, todas as transferências de recursos acontecerão pelo Pix.

Anúncios

Junto com essa forma de enviar ou receber dinheiro digitalmente e que cai na conta da pessoa de forma instantânea, foram criados alguns outros serviços atrelados. É o caso do Pix parcelado, oferecido por algumas carteiras digitais e também por bancos, como o Santander, que acabou incorporando a possibilidade diretamente na sua conta corrente.

Mas, antes de entender melhor como funciona o Pix parcelado, entenda como funciona o Pix de uma forma geral:

Como funciona o Pix?

De uma forma geral, o Pix é uma forma de transferência eletrônica que permite com que as pessoas enviem dinheiro diretamente da sua conta corrente para outra. O sistema funciona através de chaves, que são vinculadas a conta dos clientes. Essas chaves podem ser e-mail, número do CPF e telefone, sendo elas fixas. Os clientes podem vincular uma em cada conta ou então as três na mesma conta. Além disso, ainda existem as chaves aleatórias, que podem ser criadas diretamente nos aplicativos e que permitem que seja a transação.

Anúncios

Junto com o sistema, foi criado um mecanismo de pagamento que permite com que o cliente envie um pix diretamente para uma conta através de um QR Code. Através da leitura do código, o sistema já identifica os dados da conta para transferência e pode também identificar um determinado valor.

Como funciona o Pix Parcelado

Já o Pix Parcelado é um serviço que funciona como uma espécie de financiamento de um determinado pagamento ou envio feito através desta forma de pagamento. Este não é um serviço previsto dentro do sistema do Pix propriamente dito, mas sim dentro das carteiras digitais e dos bancos que acabam servindo como intermediários neste procedimento.

Quando o cliente faz um Pix, um dos pré-requisitos é que tenha fundos disponíveis na sua conta corrente, da mesma forma como acontece com uma compra no débito. No momento que o Pix é efetuado, o dinheiro sai da conta e vai parar na conta de quem está recebendo, na forma de crédito que já fica disponível para uso.

No caso do Pix parcelado, o cliente não precisa ter o dinheiro na sua conta, já que o pagamento é garantido através do cartão de crédito da pessoa que está mandando o dinheiro. Com isso, a partir do momento que o Pix é confirmado o valor referente ao envio é descontado do limite do cartão, e o pagamento é feito em parcelas, como uma compra comum utilizando o cartão.

Mas, é importante ressaltar, que este serviço é cobrado pelas intermediadoras. O banco, por exemplo, o Santander, cobra uma determinada taxa e também juros em ciam da quantidade de parcelas. O valor total da operação, incluindo essas taxas, é descontado do limite do cartão. Já quem recebe o Pix ganha um crédito no valor definido por quem está mandando.

Como fazer Pix parcelado pelo Santander

1. Acesse o App Santander e clique na opção "Pix".

2. Depois, escolha a chave Pix que deseja utilizar (CPF, CNPJ, lista de favorecido, Código QR, copia e cola etc.) para realizar a transferência.

3. Na tela “Pagar”, clique na opção “Divide o Pix”. Depois, é só clicar em “Continuar”.

4. Em seguida, clique em “Editar parcelas” para escolher a quantidade de parcelas que deseja e o melhor dia para pagamento. Para finalizar, basta clicar em “Concordar e Confirmar”.

Neste caso, o banco pode utilizar tanto um cartão de crédito como também um limite de crédito que acaba sendo liberado especificamente para essa operação. No último caso, as parcelas vão sendo descontadas diretamente da conta corrente dos clientes, na data especifica informada no momento do Pix.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.