Como funciona o cheque especial do Banco do Brasil?

Saiba mais sobre como esta opção de crédito funciona em um dos maiores bancos do país.

Publicado em 13/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os correntistas de bancos contam com diversas opções de crédito, que são liberadas a partir da análise feita, de forma individual, por cada uma das instituições financeiras. E uma destas opções, que acabou se tornando bastante popular no país, é o chamado cheque especial.

Como funciona o cheque especial do Banco do Brasil?

Esse serviço funciona basicamente a partir de um limite adicional que acaba sendo adicionado diretamente na conta corrente do cliente, sendo um dinheiro que fica disponível a qualquer momento. Também acabou se tornando conhecido por ser um dos tipos de créditos mais caros do mercado.

Anúncios

Ele está disponível em praticamente todos os bancos, incluindo o Banco do Brasil, uma das maiores instituições financeiras do país em relação a quantidade de clientes. Entenda como o cheque especial do Banco do Brasil funciona:

O que é o cheque especial?

O cheque especial é uma modalidade de crédito que começou a ser implementada no Brasil pelos bancos ao longo da década de 90, se tornando bastante popular nos anos seguintes e se consolidando como um dos principais serviços financeiros ofertados pelos bancos para os seus clientes.

Ele é um crédito que possui um limite considerado como pré-aprovado. Ou seja, a partir dos sistemas do próprio banco são definidos os valores que acabam ficando disponíveis na conta dos clientes. Este limite será acionado a partir do momento que houver qualquer tipo de débito na conta que não seja coberto com os fundos próprios do cliente.

Anúncios

Estes débitos podem ser desde o desconto de tarifas, até o pagamento de contas com desconto direto e até mesmo os saques em espécie e transferências. A partir do momento que este limite passa a ser utilizado pelo cliente, os bancos já podem começar a cobrar os juros e as taxas que estão previstas em contrato.

Como funciona a cobrança dos juros do cheque especial?

Todo cheque especial acaba tendo um dia no qual os bancos vão fazer as cobranças dos juros do limite utilizado em um determinado período. Normalmente os limites utilizados entre o primeiro e o último dia de um mês acabam tendo os juros e as taxas cobradas no próximo dia útil.

Estes juros serão cobrados diretamente da conta-corrente. Caso o cliente não tenha fundos mas tenha limite do cheque especial, estes juros acabam sendo cobrados daquele limite, gerando assim juros sobre juros. Este acaba sendo basicamente o efeito de bola de neve que é tão conhecido quando os clientes começam a utilizar o cheque especial.

Além disso, a partir do momento que o dinheiro entra na conta do cliente ele passa a ser utilizado para pagar qualquer todos os valores utilizados do cheque especial.

Por que o cheque especial é um crédito caro?

Basicamente este é um limite de crédito que acabou se tornando conhecido por ser um dos mais caros do mercado em função da facilidade com que os clientes acabam tendo acesso aos mesmos. Basicamente ele está ali disponível e pode ser acessado a qualquer momento, de uma forma simples e fácil.

Além disso, ele é considerado como um crédito recorrente. Diferentemente de um empréstimo, que deve sempre ser solicitado novamente quando o cliente quer mais dinheiro, o cheque especial é renovado e segue disponível a partir do momento que ele é pago.

Como funciona o cheque especial do Banco do Brasil?

O cheque especial do Banco do Brasil funciona basicamente da mesma forma que o cheque especial encontrado em outras instituições financeiras. Mas ele acaba tendo algumas características.

De acordo com o banco, antes de mais nada os clientes acabam não tendo cobrança de qualquer tipo de tarifa e taxa no momento que ele precisa contratar o crédito, basta que ele esteja disponível de acordo com a análise do banco.

O Banco do Brasil oferece ainda 10 dias sem juros no cheque especial, benefício que é direcionado para os clientes Estilo e Private. Neste caso, a partir do momento que o cliente acessa o cheque especial, ele terá 10 dias corridos para cobrir o valor retirado da conta, sem a cobrança de qualquer juro.

Mas é importante tomar cuidado com este benefício, pois a partir do momento que o cheque especial não for coberto, a partir do 11º dia ele cobra os juros dos 10 dias anteriores. Ou seja, não se trata de isenção do pagamento destas taxas, mas sim de um prazo para que o cliente consiga quitar a dívida sem pagar os juros.

O Banco do Brasil oferece ainda algumas opções para os correntistas, incluindo a possibilidade de escolher a melhor data para o pagamento dos juros e também a possibilidade de personalizar o limite.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.