Como ter cartão gratuito com limite alto? Aprenda como obter os melhores cartões
Cartões sem anuidade costumam ter limite mais baixo no começo.
Hoje em dia os clientes possuem diversas opções de cartões de crédito disponíveis no mercado. Nos últimos tempos, com o lançamento de novos bancos, especialmente as fintechs, que atuam no segmento a partir de uma base tecnológica, os clientes passaram a ter muito mais acesso ao crédito nas suas mais variadas, e o cartão é uma das mais populares.
A anuidade foi considerada como uma taxa padrão no mercado de cartões de crédito ao longo de muitos anos. Elas eram repassadas para o consumidor na forma de parcelas, com os valores aparecendo diretamente nas fátuas correspondentes de cada mês. Mas a anuidade acabou se tornando menos frequente, na medida que as empresas tinham que buscar diferenciais para conquistar novos clientes.
Hoje em dia aqueles cartões de crédito que são considerados como “de entrada”, ou seja, que são emitidos para um perfil de cliente que possui uma renda menor ou para aqueles que estão iniciando o relacionamento com uma determinada instituição financeira, são gratuitos para o consumidor. Ou seja, não possui anuidade sendo cobrada do cliente.
Mas justamente por não cobrar anuidade, estes cartões costumam ser mais restritos em relação aos benefícios oferecidos, incluindo o aumento de limite. Mas o que define o valor do limite que será liberado em um determinado cartão de crédito está muito mais relacionado ao perfil do cliente do que a categoria do cartão.
O que é anuidade do cartão de crédito?
A forma como a as operadoras ganha dinheiro a partir das transações feitas nos cartões de créditos está concentrada justamente nos valores cobrados tanto nas transações, com essa taxa sendo repassada para empresa, e também as taxas e juros que são cobrados dos clientes a partir do momento que eles entram no rotatório do cartão, ou então parcelam o pagamento de uma fatura.
A anuidade do cartão de crédito também acaba entrando nas receitas das operadoras dos cartões. Mesmo que este valor fique muito abaixo dos demais, ele ainda acaba se convertendo em um valor significativo. Na prática, ele é destinado a administração do cartão de uma forma geral, bem como na manutenção dos benefícios ofertados.
O nome desta taxa acaba estando diretamente relacionado a periodicidade da cobrança, que é anual. Mas, na grande maioria dos casos, este valor anual acaba sendo parcelado em 12 vezes, o que na prática acaba se transformando basicamente em uma mensalidade, com os pagamentos acontecendo nas faturas.
Com este valor, de acordo com as próprias operadoras, os clientes recebem alguns serviços, incluindo o acesso a determinados programas de recompensas e fidelidades, bem como acesso a seguros e outros benefícios. Além disso, a anuidade também garante que o cliente tenha acesso aos serviços de atendimento, além da manutenção do cartão como um todo.
Existe cartão de crédito sem anuidade com limite alto?
Como mencionado anteriormente, a anuidade do cartão acaba sendo um valor destinado a manutenção do cartão e dos seus benefícios de uma forma geral. A partir do momento que o cliente adquire um cartão de crédito com a anuidade mais elevada, o limite pode acabar sendo mais alto em função da categoria ou do perfil do cliente, mas um valor não depende diretamente do outro.
Portanto, é muito possível encontrar cartões de crédito que dispensam a cobrança de anuidade dos clientes, a partir de uma estratégia de marketing e de retenção dos clientes, que tenham um limite mais elevado. Isso vai depender de outros fatores que costumam ser levados em consideração na análise do perfil do consumidor.
Como ter um cartão de crédito com limite elevado?
Cada empresa acaba tendo os seus próprios critérios para liberar crédito para os seus clientes. Mas, de uma forma geral, o mercado financeiro como um todo acaba criando um conjunto de regras que direcionam as financeiras para que elas consigam entender os riscos que a emissão de crédito para um determinado cliente vai gerar.
Mas existem algumas dicas interessantes que podem ajudar a ter um cartão de crédito com um limite mais elevado:
Mantenha um score elevado: A pontuação atribuída ao consumidor a partir das empresas de análise e proteção de crédito é levada em consideração para emissão de crédito;
Pague suas contas em dia: Além das contas atrasadas que derrubam o score dos clientes, manter uma rotina financeira considerada como saudável pode fazer com que o score aumente consideravelmente. Por isso, a partir do cadastro positivo, é muito importante manter os pagamentos das contas em dia;
Mantenha um bom relacionamento com o banco: Para os cartões de crédito que são emitidos por bancos, manter um bom relacionamento com as instituições financeiras ajuda a aumentar a confiança da empresa e eleva o limite de crédito;
Utilize o cartão no dia a dia: Quanto mais o cliente utiliza o cartão de crédito, maiores serão as chances de conseguir um limite maior.