Conta em dólar: Saiba como receber pagamentos do exterior.
Aprenda como ter uma conta em dólar mesmo estando no Brasil.
Para determinadas pessoas, de acordo com suas atividades profissionais ou então para aquelas que costumam viajar com uma certa frequência, pode acabar se tornando interessante ter uma conta que seja criada para receber em dólar. Em um mundo globalizado e com a tecnologia permitindo que diversas atividades profissionais sejam exercidas à distância, muitos brasileiros trabalham para empresas no exterior, recendo na moeda estrangeira, por exemplo.
Para determinados perfis de investidores, a abertura de uma conta-correte em dólar também acaba se tornando um movimento muito interessante, pois permite com que as pessoas tenham uma boa redução nos pagamentos de taxas, além de reduzir os riscos de perdas no momento da conversão entre moedas.
Muitos brasileiros não sabem, mas é possível abrir uma conta corrente em dólar de qualquer lugar do mundo, inclusive para as pessoas que estão morando no Brasil. Hoje em dia existem bancos e serviços nacionais que oferecem este tipo de possibilidade para os seus clientes, de uma forma muito simples e fácil.
Inclusive algumas destas empresas oferecem o serviço de forma completamente gratuita para os seus clientes, seguindo um modelo muito parecido com as contas tradicionais digitais que hoje em dia se tornaram muito utilizadas. Estes bancos digitais conseguem oferecer estes serviços justamente por dispensar boa parte do atendimento físico e presencial, reduzindo os custos consideravelmente.
Vantagens das contas em dólar
Existem algumas vantagens interessantes para os brasileiros que decidem abrir uma conta em dólar. Antes de mais nada, a chance da pessoa economizar é grande, uma vez que as contas em reais costumam cobrar taxas pesadas no momento em que as pessoas decidem converter o dinheiro que está sendo recebido no exterior.
Também existe uma tranquilidade na medida em que os correntistas acabam se preocupando menos com as flutuações do câmbio de uma forma geral, uma vez que o valor do dólar está sempre mudando e, em períodos de crise, pode acabar tanto subindo quanto caindo de uma forma muito rápida e brusca.
Praticidade e segurança também podem ser citadas como vantagens deste tipo de conta para quem recebe na moeda estrangeira. As empesas que oferecem este tipo de serviço contam com contas completamente digitais, com as pessoas fazendo todas as operações diretamente do seu smartphone ou do seu computador, de uma forma simples e prática. Elas também são bastante seguras.
Desvantagens das contas em dólar
Claro que existem também algumas desvantagens que precisam ser analisadas no momento em que as pessoas decidem abrir uma conta em dólar. Antes de mais nada, é sempre importante ficar muito atento às tarifas de conversão. Mesmo que elas sejam mais práticas ao disponibilizar o dinheiro em real, essas contas ainda cobram algumas taxas que incidem sobre o valor recebido.
Também é preciso ficar atento ao fato de que as pessoas realmente dependem da tecnologia e dos serviços de atendimento que são oferecidos pela empresa de forma remota. Na maioria dos casos os clientes não terão acesso a uma agência física, por exemplo. Por isso, mais do que nunca, acaba sendo preciso ficar atento aos relatos que os clientes acabam dando sobre o serviço de uma forma geral.
O que é necessário ter para abrir uma conta em dólar?
Isso sempre vai depender da empresa escolhida pelo cliente para que essa conta seja aberta. Cada companhia acaba tendo seus critérios. De uma forma geral, acaba sendo solicitado apenas o envio de um documento de identificação válido. Mas podem existir também algumas outras exigências. Por exemplo, o C6 Bank exige que a pessoa já seja correntista do banco há algum tempo no momento em que ele decide abrir uma conta global em dólar.
Caso o cliente escolha abrir uma conta em dólar em um banco tradicional com sede ou que ofereça seus serviços nos Estados Unidos, a empresa poderá exigir alguns documentos extras. Estas instituições financeiras exigem, por exemplo, que o cliente apresente um comprovante de endereço no país e ter o Individual Taxpayer Identification Number (ITIN), número de identificação de contribuinte individual.