Mandou Pix errado? Saiba como recuperar o seu dinheiro.
Confira dicas para conseguir ter um ressarcimento do dinheiro que foi enviado de forma equivocada ou através de algum golpe.
O Pix chegou para realmente revolucionar a forma como as pessoas lidam no dia a dia com pagamentos, transferências e similares. Não é a toa que recentemente o método já se tornou como a forma de pagamento mais utilizada do Brasil, superando inclusive os cartões de crédito e de débito. E isso acontece basicamente em função do Pix acabar sendo utilizado especialmente nos pagamentos mais corriqueiros e com menores valores, o que acontece de uma forma muito frequente no dia a dia.
Durante os últimos anos, o Pix acabou passando por uma série de testes e avaliações constantes pelo Banco Central e também pelas demais entidades financeiras que se utilizam da tecnologia. E o Pix acabou passando com louvor em todos eles, com uma ferramenta que realmente permite a transferência de recursos de uma forma muito rápida, simples e descomplicada.
Mas, como a transferência acontece muito rapidamente, os problemas também acabam surgindo. Quando um determinado cliente opta por enviar ou receber pix, a rápida confirmação da operação faz com que a pessoa que está mandando não tenha muito tempo de corrigir caso o envio esteja sendo feito de maneira equivocada.
Os erros podem acontecer das mais variadas formas: desde erros de informação que acabam fazendo com que o dinheiro vá para outra pessoa, até a leitura de QR Code equivocado. Além disso, também existem os golpes que acontecem e que podem acabar fazendo com que a pessoa envie dinheiro para quem não deveria receber.
Diante deste tipo de problema, a pergunta que fica: existe alguma forma de recuperar o dinheiro que é enviado, através do Pix, de forma equivocada?
Cancelamento do Pix
O procedimento de cancelamento de um Pix pode ser feito apenas quando a pessoa utiliza a opção de agendamento. Neste caso, quando o cliente opta por agendar um Pix, ele vai acontecer, de forma efetiva, somente no momento na data e no horário definido no momento da operação. E, até ele de fato acontecer, pode ser cancelado a qualquer momento.
Pix enviado com erro pode ser recuperado?
De forma automatizada não existe nenhuma solução prevista neste método de pagamento que permita com que a recuperação dos valores aconteça. Pense em quando a pessoa dá o dinheiro físico para uma outra pessoa. A partir daquele momento, o valor passa a ser de posso de quem recebeu, e uma possível devolução sempre vai depender de uma solicitação ou uma negociação.
A primeira coisa que a pessoa precisa fazer caso tenha enviado um Pix de forma equivocada é entrar em contato com a pessoa que recebeu o mesmo. Caso a chave tenha sido o número do celular, este contato acaba sendo mais fácil. Mas, caso seja uma outra forma de chave, será preciso buscar as informações de quem recebeu de outras formas.
Caso a pessoa que mandou o Pix tenha sido vítima de um golpe ou realmente comprove que mandou o Pix de forma equivocada para uma pessoa, a dica dos especialistas é entrar em contato com o banco, uma vez que no momento do Pix quem envia acaba tendo acesso a estes dados.
Em último caso, será preciso tomar medidas mais drásticas, como o registro de Boletim de Ocorrência ou ainda a justiça. Lembrando que, mesmo que a pessoa tenha recebido um Pix sem solicitar os valores, ela não deve ficar com um dinheiro que não é dela, podendo ser caracterizado em alguns crimes previstos na lei, como apropriação indevida.
É possível obter o dinheiro de volta em casos de golpes?
Apesar do cliente acabar sendo completamente responsável por todas as transações feitas utilizando os seus aplicativos de bancos mediante senha ou outros métodos de segurança, o Banco Central conta com algumas ferramentas que ajudam nestes casos. A instituição conta com um sistema chamado de Mecanismo Especial de Devolução (MED). Por meio dele, o banco inicia um procedimento para analisar a fraude e, se possível, devolver o valor.
O que faze para evitar enviar Pix errado?
- Nunca deixe de confirmar os dados que aparecem no momento da confirmação da transação antes de enviar o Pix de fato;
- Dar preferência sempre para o envio de Pix utilizando os canais oficiais do banco no qual o cliente possui conta;
- Fique atento nas compras online e nas leituras de QR Code. Neste caso, vale a primeira dica: conferir sempre os dados de quem vai receber o dinheiro.