Milhas: confira o passo a passo para acumular mais utilizando os cartões

Métodos de pagamentos contam com diversos programas de fidelidade que podem ser convertidos em passagens.

Publicado em 19/09/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um dos muitos benefícios para os clientes em utilizar o cartão de crédito de forma responsável é o de conseguir transformar os gastos em algumas vantagens. Nos últimos anos, com o aumento de opções de cartões disponíveis no mercado, as instituições financeiras acabaram tendo que correr atrás de determinados diferenciais para reter seus clientes, e os programas de fidelidade acabaram se transformando em uma excelente estratégia de retenção.

Milhas: confira o passo a passo para acumular mais utilizando os cartões

Muitos destes pontos de programas acabam sendo convertidos em milhas aéreas, o que permite com que os gastos nos cartões possam ser trocados para compra de passagens, por exemplo. Essa acaba sendo uma forma muito interessante de conseguir economizar nas viagens.

Anúncios

Para quem não entende muito bem como funcionam as milhas e como conseguir aumentar a quantidade de pontos gerados com as compras no cartão, confira o passo a passo abaixo que vai te ajudar:

1 – Escolha um cartão com programa de milhas

O primeiro passo é escolher um cartão de crédito que ofereça um programa de milhas como parte da sua estratégia de fidelidade. Lembrando que nem todos os cartões contam com programas de pontos e, na grande maioria dos casos, são opções de cartões que cobram anuidade e que exigem uma determinada comprovação de renda. Cabe aos clientes pesquisar as melhores propostas e enviar suas solicitações para saber se ele consegue a aprovação de alguns deles.

2 – Leia atentamente as regras

O material promocional dos cartões geralmente explica, de uma forma muito simplificada, como se dá a conversão dos valores gastos na fatura para o programa de milhas. Mas é sempre importante salientar que estes programas contam com uma série de regulamentos que devem ser lidas para saber como essa pontuação de fato acontece. Por exemplo, na maioria dos casos, os gastos com determinadas operações feitas no cartão, como pagamentos de conta, não são revertidos em pontos.

3 – Realize o seu cadastro junto ao programa de milhas

Anúncios

Por mais que determinados cartões de crédito já tenham o programa de fidelidade ativo para os titulares, em alguns casos é preciso fazer o cadastro também no programa de milhas da empresa parceira para que os pontos sejam convertidos. É preciso confirmar essa informação junto a operadora do cartão.

4 – fique de olho nas ações promocionais

Uma das formas de ganhar mais milhas é ficar atento as ações promocionais que são lançadas pela operadora do seu cartão e que aumenta a quantidade de pontos para determinadas operações. Algumas ações valem para todas as compras feitas em um determinado período do mês, enquanto que outras valem apenas para determinadas compras normalmente feitas em lojas parceiras ou dentro do próprio aplicativo do cartão. Essas compras podem oferecer boas vantagens em relação a quantidade de milhas acumuladas.

5 – Prefira as lojas que dão mais pontos

Além das ações promocionais, que geralmente duram apenas alguns dias, também existem muitas parcerias com determinadas lojas que concedem mais pontos para todas as compras feitas com o cartão de crédito. Caso o cliente esteja procurando por algum item específico para comprar e o preço seja o mesmo do que outras lojas, pode ser interessante dar prioridade para essas que oferecem os benefícios para o seu cartão, aumentando assim a quantidade de milhas obtidas.

6 – Concentre todos os seus gastos em um único cartão

A melhor forma de conseguir aumentar a quantidade de milhas ganhas é concentrar a maior quantidade de gastos possível em um único cartão, de preferência naquele que oferecer mais vantagens. Até mesmo pequenas compras no dia a dia, como supermercados ou farmácias, podem ser feitas no cartão de crédito na grande maioria dos estabelecimentos, o que vai aumentando o valor da fatura e a quantidade de pontos gerados. Só tenha cuidado para não acabar gastando mais do que a capacidade de pagamento.

7 – Utilize programas de aceleração

Muitos cartões oferecem programas de aceleração, que aumentam as quantidades de pontos gerados na fatura do cartão. Neste caso, é importante apenas fazer as contas para saber se o valor da mensalidade geralmente compensa para o acumulo de milhas, ou se seria melhor se a pessoa acumulasse o dinheiro para comprar diretamente a passagem aérea.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.