Parcelamento da fatura do cartão: confira algumas dicas para fazer.

Recurso acaba sendo utilizado quando as pessoas perdem o controle dos seus gastos.

Publicado em 08/02/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O cartão de crédito surgiu como uma grande ferramenta que permite com que as pessoas façam movimentações financeiras dos mais variados estilos. De uma forma geral, um cartão pode ser utilizado para que as pessoas façam compras parceladas, por exemplo. Eles também podem ser utilizados como uma ferramenta que ajuda na organização das finanças de uma forma geral.

Parcelamento da fatura do cartão: confira algumas dicas para fazer.

Mas, por outro lado, pode acabar sendo muito fácil perder o controle nos gastos dos cartões quando as pessoas não possuem cuidado com os gastos. E existem alguns erros que costumam ser cometidos de uma forma corriqueira pelas pessoas se enquadram neste perfil. Por exemplo, quando o limite do cartão de crédito é tratado como uma espécie de extensão do salário, é um erro que leva ao gasto excessivo.

Anúncios

Outro problema é quando os clientes simplesmente perdem o controle dos pagamentos parcelados. Quando alguém opta por pagar uma determinada compra em suaves prestações elas acabam, nem sempre, prevendo o que pode acontecer no período em que essa compra ainda terá que ser paga, que em determinados casos pode ser de um ano ou mais. Com isso, as parcelas acabam se acumulando e, por isso, pedem a capacidade de pagamento.

Neste cenário, os cartões oferecem algumas formas para que os clientes consigam organizar o pagamento que vai além do rotativo, que é o crédito no qual o cliente acaba entrando sempre que opta pelo pagamento do valor da fatura que não é integral. O parcelamento da fatura acaba sendo uma dessas formas de manter o relacionamento do a emissora e não correr o risco de ser negativado.

O que é o parcelamento da fatura?

Essa é uma forma de pagamento prevista e autorizada pelo Banco Central e que significa dividir o valor da fatura em parcelas que serão cobradas nas faturas que serão enviadas na sequência. É claro que essa operação acaba tendo um custo para os clientes, com a cobrança de juros que acabam sendo calculados a partir do montante total do valor da fatura e da quantidade de meses do parcelamento.

Como funciona o parcelamento da fatura?

Anúncios

Existem determinadas regras e procedimentos que mudam de acordo com o banco ou operador do cartão de crédito, que pode definir a melhor forma de parcelamento oferecida para cada cliente, bem como as taxas de juros que serão cobradas.

Geralmente o parcelamento é oferecido a partir de parcelas fixas que são calculadas a partir do valor total da fatura. Este valor parcelado geralmente desconsidera uma quantia que deverá ser paga ainda naquela fatura, e que será o valor de entrada.

Em determinados casos, os bancos acabam definindo apenas algumas opções fixas de parcelamento, sendo que os clientes poderão escolher a que mais seja interessante de acordo com suas condições. Existem também aquelas instituições financeiras que permitem com que os clientes escolham o valor de entrada, a partir de um mínimo, e parcelar o saldo restante.

O que acontece com o limite do cartão quando o cliente parcela a fatura?

A partir do momento em que o cliente parcela a fatura do seu cartão de crédito, na grande maioria dos casos eles acabam comprometendo o limite oferecido. Mas, em determinados casos, pode ser que o banco responsável pelo cartão conceda um limite extra para que os clientes continuem usando o cartão.

Na prática, o valor total do limite que acaba sendo comprometido é referente ao valor do custo total efetivo da operação, que deve ser informado ao cliente sempre no momento em que ele escolhe a opção de parcelamento que mais lhe agrada. A informação referente ao limite também deve ser disponibilizada pelo banco ou pela operadora do cartão.

Dicas para não comprometer as finanças no parcelamento da fatura do cartão

  • Prefira sempre o parcelamento do cartão ao invés de ir pagamento apenas o mínimo, pois isso pode se tornar uma bola de neve difícil de ser controlada;
  • Fique atento aos prazos de parcelamento, pois geralmente ele pode ser feito somente até a data de vencimento da fatura;
  • Não assuma o pagamento de parcelas que não caberão no seu orçamento.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.