Quais são os tipos de conta da Caixa? Conheça os benefícios de cada uma
Caixa Econômica Federal oferece diversas opções de serviços financeiros para os seus clientes.
A Caixa Econômica Federal, ou apenas Caixa, é considerada como a principal instituição financeira do Brasil e para os brasileiros. Ela é uma empresa pública, que apesar de ter patrimônio próprio e contar com recursos privados, é mantido pelo poder público. E um dos seus principais papeis é justamente permitir a operacionalização de uma série de demandas na sociedade.
São muitos os casos que as pessoas, mesmo que elas não utilizem a Caixa como o seu banco principal para recebimentos e administração do seu dinheiro, acabam sendo clientes de alguma forma. Por exemplo, todos os brasileiros que trabalham com sua carteira assinada possuem um Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), uma conta que é administrada pela Caixa.
Além disso, o banco é responsável pelos mais variados programas públicos, incluindo pagamentos de importantes assistências sociais, como o Bolsa Família. Mas ele também oferece uma estrutura de funcionamento igual a de um banco convencional, incluindo acesso a diversas opções de crédito.
Para que as pessoas se tornem clientes e iniciem um relacionamento com este banco, o primeiro passo é a abertura de uma conta. A Caixa oferece alguns tipos de contas diferentes, com determinadas características que atendem as demandas específicas de determinados perfis de clientes.
Confira os tipos de contas que são oferecidas pela Caixa:
Conta corrente Caixa
A conta corrente Caixa é considerada como a principal conta e também um dos principais serviços financeiros oferecidos por este banco para os seus clientes. Basicamente é o tipo de conta que permite com que as pessoas tenham os mais variados tipos de acessos e recursos ao sistema bancário como um todo.
Através da conta corrente, os clientes podem fazer as mais variadas operações, incluindo saques de dinheiro em espécie tanto nas caixas da próprio banco quanto de parceiros, pagamentos que podem ser feitos pela internet ou também na agencias, depósitos em espécie, dentre outros.
Além disso, através desta conta corrente os clientes também podem ter acesso a outros tipos de serviços oferecidos pelo e que costumam ser procurados de uma forma bastante recorrente por parte dos clientes. Determinadas linhas de crédito, por exemplo, acabam sendo liberadas apenas para os clientes que possuem conta corrente, como alguns tipos de empréstimos.
Essa conta, atualmente, também pode ser completamente administrada através dos aplicativos da Caixa.
Conta Poupança
Essa é uma conta da Caixa que já foi considerada como das mais populares do Brasil, mas que hoje em dia acabou sendo deixada um pouco de lado. Mesmo assim, muitos clientes ainda seguem com esse tipo de conta, até mesmo como uma forma de ver o seu dinheiro render sem precisar de uma conta específica.
Basicamente a conta poupança permite com que os clientes tenham acesso a uma poupança com alguns elementos de conta corrente. Sendo assim, todo dinheiro que fica ali parado acaba rendendo alguma coisa para os clientes. Além disso, este dinheiro está disponível sempre que o cliente desejar, para qualquer tipo de operação, não ficando preso em nenhuma opção de investimento.
Por outro lado, este tipo de conta pode acabar apresentando algumas restrições, como a impossibilidade de receber determinados tipos de pagamentos. Por conta disso, é sempre importante que o cliente se informe corretamente sobre as características da sua conta.
Conta Universitária
Como o próprio nome já acaba indicando, essa é a conta da Caixa destinada aos estudantes universitários. Antigamente as contas da Caixa normalmente cobravam taxas de manutenção e também exigiam determinados comprovantes de renda para liberação de determinados créditos. Hoje em dia, com a conta corrente oferecendo essas mesmas vantagens, a conta Universitária pode parecer desnecessária.
Mesmo assim, para os universitários, essa conta pode acabar trazendo ainda alguns diferenciais interessantes, incluindo a possibilidade do jovem ter acesso a um cartão de crédito sem a necessidade de comprovar renda. Além disso, essa conta também pode ser integrada ao Fies, caso o estudante seja usuário desta modalidade de financiamento do ensino superior.
Conta Caixa Facil
Essa é uma conta que foi criada com o objetivo de atender as demandas de uma população que ganha menos. De acordo com as informações do próprio banco, ela é destinada para quem mantém uma renda média entre R$ 50 e R$ 2 mil. Com isso, essa acaba sendo a conta que muitos beneficiários dos programas socais do governo acabam abrindo no banco, justamente para conseguir administrar estes recursos.
A conta fácil garante que os clientes nunca tenham qualquer tipo de custo tanto na abertura quanto também na manutenção da mesma. Em contrapartida, ela acaba tendo algumas restrições, como máximo de 4 saques de dinheiro feitos em um mês, até 4 depósitos em espécie também no período de um mês, impressão de até 4 extratos bancários no mesmo período, dentre outras.
Conta Salário Caixa
Essa conta é destinada apenas para as pessoas que precisam receber um determinado tipo de pagamento ou de benefício pela Caixa, mas que vai transferir este dinheiro para outra conta. Mesmo assim, ela conta ainda com alguns recursos, como saques limitados, consultas de saldos, etc.