Seguro do cartão de crédito: entenda como ele funciona e saiba quando utilizar
Muitos cartões oferecem este benefício para os seus clientes.
Os cartões de crédito normalmente contam com uma série de serviços atrelados a este método de pagamento. Alguns deles acabam se tornando de conhecimento dos clientes basicamente em virtude de ser mais utilizado no dia a dia, como é o caso do limite rotativo e dos parcelamentos que as bandeiras oferecem. Mas outros acabam se tornando menos famosos.
Muitos cartões contam, por exemplo, com apólices de seguro. Em alguns casos estes seguros acabam sendo destinados a outros coisas da vida das pessoas de uma forma geral, como seguro de vida, seguro de carro, etc. Neste caso, geralmente o cartão acaba sendo um intermediador, permitindo que as pessoas façam os pagamentos do seguro utilizando este método.
Existem também alguns seguros que acabam sendo oferecidos de forma específica para proteger o consumidor em relação a forma como o cartão é utilizado. Os seguros dos cartões acabam oferecendo aos clientes uma forma de proteção mediante a riscos que as pessoas correm com os cartões de uma forma geral, bem como problemas relacionados a capacidade de pagamento.
O que é o seguro de cartão?
Uma apólice de seguro de cartão nada mais do que um produto oferecido pelas seguradoras que oferecem uma série de proteções e de coberturas para os seus clientes de uma forma geral. Apesar de ser emitido por uma seguradora, ele pode ser vendido através dos bancos e através das próprias emissoras de cartão.
Basicamente ele serve para oferecer alguns níveis de proteção para os seus clientes em casos de roubo, furto ou golpe digital. Como trata-se de um método de pagamento, ele pode acabar sendo roubado e utilizado pelos bandidos. Mas todas as despesas acabam sendo feitas em nome dos titulares dos cartões, por isso este tipo de seguro é muito importante.
Qual a importância do seguro de cartão?
Hoje em dia, os seguros emitidos que protegem os cartões de crédito de uma forma geral se tornaram ainda mais importantes do que eram anteriormente. A preocupação que as pessoas tinham em relação aos cartões, há duas décadas atrás, estavam relacionada apenas a perda e ao roubo do método de pagamento físico.
Mas, nos dias de hoje, as preocupações também estão mais relacionadas ao mundo digital e a forma como os métodos de pagamento acabam sendo utilizados para fazer compras e pagamentos de uma forma geral. O cartão de crédito acabou se tornando o método padrão de pagamento das compras que são feitas online, e muitos bandidos contam com os mais variados métodos para roubar os dados dos cartões.
Outro problema mais recente em relação a segurança é a tecnologia que pode ser encontrada em diversos cartões nos dias de hoje de aproximação, que permite que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o cartão da máquina, sem a necessidade de confirmação mediante senha.
Diante de todos estes riscos, os seguros dos cartões acabam se tornando importantes?
Principais coberturas disponíveis nos seguros de cartões
A quantidade de coberturas disponíveis nas apólices de seguro que são emitidas para os cartões muda bastante de uma bandeira ou de um tipo de cartão para o outro. Mas existem algumas coberturas que costumam estar presentes na grande maioria das apólices que são emitidas que possuem como foco o cartão de crédito, tais como:
- Fraudes, perdas e furtos;
- Roubo após saque do cartão;
- Saque ou compra sob coação (quando alguém te força a realizar a transação);
- Compras feitas pós roubo do cartão;
- Roubo de bolsa ou carteira;
- Morte ou invalidez por crime;
- Assistência geral;
- Cobertura em caso de desemprego.
Onde contratar seguro de cartão de crédito?
Na grande maioria dos casos, os seguros de cartão de crédito acabam sendo disponibilizados pelas próprias empresas que emitem estas formas de pagamento. Em alguns casos estes seguros já estão inclusos no pacote contratado pelas pessoas, especialmente nos casos dos cartões que cobram anuidade dos seus clientes, já que o mercado dos dias de hoje conta ainda com muitos cartões gratuitos.
Em determinados casos, essa contratação acaba sendo feita de forma individual e independente, com os clientes escolhendo uma determinada empresa que ofereça as coberturas necessárias para os cartões.