WhatsApp terá pagamentos com cartão de crédito, débito e pré-pago
Recurso foi liberado pelo Banco Central. Saiba como vai funcionar.
Em breve os brasileiros terão uma nova forma de pagamentos disponível pelo WhatsApp, que poderá ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto também por pessoas que tenham pequenos negócios. O Banco Central do Brasil confirmou nesta semana que está autorizando que a empresa Meta, que é a controladora do mensageiro, ofereça a possibilidade de pagar com cartões de crédito, débito e também na modalidade pré-pago.
A notícia foi confirmada pelo próprio Mark Zuckerberg: “Atualização do WhatsApp do Brasil: o Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”.
Por outro lado, o Banco Central também confirmou a decisão, afirmando que não terá mais nenhum impedimento regulatório que proíba a compra em empresas com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). O comunicado na íntegra emitido pelo Banco Central diz o seguinte:
“O Banco Central (BC) decidiu, nesta quinta-feira (02/03), pela cessação completa das medidas coercitivas aplicadas à Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda (Mastercard) e à Visa do Brasil Empreendimentos Ltda (Visa) que haviam suspendido a realização de transações de pagamento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (Programa Facebook Pay) com o uso dos arranjos de pagamento de propósito de compra (P2M) e de propósito de transferência (P2P) desses instituidores.
Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários deste aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P).
AnúnciosDestaca-se que, mesmo após a implementação em produção do Programa Facebook Pay, a adesão de novas instituições interessadas (credenciadores ou emissores) em participar da solução de pagamento deverá permanecer aberta.
Além disso, em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias.”
Sobre o assunto, também houve uma manifestação de Guilherme Horn, que atualmente ocupa o cargo de head do WhatsApp na América Latina. O executivo afirmou que a companhia atualmente está finalizando os testes que estão sendo conduzidos junto as empresas que serão parceiras para viabilizar essas transações, como a Cielo e o Mercado Pago. Mas ainda não revelou uma data para o lançamento da nova ferramenta.
Como cadastrar uma forma de pagamento no WhatsApp
Por enquanto a ferramenta continua funcionando apenas com a possibilidade de transferência de recursos entre usuários e forma direta, que também acabam se utilizando de cartões de crédito que podem ser cadastrados. A grande diferença no novo sistema é que os usuários terão a oportunidade de utilizar estes mesmos meios de pagamento também para quitar dívidas em máquinas que recebem pagamentos via cartão, algo parecido com que pode ser visto nas carteiras digitais, como a Carteira do Google ou Samsung Wallet.
Mas atualmente os usuários podem seguir cadastrado formas de pagamento no WhatsApp que vai permitir o envio de recursos e pagamentos para outros usuários. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Abra o WhatsApp e toque em “Ajustes” > “Pagamentos”;
- Toque em “Facebook Pay” > “Continuar”;
- Você terá que criar um PIN de seis dígitos para usar nas transações feitas pelo app;
- Se quiser, pode cadastrar a biometria ou o reconhecimento facial para não precisar digitar o PIN. Se não desejar habilitar a opção, toque em “Pular”;
- Adicione seu nome completo, telefone e CPF e aperte “Avançar”;
- Preencha os dados do seu cartão de débito — nome completo, número do cartão, data de validade e CVV;
- Toque em “Salvar”.
- Por fim, verifique o cartão. Você pode fazer isso via SMS, e-mail ou pelo app do seu banco. Um código será gerado por meio de um dos métodos escolhidos — basta inseri-lo no WhatsApp e pronto, o cartão estará verificado e poderá ser usado para pagamentos.