Agiota: entenda o que é e os perigos deste tipo de empréstimo
Prática pode ser considerada bastante perigosa.
Muitas pessoas acabam precisando de dinheiro emprestado pelos mais variados motivos, mas em muitos casos existe uma necessidade de emergência que faz com que as pessoas realmente recorram aos mais variados recursos para conseguir este dinheiro, incluindo algumas formas que podem ser consideradas bastante alternativas.
E uma dessas formas consideradas mais arriscadas e perigosas para ter acesso a crédito é contar com o serviço de um agiota. Essas são figuras bastante comuns e populares, mas muitas pessoas acabam tendo sérios problemas quando recorrem a este tipo de empréstimo que é considerado como irregular e sem nenhum tipo de controle.
O que é um agiota?
Um agiota é basicamente uma ou mais pessoas que acabam tendo como uma das suas atividades o empréstimo de dinheiro para outras pessoas. Mas eles agem completamente fora do sistema financeiro formal brasileiro, que exige uma série de condições para que as empresas operem neste sistema, ao mesmo tempo que também estabelece algumas regras e condições.
Com isso, o agiota acaba tendo completa liberada para definir os juros que serão cobrados a partir desta operação. Eles também podem acabar decidindo sobre a forma como este pagamento será feito, incluindo a quantidade de parcelas ou o prazo que as pessoas terão para quitar a sua dívida.
Por que as pessoas recorrem aos agiotas?
Existem diversos motivos e razões para uma pessoa acabar pedindo dinheiro emprestado para um agiota, mas um dos principais é a falta de crédito nas instituições tradicionais e regulares. Normalmente isso acontece quando as pessoas já estão com o seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito em virtude de dívidas que não são pagas.
Uma outra situação que costuma acabar fazendo com que as pessoas recorram aos agiotas é o fato da pessoa não ter comprovação renda, sendo que este acaba sendo um dos critérios levados em consideração pelos bancos para que eles liberem o empréstimo. Quando as pessoas trabalham de forma informal, por exemplo, elas podem até ter uma entrada de dinheiro garantida, mas ao mesmo tempo não consegue fazer essa comprovação, e isso faz com que as pessoas tenham que recorrer a estes métodos não convencionais.
Problemas de pedir dinheiro com agiota?
Mas isso que pode acabar sendo considerado como solução para quem está desesperado pode realmente se tornar um grande problema. E algo que acaba se tornando bastante recorrente entre os agiotas é a cobrança de juros considerados como abusivos.
Não existe nenhuma regra de mercado que acaba sendo seguida pelo agiota, o que faz com que ele cobre quanto desejar a partir da dívida contraída. Além disso, como geralmente não existe nenhum tipo de contrato, estes agiotas podem acabar exigindo juros mais elevados conforme a dívida não vá sendo paga.
Os outros problemas estão relacionados aos índices de criminalidade que geralmente acabam atrelados a figura do agiota. Muitos são os casos de ameaças e agressões físicas, que podem chegar à fatalidade. E isso acontece basicamente em virtude destes agiotas não terem nenhuma garantia legal de que vão receber este pagamento. Com isso, a forma como as pessoas acabam fazendo essa cobrança é justamente a ameaça e o medo.
Alternativas para evitar o agiota
Saque do FGTS – Muitos trabalhadores acabam se vendo endividados, mas acabam tendo uma determinada quantidade de dinheiro preso no FGTS. Neste caso, pode ser interessante buscar algumas formas para conseguir ter acesso a estes valores. Atualmente o governo libera o saque aniversário, que permite com que as pessoas tenham acesso a pelo menos uma parte do dinheiro nos meses em que elas fazem aniversário.
Antecipação do saque-aniversário – Para as pessoas que não podem esperar até o mês do seu aniversário existe um tipo de crédito que permite com que as pessoas tenham acesso a antecipação dos saques. São cobrados juros e taxas, mas geralmente eles são mais baratos do que outros tipos de créditos.
Empréstimos com garantias – Existem ainda, para quem consegue ter ainda algum tipo de bem ou de linha de crédito, como o cartão, alguns tipos de empréstimos que tomam essas garantias para oferecer dinheiro com juros mais baixos. Em determinados casos eles podem ter até mesmo crédito liberado para quem está com o nome negativado.