Como consultar dívida de financiamento de veículo?
Saiba onde encontrar os dados que indicam dívidas que ainda devem ser pagas e que estão vinculadas a um determinado veículo.
O financiamento é a modalidade mais popular de compra de veículos no Brasil. É a forma como a maioria das pessoas consegue adquirir o seu carro ou qualquer outro tipo de veículo pagando parcelado e já tendo acesso ao bem a partir do momento que o contrato for assinado e o crédito liberado. Mas esse tipo de operação acaba tendo algumas características que devem ser levadas em consideração.

Uma operação de financiamento, na grande maioria dos casos, envolve pelo menos três entidades: o vendedor, que pode ser uma concessionária ou revenda; o comprador, que vai deter a posse do bem condicionada e também assume a dívida; e a instituição financeira que vai oferecer o crédito.
Essa instituição vai pagar ao vendedor o valor cobrado pelo veículo, normalmente em parcela única, e esse valor acabará sendo cobrado do comprador, junto com os juros e as demais taxas previstas no contrato. Para garantir que esse pagamento de fato aconteça, as instituições financeiras possuem direito sobre o bem em questão, no caso o veículo, no que é chamado de alienação.
Ou seja, a partir do momento que as parcelas dos financiamentos deixam de ser pagas, o banco ou a financeira podem entrar com uma ação para tomar a posse do veículo. E isso faz com que muitos carros acabem tendo as chamadas dívidas de financiamento, o que deve sempre ser verificado em uma possível operação de revenda.
Saiba como consultar essas informações, incluindo essas possíveis dívidas.
O que pode ser considerado como uma dívida de financiamento?
Basicamente, a dívida de financiamento pode ser considerada como um montante devido por um determinado comprador que optou por fazer a compra utilizando esse parcelamento. A opção acaba sendo utilizada pelas pessoas que não conseguem ter o valor integral do veículo e que precisam de crédito para fazer essa compra.
É importante esclarecer que o fato de um determinado veículo ter alguma dívida de financiamento registrada não significa que o comprador está atrasado com o pagamento de algum tipo de parcela, por exemplo. Afinal de contas, isso indicaria uma possível inadimplência.
Mas uma das características das dívidas de financiamento é o fato de ela estar atrelada não apenas ao comprador, mas também ao próprio veículo. E isso interessa às pessoas que podem acabar comprando o veículo em uma operação de revenda, por exemplo.
Por que a consulta da dívida de financiamento é importante?
Quando existe uma dívida de financiamento em nome de um comprador e vinculada a um veículo, significa que o carro ainda está alienado. Afinal de contas, o bem em questão acaba sendo utilizado como a própria garantia de pagamento da dívida.
Ou seja, caso a dívida de financiamento não seja devidamente quitada, os bancos e as financeiras que forneceram o crédito podem tomar posse desse veículo, na tentativa de reaver algum valor que ficou atrasado. Essa operação pode acabar impedindo que o veículo seja transferido para outra pessoa em uma possível operação de revenda.
Principais riscos para os consumidores que não consultam as dívidas de financiamento dos veículos
A partir do momento que um determinado consumidor quer comprar um carro seminovo ou usado e não faz as devidas consultas em relação às possíveis dívidas de financiamento do bem, ele corre riscos que podem causar uma série de problemas no dia a dia.
Um dos principais problemas é a impossibilidade de passar o veículo para o nome de uma outra pessoa quando ele ainda está alienado. Isso significa que o consumidor pode rodar com um veículo cujos documentos não estarão em seu nome. E isso pode levar até mesmo à perda do bem, em determinadas situações.
Esse, inclusive, acaba sendo um dos golpes mais comuns no segmento de compra e venda de carros. As pessoas podem ser enganadas, antecipando o pagamento pelo veículo para o vendedor, e posteriormente descobrir que o carro possui uma série de dívidas que podem até mesmo impedir que ele circule.
Além disso, as pessoas que assumem essas dívidas, mesmo que não saibam, podem acabar tendo que pagar um valor muito acima do que esperavam pelo veículo. Em determinados casos, pode ser até mesmo que o consumidor fique com o seu nome sujo.
Como consultar dívidas de financiamento de veículos?
Uma das possibilidades é utilizar os sistemas dos Detrans estaduais para verificar os dados referentes aos veículos. Para isso, basta seguir esses passos:
- Acesse o site do Departamento de Trânsito (DETRAN) do seu estado;
- Clique na seção de consulta de débitos e restrições de veículos;
- Insira o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou a placa do veículo para verificar pendências financeiras.
Uma outra possibilidade é verificar o CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou DUT (Documento Único de Transferência). Para isso, basta seguir esses passos:
- Acesse o site da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN):
- Faça login com a conta "gov.br";
- Localize no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos";
- Clique em "Validar CRV";
- Informe o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo, a placa e o código RENAVAM do veículo e o código de segurança do CRV (exclusivo para documentos emitidos a partir de dezembro de 2006) e clique em prosseguir;
- Verifique se há anotação indicando o gravame de financiamento e qual o status do carro.