Como quitar dívidas através do portal do Serasa

Saiba como limpar o nome e pagar os acordos pela internet, sem precisar sair de casa.

Publicado em 12/05/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Acumular dívidas e acabar tendo o nome negativado não é o objetivo financeiro de nenhum consumidor. Mas acaba acontecendo, por uma série de fatores. Nos últimos anos, a quantidade de brasileiros considerados como inadimplentes com suas contas aumentou consideravelmente, especialmente sentindo os efeitos da crise econômica e ainda com efeitos do período de pandemia.

Como quitar dívidas através do portal do Serasa

De acordo com os dados mais recentes relacionados as contas dos brasileiros, a inadimplência está atingindo 43,4% da população adulta. Os dados que foram levantados no mês de março deste ano de 2023 mostram que 70,71 milhões de brasileiros estavam com alguma pendência em contas como faturas de cartão de crédito, água, luz ou gás de cozinha.

Anúncios

No Brasil, de uma forma geral, em cinco estados o índice de pessoas consideradas como inadimplentes ultrapassa a faixa dos 50% da população adulta: Rio de Janeiro, Amapá, Amazonas, Distrito Federal e Mato Grosso. E os dados também preocupam pois demonstram um crescimento dessa população com dívidas.

Quando os dados do mês de março deste ano acabam sendo comparados com o do mês de janeiro do mesmo ano, são computadas mais 180 mil pessoas entrando na inadimplência. A maioria das dívidas segue com o cartão de crédito com os bancos impondo as mais altas taxas de juros, de 430% ao ano, assumindo o primeiro lugar (31,03%), seguido das contas básicas (22,02%), que em fevereiro estava em 21,76%, e em terceiro lugar, as dívidas no comércio varejista (11.29%).

Para quem já está com essas dívidas, mas também está conseguindo recuperar um pouco do folego financeiro e conseguindo separar um pouco de dinheiro para começar a colocar a vida financeira em dia, a dica é começar a procurar as empresas e negociar. Mesmo com todos os juros que vão correndo sobre a dívida, em um cenário como esse as empresas também querem garantir que elas vão conseguir reaver pelo menos parte do dinheiro que os consumidores devem.

Anúncios

E isso faz com que elas realmente consigam oferecer algumas condições realmente mais interessantes para que as dívidas sejam pagas, seja à vista ou parcelada.

Como negociar dividas pelo Serasa

Para estes casos, o Serasa acaba se tornando uma opção muito interessante para as pessoas que buscam uma maior praticidade no momento. A entidade continua sendo aquela que acaba mantendo os nomes dos devedores disponíveis para consulta das empresas e dos órgãos, que faz com que eles tenham uma restrição de crédito.

Mas, além de oferecer este serviço de proteção que é completamente focado nas empresas, o Serasa também ajuda os consumidores que querem colocar as suas contas em dia, com uma proposta de intermediar algumas negociações. Nem todas as empresas disponibilizam este serviço, mas, cada vez mais, as companhias estão optando por incluir os seus dados na plataforma de negociação.

Como pagar as dívidas pelo Serasa

O procedimento de negociação através do Serasa é realmente muito simples e fácil, completamente informatizado, e pode ser feito tanto pelo computador como também pelo telefone celular. Para começar, será preciso criar um cadastro no site ou no app do Serasa, que vai permitir também com que as pessoas comecem a consultar informações como o seu socre.

A partir do momento em que ela acessa o cadastro ela já poderá fazer uma consulta do seu nome, um serviço completamente gratuito e que lista todas as empresas que já solicitaram a inclusão do seu nome no banco de dados de devedores. Caso o cliente esteja com o seu nome limpo, a informação também será apresentada.

No site ou no app, o cliente também encontra uma opção que é a de ofertas de negociação. Através destas opções será possível conferir algumas propostas que o Serasa já está intermediando. Normalmente elas já chegam com algum desconto, e os clientes ainda contam com a opção de parcelamento.

Ao aceitar a proposta que é apresentada, os clientes poderão também fazer todo o procedimento de pagamento utilizando as opções oferecidas pelo Serasa. Será possível gerar os boletos para pagamento das parcelas, e em determinados casos também será possível fazer o pagamento com cartão de crédito.

Os clientes ainda poderão ir acompanhando o andamento dos acordos, podendo emitir os boletos das parcelas futuras, por exemplo, além de receber a confirmação de quanto o pagamento for quitado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.