Conta de água atrasada: saiba como pagar
Cuidados com o pagamento de serviços essenciais evitam transtornos como os cortes.
As contas de serviço que são considerados essenciais fazem parte daquele grupo de contas que são consideradas como fixas, dentro de uma organização de orçamento. Mesmo que elas tenham valores variados, inclusive com alguns esforços que as pessoas acabam fazendo para gastar menos, elas estão sempre presentes, todos os meses.
Nesta categoria estão as contas de água, luz, telefone, gás e outras que são consideradas fundamentais para a manutenção da vida das famílias. Mesmo que estes serviços acabem tendo algumas regras que acabam sendo um pouco mais maleáveis para evitar o corte, a partir do momento que existem atrasos consecutivos as empresas estão autorizadas a cortar, tanto as privadas quanto as públicas.
O serviço de abastecimento de água está entre os considerados essenciais e que estão inseridos dentro de um conjunto de regras específico. Essa conta normalmente inclui tanto o consumo dos metros cúbicos que uma determinada família consome ao longo de um determinado período como também os custos que são cobrados para manutenção do sistema de esgoto e tratamento como um todo.
As contas de água são vinculadas a um endereço específico, atendendo a um imóvel e as pessoas que ali residem. Uma pessoa se torna a responsável pelo pagamento da conta, normalmente aquela que solicita a ligação ou que é a detentora da posse do imóvel, de acordo com contrato de compra e venda ou locação.
O que acontece quando a conta de água vence?
Legalmente falando, as empresas podem interromper o fornecimento do serviço a partir do momento que a conta deixa de ser paga. Este é um procedimento que pode ser feito tanto pelas empresas públicas que foram criadas para manter este serviço, que normalmente são definidas pelas cidades ou por grupos de municípios dentro de um estado, como também pelas empresas privadas, em caso de concessão.
Esse corte deve ser feito dentro de leis que foram criadas com o objetivo de proteger o consumidor, justamente para que ele não fique sem acesso a água. Por isso, atualmente existe uma regra que define um prazo de 30 dias, no mínimo, para que aconteça o corte a partir da data de vencimento da fatura que não foi paga.
Por exemplo, se a conta vence no dia 05 de março e ela não for paga, o corte poderá ser feito pela empresa apenas a partir do dia 06 de abril. Mas existe também uma outra regra que deve ser respeitada: o corte poderá ser feito apenas 15 dias após a emissão de um aviso de corte.
Como este aviso normalmente acaba sendo impresso na conta do mês seguinte, isso acaba dando um prazo adicional para o pagamento antes do corte. Na prática, a média para interrupção do serviço é de 45 dias contando do vencimento da fatura.
Como pagar a conta atrasada de água?
A conta atrasada deve ser paga sempre seguindo as orientações que são dadas pela empresa. Normalmente estes boletos podem ser pagos com atraso de até 90 dias, se mantendo válidos e dispensando a necessidade da emissão de um novo documento.
Todo órgão ou empresa responsável pela cobrança das contas de água deve oferecer aos clientes um sistema que permita obter uma 2ª via das contas que estão em atraso para que elas sejam pagas. Hoje em dia, a grande maioria permite que elas sejam obtidas pela internet, através de sites e aplicativos. Mas elas também devem oferecer pontos de atendimento presenciais.
É importante lembrar que o pagamento de contas que forem emitidas posteriormente não dispensa o usuário do serviço de pagar a conta atrasada. Os valores não acumulam de uma conta para a outra, e mesmo que a pessoa não pague uma conta de um mês e pague a conta do mês seguinte o serviço poderá ser cortado.
Como negociar contas de água atrasadas?
Existe também a possibilidade de negociar o pagamento das contas de água atrasadas, caso o titular esteja com mais de um débito em aberto ou tenha uma conta de valor muito elevado. Neste caso, será preciso entrar em contato com a fornecedora para conferir as condições ofertadas. Em muitos casos as pessoas podem parcelar essas contas, e o reestabelecimento deve acontecer a partir do momento que as pessoas pagam a 1ª parcela do acordo.