Desenrola inicia nova fase: saiba quem pode começar a negociar suas dívidas.

Semana terá ainda um grande mutirão promovido pelos bancos.

Publicado em 20/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A campanha de renegociação de dívidas que está sendo promovida pelo governo federa, Desenrola, está chegando em uma nova fase a partir desta segunda-feira, dia 20 de novembro. Depois de ter sido aberto o sistema que permitiu a negociação de dívidas mais baixas pela camada da população com menos renda, chegou a vez a possibilidade do parcelamento dos débitos de até R$ 20 mil.

Desenrola inicia nova fase: saiba quem pode começar a negociar suas dívidas.

De acordo com as informações que foram divulgadas no cronograma oficial deste programa de negociação, nesta nova fase serão liberadas as negociações e os parcelamentos das dívidas que foram registradas entre 2019 e 31 de dezembro de 2022. As pessoas poderão negociar ainda dívidas bancárias e não bancárias, incluindo contas de luz, água, cartão de crédito, varejo, educação, entre outros.

Anúncios

O desconto oferecido varia de acordo com a empresa ou o credor, e também de acordo com o tamanho da dívida. Em determinados casos, os descontos sobre a mais recente cobrança podem chegar a 99%. Já o parcelamento poderá ser feito em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês.

O governo, ao iniciar essa nova fase de negociação, acabou divulgando também algumas informações relacionadas ao desempenho do programa até este momento. O levantamento feito pelo Ministério da Fazenda indica que já foram atendidos cerca de 2,7 milhões de brasileiros, gerando mais de R$ 20 bilhões em dívidas renegociadas.

Governo vai organizar mutirão

O governo também prepara uma data para promover um grande mutirão, que tem como principal objetivo incentivar as pessoas para que elas busquem os seus credores para encaminhar as negociações que podem ser feitas.

Anúncios

O chamado “Dia D – Mutirão Desenrola” vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro. O mutirão terá horários estendidos de atendimentos dos bancos participantes para que as pessoas possam se dirigir até o local e encaminhar uma negociação.

Como encaminhar a negociação pela internet

Mas os devedores não precisam necessariamente se dirigir até o atendimento presencial do banco para encaminhar uma negociação. A ideia é que a grande maioria das pessoas consigam fazer este encaminhamento a partir da internet, na plataforma criada pelo governo tendo como principal objetivo fazer com que as pessoas tenham acesso às propostas.

Para acessar a plataforma de negociação do Desenrola, as pessoas devem, antes de mais anda, ter uma conta válida no portal Gov.br. Além disso, elas devem ter o seu selo de segurança no nível Prata ou Ouro, além de manter os seus dados atualizados.

A conta gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais a identidade do cidadão. Com ela, é possível se identificar com segurança na hora de acessar serviços digitais oferecidos pelo governo, como a CNH Digital, a Declaração de Imposto de Renda e serviços do SUS, do Portal e-Social e Enem, por exemplo. Essa é uma conta que deve ser utilizada pelos brasileiros para que eles tenham acesso a uma série de recursos e programas digitais oferecidos.

Já para ter acesso as propostas e as opções de negociação, os interessados devem acessar este site e seguir estes passos:

  • Selecione a área “minhas dívidas” e visualize as dívidas elegíveis para renegociação do programa.
  • Escolha as dívidas que deseja negociar. É possível selecionar mais de uma dívida e negociá-las de uma só vez.
  • Selecione a opção de pagamento. Para algumas dívidas a opção de pagamento será apenas à vista, outras podem ser parceladas.
  • Escolha o banco da sua preferência para realizar o financiamento.
  • Defina a data de vencimento da primeira parcela e a melhor opção de parcelamento.
  • As informações da proposta serão enviadas para o banco analisar. Após a aprovação do banco, sua contratação estará quase no fim.
  • Escolha a forma de pagamento: Selecione o formato de pagamento de sua preferência (boleto, débito automático ou Pix)
  • Assine o contrato: Após escolher uma opção de parcelamento, confirme seus dados pessoais e assine o contrato em até 10 minutos.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.