O que é a QuiteJá? Conheça essa plataforma de negociação de dívidas

Saiba se é seguro encaminhar algum tipo de negociação ou proposta com essa empresa.

Publicado em 15/08/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nos dias de hoje, recebemos inúmeros contatos de empresas ou de pessoas que afirmam representá-las. Com a facilidade de comunicação através dos aplicativos de troca de mensagens, esse tipo de contato se tornou muito mais comum. Alguns podem ser úteis e até autorizados pelos destinatários, mas outros não.

O que é a QuiteJá? Conheça essa plataforma de negociação de dívidas
Créditos: Divulgação

Portanto, quando um usuário que já está um pouco mais calejado e desconfiado do mundo virtual recebe o contato de uma empresa com um nome diferente ou de uma instituição que diz falar em nome de uma empresa conhecida, pode ser que ele desconfie na hora.

Anúncios

No caso das empresas de cobrança, essa é uma prática bastante comum. Elas utilizam diferentes estratégias para conseguir um contato efetivo com a pessoa que está com alguma pendência, o que pode fazer com que nem sempre os clientes reconheçam o remetente de uma determinada mensagem enviada.

Mas isso também pode acabar sendo utilizado por criminosos como mais uma das muitas iscas que tentam capturar vítimas para determinados golpes. Ao dizer que está entrando em contato em nome de uma grande empresa, por exemplo, pode ser que os criminosos consigam extorquir algum tipo de pagamento indevido dos mais desavisados.

Uma das plataformas de negociação de dívidas que atua para buscar o pagamento das dívidas que ficam para trás é a QuiteJá. E como ela funciona de uma forma completamente digital, sua abordagem pode gerar algum tipo de desconfiança, já que ela constantemente envia mensagens por WhatsApp ou SMS.

Anúncios

Saiba mais sobre a QuiteJá e confira também como não cair em golpes envolvendo o nome dessa e de outras empresas que atuam no segmento de cobranças.

O que é a QuiteJá?

A QuiteJá é uma empresa de cobrança que atua no mercado brasileiro e possui uma base sólida e consolidada de clientes. Diferentemente de outras empresas do segmento que ainda atuam de forma mais tradicional, focada especialmente nas ligações telefônicas, a QuiteJá possui uma abordagem mais moderna, focada no digital.

Todas as informações referentes às dívidas que estão sendo cobradas pela empresa, independentemente da empresa que está buscando esses valores de volta, acabam sendo concentradas em uma única plataforma online. Através dela, as pessoas podem consultar todas as informações referentes às suas dívidas apenas informando o número do CPF.

Além disso, a empresa também costuma entrar em contato com o cliente utilizando os meios digitais disponíveis, incluindo WhatsApp, SMS, dentre outros. Através desses contatos, os clientes podem acabar obtendo mais informações sobre a dívida, caso ele não saiba do que se trata.

Como saber se tenho alguma cobrança pela QuiteJá?

Para saber se existe realmente alguma pendência aberta em nome das empresas que são clientes da QuiteJá, o que pode até mesmo ser feito para quem está interessado em tirar alguma dúvida e verificar se o contato que recebeu de fato é verdadeiro, é possível fazer uma consulta gratuita de uma forma muito simples.

  • Primeiro, entre no site da QuiteJá e informe seu CPF. A consulta é gratuita.
  • Após a consulta grátis do CPF, as dívidas registradas no seu nome vão aparecer.
  • Em seguida, faça a análise das propostas.
  • Assim, confira os descontos significativos sobre o valor total e diferentes opções de parcelamento.

Os próximos passos são destinados às pessoas que estão interessadas em, de fato, fechar um acordo utilizando a empresa como intermediadora e pagando a dívida que pode estar em aberto. Basta seguir confirmando todas as informações e escolher um dos planos oferecidos.

Depois de escolher a forma de pagamento, podendo ser à vista ou parcelado, basta escolher a forma como esse valor será quitado, podendo ser pagamento via boleto e via Pix.

Após a confirmação do pagamento, a QuiteJá notifica a empresa credora, que então tem um prazo de até 5 dias úteis para retirar seu nome dos birôs de crédito, órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Como identificar possíveis golpes utilizando o nome da QuiteJá?

É muito comum que os criminosos utilizem nomes de empresas consagradas e conhecidas para tentar aplicar algum tipo de golpe, especialmente envolvendo dinheiro. Caso você tenha recebido algum tipo de contato suspeito, prefira sempre fechar o acordo utilizando a plataforma. Mas evite clicar em links enviados junto com as mensagens. O ideal é digitar o endereço da empresa no navegador ou então buscar no Google.

Além disso, verifique sempre as informações sobre a dívida diretamente com a empresa que está fazendo a cobrança de fato, caso o consumidor não reconheça ou tenha dúvidas sobre o valor final cobrado.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.