O que é dívida negativada? Entenda o que significa e como regularizar

Saiba o que fazer quando encontrar uma dívida classificada dessa maneira.

Publicado em 08/04/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A dívida negativada é como uma inscrição aparece nos órgãos de proteção ao crédito a partir do momento em que o cliente deixa de pagar uma conta. Essa informação é enviada a órgãos como o SPC ou o Serasa pela empresa credora, com o objetivo de informar ao sistema financeiro que aquele consumidor não está pagando suas contas, causando uma série de consequências no mercado.

O que é dívida negativada? Entenda o que significa e como regularizar
Créditos: Internet

Essa informação costuma aparecer ao lado de uma determinada inscrição dentro dos sistemas dos órgãos de proteção ao crédito, aparecendo para as pessoas a partir do momento em que elas realizam consulta. Saiba mais sobre o que é uma dívida negativada e confira como resolver esse problema.

O que é uma dívida negativada?

Anúncios

Essas são as dívidas que são consideradas em atraso e que foram devidamente registradas em um ou mais órgãos de proteção ao crédito. Ela surge a partir do momento em que existe uma informação oficial, por parte do credor, em relação ao atraso nos pagamentos de uma determinada dívida ou conta, passado o devido prazo de pagamento.

Esse registro fica disponível para consultas por outras empresas e também outras instituições que estejam devidamente associadas ao órgão. Esse dado também passa a constar no registro histórico de pagamentos e movimentações financeiras dos clientes.

Apesar de ser uma informação que passa a ser considerada como pública, foram criadas uma série de regras visando proteger os interesses dos consumidores. Esses dados devem ser consultados apenas por motivos de verificação das informações dos consumidores, diante de uma nova solicitação de crédito, como uma compra financiada ou ainda um pedido de empréstimo e afins.

Qual a diferença entre dívida atrasada e dívida negativada?

Anúncios

Uma dívida que os consumidores podem acabar tendo quando realizam a sua consulta dentro dos sistemas de proteção ao crédito é com relação à inscrição que pode aparecer ao lado dos contratos de dívida atrasada. Ela acaba sendo considerada, para fins administrativos, diferente da categoria de dívida negativada.

Antes de mais nada, é importante salientar que uma determinada dívida pode ser considerada como atrasada a partir do dia seguinte à data de vencimento sem a devida identificação do pagamento. Mas a informação acaba sendo diferente quando ela aparece em uma determinada consulta feita pelo consumidor.

Normalmente, as dívidas atrasadas são aquelas dívidas que já tiveram o seu prazo de inscrição expirado. De acordo com a atual lei que trata do tema, a partir da data de inscrição nos órgãos, uma determinada dívida possui um prazo de 5 anos para ser mantida no sistema.

A partir do momento em que esse prazo expira, essa inscrição deve ser removida desse sistema de restrição dos órgãos de proteção ao crédito. Mas isso não significa que a dívida deixa de existir, e as empresas podem continuar fazendo tentativas de cobranças, mas apenas na esfera administrativa e sem restrições ao CPF do cliente.

Essa inscrição também segue aparecendo nas consultas feitas em órgãos como SPC e Serasa, permitindo até mesmo que o consumidor encaminhe uma possível negociação.

Consequências de ter uma dívida negativada no nome do consumidor

A partir do momento em que o consumidor possui uma dívida negativada em seu nome em qualquer órgão de proteção ao crédito devidamente autorizado a atuar no país, isso causa uma série de restrições financeiras, como:

Menos ofertas de crédito: a oferta acaba se tornando muito restrita. Na maioria dos casos, os clientes acabam não conseguindo acessar nenhuma opção de crédito enquanto o seu nome estiver sujo;

Redução do score de crédito: esse tipo de dívida derruba o score de crédito, sistema de pontos que é analisado justamente para liberar créditos e definir as taxas de juros que serão cobradas e outras condições;

Impedimento de alugar imóveis: um impacto muito sério que pode ser causado por esse tipo de problema e que muitas pessoas acabam não se dando conta é justamente a impossibilidade de alugar imóveis em seus nomes, especialmente os que são oferecidos através de imobiliárias;

Como resolver as dívidas negativadas?

O primeiro passo é fazer uma consulta atualizada referente às dívidas que podem estar devidamente inscritas nos órgãos de proteção ao crédito. Mesmo que o consumidor tenha conhecimento da dívida, de nada adianta tentar pagar os boletos antigos, pois eles, muito provavelmente, não serão mais aceitos e o valor total da conta já deve estar maior.

A partir dessa consulta, os consumidores podem entrar em contato diretamente com a empresa na busca por uma negociação, ou então utilizar algum intermediário. Atualmente, órgãos de proteção ao crédito como o Serasa permitem que as pessoas consigam negociar e encaminhar um acordo através do próprio sistema.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.