Qual o melhor empréstimo para quitar dívidas? Confira os tipos de disponíveis

Trocar uma dívida por outra, em muitos casos, pode realmente ser uma decisão inteligente do ponto de vista financeiro.

Publicado em 02/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os empréstimos são formas de obtenção de crédito utilizadas por grande parte das pessoas, pelo menos uma vez nas suas vidas. São diversos os motivos que podem fazer com que uma determinada pessoa opte por tirar um empréstimo. Mas, em boa parte dos casos, as pessoas estão precisando de uma entrada de recursos para realizar pagamentos de contas e dívidas.

Qual o melhor empréstimo para quitar dívidas? Confira os tipos de disponíveis

O problema, neste caso, é que o empréstimo acaba se tornando mais uma dívida. E o que muitas pessoas acabam fazendo de errado, afundando ainda mais a sua situação financeira, é obter um empréstimo e, ao invés de quitar as dívidas, as pessoas acabam fazendo mais dívidas, ou simplesmente gastando o dinheiro em compras, ficando não apenas com as dívidas que já existiam, como também a dívida das parcelas do empréstimo.

Anúncios

Portanto, a obtenção de um empréstimo sempre deve fazer parte de um planejamento financeiro maior. Quando as pessoas conseguem organizar suas finanças, mesmo que elas estejam em uma situação na qual as contas não estejam com seu saldo positivo, o empréstimo realmente pode ser interessante como uma ferramenta para iniciar um processo de recuperação.

Como funciona a análise de crédito para empréstimos?

Mas, antes de mais nada, as pessoas que estão pensando em tirar um empréstimo para conseguir pagar umas contas precisam saber se elas ainda podem obter crédito. E isso acontece somente quando a saúde financeira das pessoas está em dia.

Existem diferentes formas de fazer essa análise, sendo que cada uma das instituições financeiras que oferecem o crédito acaba tendo as suas principais metodologias. Mas existem alguns critérios que acabam sendo levados em consideração pela maioria dos bancos, como o fato da pessoa ter dívidas atrasadas em seu nome.

Anúncios

Atualmente também acaba sendo levado em consideração o score dos clientes, que basicamente é uma pontuação atribuída pelo Serasa diante das movimentações financeiras. Portanto, uma dica para quem pretende solicitar um empréstimo para quitar dívidas é fazer isso antes que a situação realmente se torne um problema, com os atrasos das contas e as possíveis inscrições dos nomes das pessoas nos órgãos competentes.

Um outro aspecto que deve ser levado em consideração é a quantidade de dívidas que as pessoas já possuem em uma determinada instituição financeira. Caso elas já tenham muitos empréstimos, financiamentos ou linhas de crédito comprometidas, pode ser que novos empréstimos sejam negados pelo banco, mesmo que o nome da pessoa esteja limpo.

Tipos de empréstimos para quitar dívidas

Não existe um tipo de empréstimo específico para quitar as dívidas que uma pessoa acaba tendo, a não ser quando estamos falando de determinadas formas de negociação que os credores oferecem, como parcelamento de cartão de crédito ou renovação de empréstimos que já foram obtidos.

Portanto, os melhores tipos de empréstimos que podem ser obtidos para quitar as dívidas são aqueles que permitem com que as pessoas tenham dinheiro disponível para que seja utilizado livremente, inclusive pagamento de contas. Confira alguns destes tipos de empréstimos:

Empréstimo pessoal

Neste caso, as linhas de crédito acabam tomando como garantia apenas o nome e o histórico financeiro do cliente. Não acaba sendo exigido nenhum tipo de garantia e normalmente é oferecido pelas instituições financeiras as quais o cliente já tenham algum relacionamento. Mas essa modalidade costuma ter os juros altos, por isso é importante fazer as contas para saber se realmente essa tomada de empréstimo vale a pena.

Empréstimo consignado

Já este acaba sendo um dos empréstimos mais interessantes para quitar contas, uma vez que geralmente oferece taxas de juros mais baixas. Mas o grande problema é que ele acaba tendo um público restrito, geralmente ofertado somente para as pessoas que são aposentadas, pensionistas ou que são funcionários públicos. A partir do momento que o desconto em folha garante o pagamento, os juros acabam sendo reduzidos, sendo inteligente que eles sejam utilizados para pagamento de dívidas como a de cartão de crédito, por exemplo.

Empréstimo com saldo do FGTS

Uma outra forma de conseguir um empréstimo com taxas de juros um pouco menores é utilizar o saldo do FGTS como garantia. A operação é disponibilizada para optantes do saque-aniversário do FGTS, modalidade que se opõe ao saque-rescisão, formato original de saque do saldo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.