Saiba como pagar boletos com cartão de crédito
Entenda como essa operação pode ser feita para concentrar as despesas em um único lugar.
O cartão de crédito se tornou uma das principais formas de pagamento adotada pelos brasileiros, não apenas para aproveitar os limites de crédito que são oferecidos pelas operadoras e pelos bancos, mas também como uma forma de organizar suas contas, uma vez que os gastos acabam se tornando concentrados em um único lugar.

Mas o problema é que o funcionamento do cartão acaba se tornando uma armadilha. Não é à toa que a grande maioria das pessoas que possuem dividas acabam sendo justamente com o cartão de crédito. Os limites acabam sendo utilizados, por grande parte das pessoas, de uma forma nem sempre tão responsável.
Quando o limite do cartão é tratado não como uma forma de antecipar compras cujos pagamentos devem ser feitos dentro do orçamento composto pelos salários recebidos mas sim como a ampliação de um orçamento que, na verdade, as pessoas acabam gastando mais do que ganham, e isso se torna uma bola de neve.
Mas, para quem consegue utilizar o cartão de crédito com sabedoria, sempre controlando para que os gastos que são feitos nesta ferramenta não sejam maiores do que os vencimentos previstos, o cartão realmente pode se tornar uma boa ferramenta para organização das despesas e até mesmo para o ganhar determinadas vantagens, concentrando os gastos em um cartão que ofereça um programa de milhas.
Hoje em dia o cartão é aceito nos mais variados tipos de serviços, e alguns até permitem que as pessoas realizem pagamentos de outras contas a partir do limite do crédito disponível, incluindo boletos.
Como pagar boletos com cartão de crédito?
O pagamento dos boletos com cartão de crédito se tornou uma possibilidade nos últimos anos a partir da oferta de serviços de bancos e carteiras digitais. Esta última categoria de empresas são as fintechs que nasceram com o principal objetivo de oferecer uma série de serviços financeiros acessíveis através de aplicativos.
Por isso, basicamente os pagamentos de boletos com cartões de crédito são possíveis a partir do momento que os clientes optam por fazer essa operação através de um intermediador, que normalmente são as empresas digitais. Estas empresas normalmente permitem o pagamento de boletos de contas que as pessoas acabam tendo no seu dia a dia, mas podem haver restrições.
Algumas empresas acabam liberando apenas o pagamento dos boletos que são emitidos como contas de serviços de consumo, como água, luz, telefone, gás, dentre outros dessa natureza. Mas existem empresas que também liberam o pagamento de outros tipos de boletos, sendo que, nestes casos, podem ser feitos pagamentos de boletos de financiamentos e até mesmo de outros cartões de crédito.
Vantagens de pagar boletos com cartão de crédito?
Uma das principais vantagens do método de pagamento do cartão de crédito quando utilizado para pagar contas em boleto é a possibilidade de jogar o pagamento efetivo mais adiante. Para quem está recebendo, o pagamento da conta acontece no dia em que ele for efetivado. Mas, para quem vai pagar, a quitação efetiva vai acontecer somente no momento em que a pessoa for pagar aquela fatura.
Neste caso, o cliente precisa se preocupar com dinheiro somente para na data do pagamento da fatura do cartão, com a conta já quitada. Além disso, como a conta vai para na fatura do cartão de crédito, existe uma concentração dos pagamentos em um mesmo local e na mesma data, o que permite também uma melhor organização financeira.
Quanto custa pagar boletos com cartão de crédito?
Mas a principal desvantagem de utilizar essa forma de pagamento é que os clientes precisam pagar determinadas taxas e juros. E, com isso, o pagamento da conta acaba se tornando mais caro.
Os valores variam de acordo com a empresa que está atuando como intermediadora do pagamento, sendo que geralmente é cobrado uma porcentagem a partir do valor total do pagamento que está sendo feito. Portanto, quanto mais cara a conta, maior será o pagamento da taxa para a intermediadora.
Portanto, é sempre importante avaliar se realmente vale a pena fazer este tipo de pagamento, a partir do momento em que as pessoas terão que pagar mais dinheiro pela mesma conta apenas para conseguir alguns dias a mais de prazo.