5 ramos para quem deseja empreender ainda neste ano de 2024

Ainda dá tempo para começar um negócio e faturar.

Publicado em 29/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Empreender é o sonho de muitas pessoas. Mas as possibilidades são tantas que muitas pessoas acabam se sentindo tão perdidas que encontram dificuldades até mesmo para decidir um caminho que possa ser trilhado e começar. Existem aquelas pessoas que preferem inovar, explorar possibilidades que não são tão evidentes mas que podem acabar se tornando muito interessantes, conquistando uma clientela que não estava sendo atendida naquele momento.

5 ramos para quem deseja empreender ainda neste ano de 2024

Mas existem aquelas pessoas que preferem apostar em segmentos e ramos que já estão consolidados no mercado. E, mesmo diante de uma concorrência maior, as chances podem ser boas de sucesso justamente em função da grande de demanda.

Anúncios

Para quem está interessado em iniciar um negócio próprio e começar a empreender ainda neste ano de 2024, confira algumas dicas de segmentos e nichos que podem ser explorados:

Saúde, beleza e bem-estar

São diversas as possibilidades que podem ser exploradas dentro deste nicho, mas é fato que todos eles estão em pleno crescimento em termos de demanda. As questões de saúde acabaram se tornando ainda mais evidentes depois da pandemia de Covid-19. Já os negócios que atendem as demandas de beleza e estética são aqueles que dificilmente sofrem, mesmo e períodos de crise.

Neste nicho, destaques para as academias, que estão entre os negócios mais procurados pelas pessoas nos dias de hoje, mas que acabam exigindo um bom investimento. Clínicas de estéticas que oferecem tratamentos variados, como os faciais e corporais, também estão atraindo uma grande quantidade de clientes. Mas negócios mais simples, como a venda de itens como cremes, maquiagens, perfumes, sabonetes e esmaltes também estão em alta.

Alimentação saudável

Anúncios

Mesmo com as mais variadas opções de alimentação, e com as pessoas consumindo itens que nem sempre são considerados como saudáveis, existe uma preocupação crescente com uma alimentação mais saudável. Depois que as pessoas acabaram se acostumando com essa grande oferta de alimentos e comidas industrializados, o que vemos atualmente é um movimento contrário.

Por isso, oferecer opções mais saudáveis para as pessoas conseguirem se alimentar no dia a dia pode se tornar uma excelente oportunidade de negócio. Marmitas saudáveis para as pessoas que passam o dia todo na rua, por exemplo, estão sendo bastante demandadas. Além disso, opções que atendam as demandas de nichos específicos, como alimentação vegetariana e vegana e refeições libres de glúten são importantes e vendidas com uma certa facilidade nos dias de hoje.

Negócios circulares e sustentáveis

A sustentabilidade e o impacto das ações humanas no meio ambiente segue sendo um tema bastante recorrente na pauta da sociedade nos dias de hoje. E os negócios que são criados já com essa ideia podem encontrar um nicho interessante de consumidores que estão preocupados com o tema. Neste nicho, temos ideias que buscam prolongar a vida útil de produtos e materiais e que buscam escolhas mais conscientes.

São diversas as ideias e modelos de negócios que podem ser replicados e que acabam tendo em seu DNA essa ideia de reaproveitar as coisas, como brechós, empresas e reciclagem e compostagem.

Economia Pet

Os serviços e os produtos que são oferecidos para os adultos donos de pet acabaram se tornando tão importantes que criaram até mesmo uma espécie de economia paralela. Afinal de contas, as pessoas estão mais dispostas a gastar com seus animais de estimação, seja para adquirir comidas melhores até mesmo uma série de outros produtos e serviços.

Por isso, para quem deseja atuar no segmento varejista, as petshops acabam se torando importantes, atendendo as demandas locais. Caso as pessoas queiram atuar no segmento de serviços, existem as tosas, creches e hotéis para os animais de estimação e até mesmo serviço de passeio para os pets.

Vendas online

O comércio online e digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, que estão deixando a desconfiança e a pressa de lado para aproveitar as ofertas das lojas digitais, que normalmente conseguem oferecer preços mais baratos. E isso pode acabar se tornando uma possibilidade de empreender.

Hoje em dia as pessoas que querem começar a vender não precisam se preocupar com os aspectos mais técnicos e logísticos, pois existem soluções prontas, seja para criar sites, para vender pelas redes sociais e até mesmo de logística, para garantir a entrega dos produtos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.