6 dicas incríveis para vender mais sendo MEI
Confira as melhores estratégias para aumentar as vendas atuando de forma autônoma e individual.
Os profissionais autônomos que decidem atuar dentro do regime tributário MEI normalmente atuam de forma individual. São pequenos empresários que antes atuavam sem nenhum tipo de cobertura e que passaram a regularizar os negócios, não apenas para pagar os devidos impostos, mas também para conseguir algum tipo de cobertura.

Normalmente são pequenos negócios, até mesmo em virtude de uma limitação na quantidade máxima de dinheiro que pode ser obtido ao longo do ano com essas atividades. Mas isso não significa que as pessoas tenham que atuar de forma desorganizada e sem qualquer tipo de estratégia.
Esse, aliás, acaba sendo um dos principais problemas da grande maioria dos autônomos que decidem começar a trabalhar como MEI, uma vez que nem todos levam completamente a sério a preparação e os estudos necessários para tocar um negócio de forma completamente profissional.
Confira algumas dicas importantes que poderão ajudar a aumentar as vendas dos profissionais que atuam como MEI:
Cuidado na hora de montar o estoque
Antes de mais nada, é muito importante tomar alguns cuidados em relação ao processo de montagem e criação de estoque. Esse pode acabar se tornando um grande gargalo para o MEI, uma vez que eles normalmente não possuem muito dinheiro e nem crédito para ter um estoque grande, ao mesmo tempo, não podem ficar sem produtos e insumos.
O ideal é fazer um bom levantamento e criar o estoque a partir de dados baseados na realidade da empresa, e não apenas de “achismos” ou preferências pessoais. As pessoas devem adquirir bens e insumos com base naqueles produtos que são mais vendidos ou procurados pelos clientes, ou então aqueles que atendam uma determinada demanda sazonal.
Crie promoções inteligentes
As promoções ainda são estratégias muito inteligentes para as pessoas que desejam adquirir novos clientes e também para quem quer aumentar as vendas, seja do negócio de uma forma geral ou apenas de um conjunto de itens específico. Mas é importante que essas promoções sejam feitas com inteligência.
Antes de mais nada, as promoções devem ser devidamente pensadas e calculadas, para que o MEI não perca dinheiro com essas operações. Além disso, todas as promoções devem ser sazonais, sendo válidas ao longo de um determinado período, e elas também devem ter os seus resultados devidamente mensurados.
Comece no marketing digital
Para a grande maioria dos negócios, o marketing digital acaba sendo muito importante para conseguir alavancar os negócios. Mas muitos empreendedores não começam por não ter dinheiro suficiente para criar grandes campanhas. Mas o segredo é começar, nem que seja com pouco dinheiro.
Separar um pouco de tempo para investir na divulgação do seu negócio utilizando redes sociais, anúncios e outras estratégias pode trazer um resultado muito rápido nos dias de hoje. E separar nem que seja um pouco de dinheiro todos os meses para promover algumas campanhas vai ajudando a consolidar esse crescimento.
Amplifique as formas de pagamento aceitas
Hoje em dia são muitos os pequenos empreendedores que perdem a oportunidade de fazer uma venda apenas por não aceitar algumas formas de pagamento. E isso pode acabar fazendo uma grande diferença, especialmente para atrair clientes da concorrência.
Hoje em dia está muito fácil aceitar pagamentos eletrônicos, como cartões, Pix, transferências, boletos, etc. Basta aderir a uma das diversas plataformas que atuam como intermediadoras de pagamento. As taxas podem variar, mas elas podem ser incorporadas nos preços dos produtos ou dos serviços.
Diversas pesquisas indicam que muitos consumidores não se importam de pagar um pouco mais caro para conseguir passar sua compra utilizando um cartão de crédito, por exemplo.
Busque um atendimento diferenciado
Outra forma de ir conquistando e fidelizando novos clientes é investir em um atendimento diferenciado. Com o aumento da concorrência e os atendimentos acontecendo de forma impessoal, por meio de redes sociais e afins, os clientes podem acabar sendo conquistados quando recebem uma atenção desde o primeiro contato.
Um dos principais erros de muitos autônomos que trabalham como MEI é justamente achar que os clientes bons são apenas aqueles que vão fechar a compra naquele mesmo momento. Mas, em muitos casos, uma resposta rápida hoje pode render muitas vendas em um futuro próximo.
Agregue valor ao seu produto ou serviço
O profissional que atua como MEI também possui o direito de definir o melhor preço para os produtos e serviços que ele vende. E isso nem sempre significa ser o mais barato. Muitas vezes, as pessoas pagam mais caro, desde que consigam enxergar o valor no que estão comprando. E cabe ao autônomo conseguir fazer com que os clientes enxerguem isso.
Por exemplo, se a pessoa trabalha com a venda de artesanatos ou de produtos personalizados, pode ser interessante criar uma narrativa ressaltando todo o trabalho e a dedicação necessária para chegar naquele resultado final.