6 dicas para abrir uma pizzaria de sucesso

Confira algumas dicas para conseguir se destacar neste concorrido ramo da alimentação.

Publicado em 20/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Abrir uma pizzaria acaba sendo o caminho que muitas pessoas que desejam empreender na área da alimentação acabam seguindo. Afinal de contas, este é um dos alimentos mais populares do país e realmente consegue ter uma grande quantidade de consumidores. Mas existem alguns outros fatores que tornam a pizza uma aposta, quase sempre, segura.

6 dicas para abrir uma pizzaria de sucesso

Existem muitas ondas passageiras no segmento de alimentação que acabam fazendo com que as pessoas tenham apostem todas as suas fichas em um produto que acaba não entrando realmente para o consumo diário e rotineiro da pessoa. Tivemos o caso, por exemplo, das paletas mexicanas, e mais recentemente a grande onda de açaí.

Anúncios

Mas a pizza faz parte de um segmento completamente diferente, uma vez que realmente se trata de um alimento muito bem consolidado no gosto dos brasileiros. E suas características ainda permitem que as pessoas tenham uma grande variedade de sabores e recheios partindo de uma única massa, o que também já ajuda nas questões de logística, especialmente para quem está começando.

Mas, mesmo sendo um alimento muito consumido e até mesmo mais fácil de ser vendido do que outros, é preciso ter sempre em mente que o empreendedor está entrando em um mercado muito competitivo. Confira algumas dicas que ajudarão a ter uma pizza diferenciada e de sucesso:

Pense na experiência do cliente

Já que existem muitas pizzarias disponíveis na grande maioria das regiões do país, é realmente importante que as pessoas pensem em uma forma de conseguir ter um diferencial diante dos clientes, e uma das formas é pensar na experiencia oferecida. Hoje em dia existem diversas pizzarias temáticas que estão surgindo justamente com este foco. Mas caso o empreendedor não tenha dinheiro para criar um ambiente completamente temático, a dica é focar na experiência de fazer com que o cliente realmente seja bem servido.

Atraia públicos diferentes

Anúncios

Segmentar é uma estratégia que costuma ser utilizada em diversos negócios diferentes, mas nem sempre funciona naqueles mais concorridos ou que dependem de uma boa movimentação de clientes. O ramo de alimentação, por exemplo, como costuma ter uma taxa de lucro mais baixa em cima de cada item, o sucesso financeiro está na quantidade de vendas. E isso se dá através da inclusão do maior número de cliente se de possíveis compradores.

Foque na qualidade

Essa é uma dica que pode parecer óbvia, mas que nem sempre as pessoas que estão começando neste segmento. Não é possível fazer uma boa pizza sem utilizar bons ingrediente sou boas receitas. Portanto, é fundamental começar desta forma, ou seja, adquirindo itens de qualidade que vão permitir com os profissionais produzam uma massa saborosa, fresquinha, e recheios e sabores que realmente não tenham todos o mesmo gosto, o que normalmente acontece com alguns tipos de pizzas.

Esteja nas redes sociais

Hoje em dia qualquer negócio realmente precisa estar nas redes socias, mas se torna ainda mais interessantes nestes nichos que são muito segmentados. Mas é importante pensar nas redes de forma estratégica, de olho em um marketing de conversão, ou seja, focado em conquistar clientes. Por isso, a estratégia sempre deve ser feita de olho nas pessoas que moram próxima da pizzaria, que são os primeiros clientes que normalmente surgem em um negócio novo de alimentação.

Mantenha um cardápio virtual atualizado

Os clientes da era da informação acabam não tolerando muito negócios que não facilitem o acesso a dados como itens do cardápio e preços. Se antes estes dados eram mantidos em segredo para atrair os clientes para dentro do estabelecimento, como existe um grande variedade concorrência muitos simplesmente preferem procurar outro do que ficar entrando em contato para solicitar as informações. Portanto, é fundamental manter sempre nas redes sociais um cardápio completo, com os itens vendidos e também os valores cobrados.

Pense em um app próprio

Além de estar presente nos aplicativos de delivery, caso a pizza seja vendida por entrega, pode ser interessante também que a pizzaria tenha o seu próprio app, até mesmo para não limitar o seu negócio pelas regras das outras empresas de que reúnem diversos restaurantes no mesmo espaço. Hoje em dia existem diversos serviços que tornam muito fácil, e barato, manter um app próprio da empresa.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.