6 dicas para começar a ganhar dinheiro com o Hotmart
Saiba como começar a trabalhar como afiliado ou produtor de conteúdo digital.
A internet oferece diversas possibilidades de trabalho, seja quem procura transformar a web como o seu principal meio de renda, ou seja para conseguir um dinheiro extra que vai ajudar a pagar as contas. Dentre todas as atividades que surgiram, a de afiliado acabou se tornando uma das mais interessantes para quem deseja iniciar um negócio próprio sem a necessidade de ser feito um grande investimento inicial.
Basicamente essa é uma atividade que consiste em vender alguma coisa pela internet em troca de uma comissão. Pela definição da atividade em sí, qualquer coisa pode ser vendida por um afiliado, mas o que realmente acabou se convencionando como a atividade principal de um afiliado nos diais de hoje é a venda de infoprodutos, ou produtos digitais.
Este tipo de produto geralmente é um conteúdo que existe somente na sua forma digital e que normalmente tem fins educativos, como cursos e afins. Existe a figura do produtor, que é a pessoa que cria de fato o conteúdo em questão, e também existem os afiliados, que ajudam na venda, em troca de uma comissão.
Hoje em dia existem diversas plataformas que foram criadas justamente para facilitar todo o processo, automatizando desde o momento da venda para o cliente final até o recebimento da comissão por parte do afiliado. Dentre todas as disponíveis, o Hotmart acabou se tornando a mais popular.
Confira algumas dicas para quem deseja começar a vender pelo Hotmart.
Defina um público-alvo
Existem basicamente duas formas de começar a vender pelo Hotmart: ou as pessoas procuram por infoprodutos que tenham como foco um público-alvo com que o afiliado já possui alguma afinidade, ou então a partir da escolha de um determinado infoproduto que ele deseja vender. Em todos os casos, é muito importante entender bem este público, conhecer informações como histórias pessoais, objetivos, motivações, faixa etária e de renda, etc.
Invista no aprendizado sobre marketing digital
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas que pretendem começar a trabalhar com a internet realmente entendam sobre mercado digital. Por conta disso, é muito importante investir no entendimento de como este mercado funciona. Existem diversos cursos disponíveis sobre o tema, sendo que muitos deles podem ser encontrados inclusive gratuitamente.
Faça uma boa análise dos preços
Uma informação muito importante para quem acaba iniciando uma atividade de venda é entender bem os custos que estão sendo cobrados pelo produto em questão. Geralmente os afiliados acabam não tendo muita liberdade para alterar os valores. A comissão acaba sendo paga a partir do preço final. Por conta disso, os produtos que possuem um valor mais elevado podem se tornar mais atrativos, mas também podem acabar se tornando muito mais complicados de serem vendidos. Por isso, é muito importante que a escolha seja feita com sabedoria, sempre a partir dos objetivos e do público-alvo definido.
Aposte na criação de conteúdo
Algo que comprovadamente acaba tendo muito pouco apelo junto aos possíveis compradores, é uma estratégia de marketing convencional, apenas apostando na divulgação da propaganda como um apelo para venda. Este tipo de produto digital costuma ser vendido de uma forma muito mais efetiva a partir de uma estratégia de conteúdo, no qual o afiliado acaba demonstrando ter conhecimento e ser uma autoridade no tema, a tal ponto que sugere produtos que realmente terão impacto positivo no cliente final.
Pesquise sobre a reputação do produtor do infoproduto
Além disso, também é muito importante que o afiliado pesquise muito bem sobre a pessoa ou a empresa que está por trás deste infoproduto. Isso acaba sendo ainda mais importante para quem opta por vender determinados tipos de cursos que acabam oferecendo um suporte que vai além ao conteúdo propriamente dito, como suporte, atendimentos, mentorias, etc. É importante saber se estes produtores realmente entregam o que está sendo prometido, até mesmo para não ter problemas com os compradores.
Aposte nas redes sociais
Hoje em dia as redes sociais acabaram se tornando a principal forma de venda para clientes interessados na compra de infoprodutos. Por isso, pode ser interessante investir em campanhas de marketing direcionadas para estas redes sociais, mas sempre de olho nos custos e também no público-alvo.