7 dicas para ganhar dinheiro vendendo carnes
Produto é considerado de primeira necessidade para quem trabalha com vendas no segmento alimentar.
A venda de carnes nos açougues acabou se tornando uma atividade comercial importante para quem deseja trabalhar com a venda de produtos e itens alimentares para os clientes finais. Existem tanto os açougues que trabalham de maneira independentes, com os estabelecimentos vendendo somente carne, como também os açougues que estão inseridos dentro de um estabelecimento maior, como um mercado.
De acordo com dados de algumas pesquisas, como a feita pela Associação Brasileira de Supermercado (Abras), a venda de carnes pode acabar representando 20% das vendas de todos os itens alimentares de um determinado estabelecimento como um supermercado. Essa acaba sendo a importância der um pouco mais de atenção e de cuidados com as vendas das proteínas animais.
Para quem está pensando em entrar no negócio de venda de carnes ou ainda para aqueles empresários que já possuem um açougue e que desejam aumentar os seus faturamentos, confira algumas dicas para ganhar mais dinheiro vendendo carnes:
Ofereça autosserviço e balcão de atendimento
É importante que os estabelecimentos se preparem para oferecer opções de atendimentos tanto para o público que simplesmente prefere chegar, escolher as carnes já fracionadas e levar para casa, como também para aqueles que preferem um atendimento mais personalizado no balcão. Ambas as formas acabam se complementando, e podem atender até mesmo o mesmo perfil de cliente mas em momentos diferentes.
Trabalhe sua comunicação visual
A velocidade nas compras do dia a dia também pode acabar influenciando para indicar de um cliente vai, ou não, frequentar um determinado estabelecimento. Muitas pessoas, especialmente nos dias de semana, querem apenas entrar no local e encontrar o item que elas desejam levar para casa rapidamente. Por isso, é importante investir na comunicação visual dentro da loja, para que os clientes não fiquem perdidos e cheguem até o item o mais rápido possível.
Mantenha uma área de preparo à vista
Uma outra estratégia que parece funcionar bastante em um segmento como o açougue, que depende sempre que os alimentos estejam frescos e sejam manipulados de forma adequada, é ter uma área de preparo que possa ser vista pelos clientes. Criar uma espécie de “aquário”, com os clientes vendo a forma como os profissionais açougueiros lidam com o alimento, vai ajudar a passar uma sensação de higiene e de segurança. Mas também vai exigir maior cuidado, especialmente em relação ao treinamento, da equipe.
Aposte na qualidade do produto
Apostar em produtos de qualidade não significa, necessariamente, que um determinado açougue vai vender apenas produtos “premium” ou “gourmet” para os seus clientes, que normalmente atendem as demandas de um consumidor com maior poder aquisitivo. Estamos falando dos parâmetros que atestam a qualidade do produto de uma forma geral, independente se estivermos falando de uma carne de primeira ou de segunda qualidade. Para isso, é muito importante checar o histórico e a reputação dos revendedores, obter as informações dos certificados obtidos, etc.
Tenha uma boa visibilidade dos produtos
Pesquisas indicam que grande parte dos consumidores acabam tendo muito mais cuidado na compra de carnes do que outros itens alimentares encontrados em um mercado. Por isso, é muito importante que o açougue garanta uma excelente exposição dos cortes de uma forma geral, com o balcão tendo uma boa iluminação e com as vitrines sempre muito bem limpas.
Mantenha uma rotina rígida de higienização
De nada adianta garantir que os consumidores consigam ver tudo o que está acontecendo dentro do açougue, com aquário, vitrines e excelente iluminação, se o espaço não estiver efetivamente limpo para o preparo dos cortes. Neste caso, existem diversas cartilhas e entidades que fornecem um passo a passo de tudo o que deve ser feito para manter o espaço bem higienizado. Seguir as orientações da ANVISA é muito importante para garantir que todos os passos sejam feitos da maneira correta, garantindo a qualidade dos produtos.
Padronize os cortes
Quando as pessoas vão até o açougue para comprar uma determinada peça de carne elas estão procurando um produto específico. Como não é todo mundo que entende tecnicamente sobre cortes de carne, o consumidor, em muitos casos, confia no trabalho do açougueiro e do açougue de uma forma geral. Mas se o cliente chegar em casa e preparar um corte que não é bem aquele esperado, pode ser que ele não volte. Por isso, é fundamental que os açougues padronizem sempre os cortes de uma forma geral, garantindo que as pessoas saibam exatamente o que elas estão levando para casa.