Black Friday: 7 dicas para aproveitar o período e vender mais

Saiba como aproveitar essa importante data comercial.

Publicado em 09/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Com a proximidade da Black Friday, muitos consumidores já estão se preparando para conseguir aproveitar algumas das melhores ofertas que podem surgir no período. Mas, além disso, também existe uma grande preparação do outro lado do balcão, ou seja, de parte dos vendedores e empresários que querem aumentar seu faturamento neste momento.

Black Friday: 7 dicas para aproveitar o período e vender mais

Para quem está começando a empreender, confira algumas dicas para vender mais na Black Friday:

Crie promoções realmente atrativas

Anúncios

O primeiro passo para qualquer empreendedor ou gestor de negócio é realmente olhar para sua realidade, para os seus produtos e serviços e também para os seus clientes, e pensar em formas realmente atrativas de conseguir oferecer promoções que sejam interessantes. De nada adianta apenas investir em uma comunicação da empresa em relação a Black Friday se ela não consegue, de fato, criar promoções atrativas.

Foque no ineditismo das ações

No momento da definição das promoções e dos descontos de uma forma geral, é muito importante que os empreendedores entendam que a Black Friday deve ser tratada como um momento único. Mesmo que sejam feitas outras campanhas promocionais ao longo do ano, o que realmente deve ser feito para que a empresa tenha um bom fluxo de caixa, é importante que algumas ações realmente sejam reconhecidas como inéditas e exclusivas para a Black Friday.

Em um primeiro momento, as ações devem ser pensadas com foco na oferta de preços mais baratos no dia da Black Friday. Existe também a possibilidade de criar ações que durem mais tempo, que podem ser aplicadas ao longo da última semana do mês de novembro, ou até mesmo ao longo do mês inteiro. Mas diversas pesquisas indicam que os consumidores tendem a procurar recorrentemente as ofertas que são oferecidas no dia da Black Friday, que neste ano de 2023 vai acontecer no dia 24 de novembro.

Reforce seu estoque

Anúncios

Originalmente a Black Friday acabou sendo criada com o objetivo justamente de ajudar o varejo a limpar o seu estoque mais antigo e renovar a oferta de produtos para o período de natal, que é outro momento muito importante para as vendas como um todo. Mas como essa data se tornou muito importante do ponto de vista do volume de vendas, sendo que em alguns casos pode até mesmo se tornar a data de mais vendas do ano, é fundamental reforçar o estoque.

Afinal de contas, nada pior para o consumidor e para a imagem da empresa quando são feitas campanhas e promoções pensando na Black Friday, mas não conseguir entregar no final das contas.

Reforce a tecnologia

Para quem atua não apenas nos pontos físicos como também no ambiente virtual, é muito importante estar preparado para essas datas. Para isso, é muito importante que a empresa revise suas tecnologias disponíveis. No caso de quem vende em sites, é importante preparar a estrutura para suportar um maior número de visitas neste período, por exemplo. Também pode ser interessante reforçar equipes de redes sociais e de atendimento.

Invista em campanhas e anúncios

É muito importante que as pessoas invistam em anúncios e campanhas específicas para este momento de Black Friday. Afinal de contas, grande parte das estratégias de divulgação dependem muito do que é feito dentro do ambiente virtual, como campanhas promocionais para sites de busca e campanhas em redes sociais. Este realmente acaba sendo um momento importante para investir neste tipo de marketing.

Pense em benefícios e condições especiais

Além dos descontos nos preços de vendas dos produtos e serviços, também pode ser muito interessante pensar neste momento da Black Friday como a possibilidade de ter alguns outros benefícios. Este é um tipo de ação promocional que funciona muito bem especialmente para as empresas que vendem serviço ao invés de produtos. Os clientes podem ter condições especiais de parcelamento, aumento de prazo da prestação de serviços, brindes, etc. Tudo isso ajuda a atrair e reter os clientes durante a Black Friday.

Faça uma pesquisa de satisfação

Começar a já preparar a próxima Black Friday também pode ser uma excelente ideia para os empreendedores. Neste caso, uma dica é iniciar uma pesquisa de satisfação junto aos clientes durante o período. Também é importante fazer uma boa análise dos resultados para que eles sirvam como referência para o próximo ano.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.