Carteiras digitais: para que servem e por que aceitar no meu negócio?

Entenda a importância de conseguir receber pagamentos também através desses métodos.

Publicado em 20/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As carteiras digitais fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo. Elas surgiram com o objetivo de tornar mais práticos os pagamentos, utilizando as tecnologias disponíveis nos dispositivos móveis para dispensar a utilização de cartões físicos. Além disso, essas carteiras também acabam facilitando bastante os pagamentos eletrônicos.

Carteiras digitais: para que servem e por que aceitar no meu negócio?
Créditos: Divulgação

De acordo com dados divulgados pela Croma Consultoria, 54% dos brasileiros já usam carteiras digitais, número que chega a 74%$na classe A. E 97% dos consumidores afirmam que pretendem continuar utilizando esse meio de pagamento no futuro.

Anúncios

Mais do que ser importante para os clientes, que podem passar a utilizar de forma mais efetiva e segura seus dispositivos eletrônicos no momento dos pagamentos, é fundamental que os empreendedores também entendam como essa tecnologia funciona e estejam sempre preparados para atender os clientes que já estão utilizando essa tecnologia no seu dia a dia.

Saiba mais sobre as folhas de pagamento e entenda como elas funcionam na prática, especialmente para quem está do outro lado do balcão.

O que é uma carteira digital?

Carteiras digitais basicamente são aplicativos que foram criados com o objetivo de intermediar pagamentos utilizando smartphones e outros dispositivos móveis. Mas, na sua origem, uma carteira digital era um site que concentrava formas alternativas de pagamento e que normalmente era utilizada para transferências eletrônicas a distância.

Anúncios

De uma forma geral, as carteiras digitais permitem que sejam concentradas, em um único local, diferentes formas de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito, contas bancárias e saldo em dinheiro.

Com isso, a ideia é que eles acabem sendo os aplicativos que podem substituir a tradicional carteira física, aquela que a pessoa normalmente abre e encontra diferentes formas de pagamento para uma determinada compra. Diferentemente dos aplicativos de bancos, por exemplo, que normalmente acabam aceitando somente os próprios produtos, a carteira digital reúne uma grande quantidade de soluções.

Como funcionam as carteiras digitais?

Para conseguir oferecer todas as soluções tecnológicas que permitem com que os pagamentos aconteçam de uma forma mais simples e fácil, é necessário utilizar diversas tecnologias diferentes que podem ser encontradas nos dispositivos móveis.

Para permitir que os pagamentos sejam feitos por aproximação, por exemplo, as carteiras utilizam uma tecnologia presente tanto nas maquininhas como nos dispositivos móveis que é o NFC. Esse é um protocolo de troca de informações sem fio, semelhante ao bluetooth, mas que funciona apenas em distâncias muito curtas, para garantir mais segurança para essas operações.

Outra tecnologia que é muito importante para esses sistemas de pagamento digitais é o QR Code. Na verdade esse padrão acabou sendo utilizado nos mais variados segmentos e acabou sendo útil no mercado financeiro digital. O Pix, por exemplo, permite a leitura de QR Code para que os pagamentos sejam feitos com mais facilidade.

Outra tecnologia que também é bastante utilizada, mas essa sendo mais comum no mercado internacional, é chamada MST, uma sigla para Magnetic Secure Transmission, ou Transmissão Magnética Segura. Ela consegue simular o sinal da tarja magnética dos cartões que ainda dependem desse método.

Por que as carteiras digitais são importantes para os negócios?

Negócios de todos os tamanhos que recebem pagamentos diariamente dos seus clientes, especialmente aqueles com um maior volume de transações, devem estar preparados para receber pagamentos das mais variadas fontes, inclusive as carteiras digitais.

Elas ainda trazem algumas vantagens e características interessantes, incluindo:

  • Mais agilidade para os pagamentos: Pagamentos feitos por aproximação podem acabar se tornando muito mais rápidos do que outros métodos. E as pessoas que utilizam seus dispositivos móveis conseguem utilizar esses recursos somente a partir de uma carteira digital;
  • Facilidade de uso: Em um primeiro momento as carteiras digitais podem acabar parecendo complicadas e assustar aquelas pessoas que não estão acostumadas com essas tecnologias no dia a dia. Mas rapidamente é possível aprender a fazer os pagamentos, tornando o processo até mesmo mais fácil do que lembrar a senha do cartão de crédito;
  • Mais segurança: O cartão físico, quando utilizado na modalidade aproximação, acaba conferindo essa velocidade e agilidade nos pagamentos feitos na boca do caixa. Mas eles acabam não sendo muito seguros, dependendo apenas das tecnologias internas das emissoras para identificar pagamentos que não estejam dentro do padrão. Mas no dispositivo móvel, essas transações são mais seguras, já que elas exigem pelo menos um método de verificação, normalmente a biometria.

Como aceitar pagamentos por carteiras digitais?

Hoje em dia basicamente todas as intermediadoras de pagamentos digitais permitem que os clientes utilizem suas carteiras digitais. O pagamento por aproximação, por exemplo, é o mesmo tanto no cartão físico quanto no smartphone. Já a geração de QR Code se tornou padrão, especialmente com o Pix.

Portanto, basta utilizar os serviços das intermediadoras e garantir estar utilizando as versões mais atualizadas das máquinas e dos sistemas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.