Como ganhar dinheiro no YouTube? Conheça recursos e opções

Plataforma segue sendo uma das interessantes para quem deseja monetizar a produção de conteúdo.

Publicado em 28/12/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Hoje em dia, as pessoas que estão focadas na produção de conteúdo para internet possuem inúmeras possibilidades de monetizar e ganhar dinheiro na internet. As principais redes sociais, por exemplo, contam com um programa completo de monetização, garantindo que essas pessoas ganhem dinheiro pelos conteúdos assistidos e acessados pelos outros usuários.

Como ganhar dinheiro no YouTube? Conheça recursos e opções
Créditos: Depositphotos

Mas o YouTube acaba oferecendo algumas das melhores oportunidades de monetização de conteúdo para os criadores. As pessoas estão assistindo cada vez mais esse tipo de conteúdo, incluindo o acesso direto pela televisão, com as pessoas deixando de consumir outros tipos de conteúdos para acompanhar os mais variados canais no serviço do Google.

Anúncios

Para quem está pensando em começar a trabalhar como produtor de conteúdo de vídeos para o YouTube, confira algumas dicas e estratégias para começar a ganhar dinheiro com a monetização do conteúdo.

Quais são os requisitos para monetizar vídeos no YouTube em 2025?

De acordo com as informações que foram divulgadas pela plataforma, para os interessados em começar a trabalhar com produção de vídeos nessa plataforma a partir do próximo ano, as regras seguem sendo as mesmas. Os criadores devem preencher alguns critérios para que a opção de monetização seja liberada.

Os critérios que foram definidos para monetização dos vídeos são os seguintes:

  • Mil inscritos: ter pelo menos 1.000 assinantes em seu canal.
  • Horas de exibição: acumular 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses.
  • Autenticação de dois fatores: ativar a verificação em duas etapas para aumentar a segurança da conta.
  • Conformidade com as diretrizes: não possuir violações ativas das diretrizes da comunidade do YouTube.
Anúncios

A partir do momento que os criadores de conteúdo conseguem atingir os dois primeiros requisitos, eles podem habilitar a autenticação de dois fatores na sua conta. Depois basta seguir as diretrizes da plataforma para garantir que os vídeos sejam monetizados.

Principais formas de ganhar dinheiro no YouTube

Receitas de publicidade

À medida que os vídeos estejam inseridos dentro das regras criadas pela plataforma que permitem a exibição de anúncios, os criadores passam a ser pagos a partir da exibição dos mesmos para a audiência. Existem diversos formatos de propagandas que podem ser habilitadas, incluindo anúncios gráficos, anúncios de vídeos ignoráveis, anúncios que não podem ser pulados, etc.

Todas essas informações, incluindo a quantidade de anúncios exibidos, podem ser acompanhadas no canal do criador.

YouTube Premium

As pessoas que pagam um plano de assinatura premium do YouTube acabam conseguindo acompanhar o conteúdo sem ver os anúncios. Mas isso não retira receita dos criadores. Com base no tempo que os assinantes assistem aos vídeos monetizados, uma parte desses valores é convertida para os criadores, creditados na forma de receita.

Clube de membros

O YouTube conta com uma ferramenta específica para os criadores de conteúdo e para os donos dos canais que permite criar uma área específica para membros e assinantes. Esses membros pagam uma determinada taxa, com a maior parte desse valor sendo repassada diretamente para os membros.

Os criadores de conteúdo podem oferecer uma série de vantagens para esses integrantes, incluindo a possibilidade de os usuários se destacarem com emblemas e emojis personalizados, além da possibilidade de postar vídeos que poderão ser assistidos apenas pelos membros.

Transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo feitas pelos criadores de conteúdo diretamente na plataforma do YouTube também acabam oferecendo algumas oportunidades interessantes para que os donos dos canais ganhem dinheiro com receita extra. Existem alguns recursos que acabam sendo liberados apenas durante esses eventos.

Um deles é o super chat, com um valor definido pelo próprio dono do canal para que as pessoas que estão acompanhando a transmissão enviem mensagens que são destacadas. Uma outra opção é o super sticker, que permite que os usuários consigam um maior destaque no chat.

Promoção de links externos

Os produtores de conteúdo não precisam ficar restritos apenas às campanhas de propaganda promovidas pelo próprio YouTube para ganhar receita no seu canal. Essas pessoas também podem fazer contratos diretos com patrocinadores, permitindo que os valores sejam repassados diretamente aos produtores de vídeo.

Além disso, existem outras ferramentas de marketing e publicidade externas que podem ser utilizadas junto com os vídeos, como as plataformas de afiliados. Nesse caso, os donos dos canais podem promover links para venda de infoprodutos e outros itens, em troca de comissões.

Doações e financiamentos coletivos

Os produtores de conteúdo que conseguem fidelizar uma determinada audiência podem explorar algumas outras formas de receita, como a doação direta de dinheiro. Esses valores podem ser repassados com intermediação do YouTube, mas o Google acaba ficando com uma parte.

Mas existem algumas estratégias interessantes que podem ser exploradas, como pedir que as doações sejam enviadas diretamente para uma conta, através de Pix, por exemplo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.