Como ganhar dinheiro vendendo e-book? Aprenda como iniciar
Ideia pode acabar se tornando uma boa fonte de renda extra.
Para quem está procurando por ideias e inspiração para começar a fazer uma renda extra trabalhando pelo computador ou pelo smartphone, a venda de e-books pode acabar se tornando um mercado interessante de ser explorado. Esse é um tipo de negócio que pode ser iniciado com um investimento muito baixo e com um potencial que apresente tendencia de alta para determinados segmentos.
Mas antes de mais nada, é preciso entender bem o que pode ser considerado como um e-book dentro deste mercado digital. Na prática, é um formato de livro virtual, que pode trazer os mais variados tipos de conteúdos, incluindo ficção, não-ficção, conteúdos educacionais, dentre outros.
O mercado de e-books segue em crescimento a partir de uma série de mudanças no comportamento dos consumidores. Os leitores, há muitos anos, estão deixando de investir no tradicional livro de papel e apostando na leitura em dispositivos eletrônicos, como tablets próprios para esse tipo de atividade (e-readers), tablets convencionais, e até mesmo smartphones e os próprios computadores.
O e-book pode ser distribuído em um formato de arquivo PDF, que geralmente acaba sendo aberto pela maioria dos dispositivos, mas também pode acabar tendo alguns formatos próprios, que permitem que o conteúdo seja formato de tal maneira que deixa ele mais próximo de um livro de verdade.
Como começar a vender e-books?
Para quem deseja começar um negócio de venda de e-books, antes de mais nada será preciso definir o modelo de negócios que será seguido. Basicamente existem dois caminhos: produzir e-books próprios ou vender e-books de terceiros. Em ambos os casos, será preciso entender bem como o mercado de marketing digital funciona e dominar as principais ferramentas disponíveis para venda pela internet.
Como vender e-books de outras pessoas?
Para começar a vender e-books de uma forma mais rápida, pode ser interessante investir na venda daqueles materiais que já existem no mercado e que foram produzidos por outras pessoas.
Para esse modelo de negócios existe a organização de afiliados, nas quais as pessoas vendem produtos digitais em troca de comissões. E a grande maioria destes produtos acabam sendo justamente os livros digitais, com os mais variados tipos de conteúdos.
Existem até mesmo plataformas digitais que fazem todo o processo de intermediação do sistema de vendas, sem que exista a necessidade de um contato próprio com os criadores de conteúdo. Sistemas como o Hotmart são muito fáceis, bastando que o produtos de conteúdo escolha determinados itens que serão revendidos, faça um cadastro e comece a divulgar.
Como começar a vender e-books próprios?
Já para quem deseja explorar o caminho da venda de e-books que sejam completamente autorais, antes de mais nada as pessoas precisam criar o conteúdo que será vendido. Depois disso, elas deverão decidir quais são os principais canais de venda que serão utilizados para que este item chegue até o possível comprador.
Como criar um e-book?
Para criar um material digital, será preciso seguir alguns passos:
- Defina um público-alvo, com a criação de personas que representam os perfis de pessoas para os quais estes materiais serão destinados. Isso será importante não apenas para direcionar o conteúdo como também para criar estratégias de marketing;
- Defina o tema que será abordado, começando pelo tema central e assunto principal, junto com os temas e também com os tópicos que serão abordados ao longo do material;
- Crie uma estrutura, indicando os tópicos e a ordem que eles serão abordados no material, sempre levando em consideração todas as informações que devem estar inclusas e levando em consideração o público que vai receber o e-book;
- Crie o conteúdo;
- Diagrame o material, lembrando sempre que, mesmo que seja um material digital, é muito importante que criar um conteúdo que possa ler facilmente pelas pessoas nos mais variados dispositivos digitais, com foco nas características de um smartphone ou de um tablet onde ele será aberto.
- Revise o material sempre antes de fazer o fechamento e a entrega;
- Granta o registro do conteúdo. O sistema preferencial utilizado no Brasil para e-books é o registro que pode ser feito na Câmara Brasileira do Livro (CBL). A partir disso será possível emitir o ISBN (International Standard Book Number ou Padrão Internacional de Numeração de Livro).