Como iniciar um site de vendas do zero? Confira um guia prático
Conheça estratégias que vão ajudar a estabelecer esse modelo de negócios.
Os sites de venda de produtos estão cada vez mais presentes como oportunidades de negócios para os empreendedores de uma forma geral. Mesmo aquelas empresas que foram criadas a partir de um modelo mais convencional, com pontos de venda físicos, acabam apostando na venda online dos mais variados tipos de produtos e serviços, seja como forma de complementar os negócios ou mesmo como forma principal de contato com os clientes.
Mesmo com muitos sistemas e tecnologias que foram criados para facilitar a criação de sites de vendas online, muitos empreendedores acabam se sentindo perdidos. Em determinados momentos, a tecnologia acaba não sendo o principal dificultador, mas também o próprio modelo de negócios, que deve ser pensado e adaptado pensando nas características da web.
Confira algumas dicas e estratégias que podem acabar ajudando bastante as pessoas interessadas em montar o seu site de vendas do zero.
Escolha um modelo de estoque ou de vendas diretas
Existem alguns modelos de negócios acabaram se estabelecendo no comércio online, sendo que muitos deles estão devidamente estabelecidos e podem ser adaptados para as mais variadas situações. Existem aqueles modelos de negócios que são considerados como mais tradicionais, com as empresas criando um grande estoque de produtos, ajudando a ter mais velocidade no envio e ganhando os clientes nesse aspecto.
Mas esse pode acabar se tornando um modelo de negócios caro, ainda mais para as pessoas que não possuem um grande capital para investimento neste primeiro momento. A internet acaba possibilitando outros métodos de vendas, incluindo o Dropshipping. Nesse modelo de negócios, basicamente o vendedor se concentra nas vendas em si, mas a partir dos estoques de outras lojas ou de outros fornecedores.
Também existem as vendas por encomenda. Esse acaba sendo um modelo de negócios mais interessante para as vendas de produtos que sejam mais customizáveis ou que tenham ainda alguma particularidade na sua produção como um todo.
Tenha um orçamento para os investimentos básicos
Mesmo quando estamos falando de um modelo de negócios online, que normalmente acaba sendo mais barato do que um modelo de negócios tradicional, com pontos de físicos, existem alguns investimentos que precisam ser feitos de forma obrigatória.
Além dos gastos com o estoque em sim, caso seja esse o modelo de negócios escolhido, as pessoas ainda terão que fazer alguns gastos com o processo de formalização da empresa como um todo, incluindo os pagamentos burocráticos e contratação de contador, caso não seja um MEI.
Outros gastos que normalmente acabam sendo feitos também estão relacionados a plataforma de e-commerce, que vai permitir que as pessoas tenham acesso ao sistema de vendas, e também no markeing, que acaba sendo um dos gastos mais importantes para todos os modelos de negócios digitais.
Avalie a possibilidade de vender através de marketplace
Para os empreendedores que desejam reduzir esses gastos iniciais e facilitar o começo das operações de uma forma geral, uma dica é avaliar a possibilidade de começar as vendas utilizando um sistema de marketplace. Hoje em dia existem grandes empresas que oferecem essa estrutura, incluindo algumas das maiores varejistas online do país e do mundo.
A vantagem do Marketplace é justamente permitir que os empreendedores comecem um negócio de uma forma muito mais rápida, sem se preocupar com muitas questões tecnológicas. Além disso, essas empresas também já oferecem os métodos de pagamento para os clientes.
Mas também existem algumas desvantagens nesse modelo de negócios de uma forma geral, incluindo a parte das vendas que deixam de ir para o bolso do empreendedor, uma vez que o marketplace fica com uma parte. Além disso, existem algumas limitações também em relação as ações de marketing que podem ser feitas.
Invista tempo e dinheiro em conteúdo
Todas as estratégias de marketing que são trabalhadas para os modelos de negócios online acabam convergindo para a produção e para a oferta de conteúdo para as pessoas. Mesmo que existam campanhas de marketing que precisam ser feitas com o impulsionamento das redes sociais através das ferramentas pagas acabam dependendo de certos tipos de conteúdo.
Por isso, é muito importante que os empreendedores comecem a pensar em conteúdo desde o primeiro dia desse modelo de negócios. Somente dessa forma as pessoas vão conseguir atrair mas clientes para a sua loja virtual. Esse conteúdo deve ser apresentado em diversos momentos, incluindo a descrição dos itens, os conteúdos para as diferentes etapas de marketing, os blogs e sites que atraem os clientes para a venda de produtos, etc.
Facilite as vendas
Caso o empreendedor escolha um modelo de negócios mais independente, fora do marketplace, é muito importante escolher sistemas que facilitem a compra para o consumidor, especialmente aquelas que contam com as principais formas de pagamento nos dias de hoje, seja nas bandeiras de cartões de crédito, seja aceitando o Pix, que se tornou uma das principais formas de pagamento do Brasil.