Como ser um freelancer produtivo? Confira dicas para render mais no dia a da

Produtividade é muito importante para um freelancer manter um ritmo bom de entregas.

Publicado em 25/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Trabalhar como freelancer pode exigir uma dedicação diferente daquela que normalmente as pessoas exercem em uma atividade profissional como contratado e carteira assinada. A segunda opção normalmente conta com outros tipos de exigência, como chegar no horário, comparecer todos os dias no escritório e ainda ter que fazer entregas de acordo com as exigências do site.

Como ser um freelancer produtivo? Confira dicas para render mais no dia a da

Mas um freelancer acaba tendo mais liberdade para definir quanto tempo ele vai trabalhar ao longo de um dia, bem como o local onde ele vai exercer suas atividades. Mas este profissional acaba dependendo basicamente das suas entregas para garantir o retorno financeiro esperado.

Anúncios

Além disso, o freelancer deve se concentrar em outras necessidades da sua atividade profissional, pois além de entregar o serviço para o qual ele foi contratado, ele ainda precisa se preocupar em conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já fecharam um pedido.

E nem todo mundo consegue lidar bem com essa liberdade de horário e local de trabalho. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para conseguir manter a produtividade. Confira algumas dicas que podem ser úteis e aplicadas no dia a dia:

Mantenha um local específico para o trabalho

Um dos grandes benefícios para quem trabalha como freelancer, na grande maioria dos casos, é a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, pois normalmente essas atividades são feitas com as pessoas precisando apenas de um computador conectado na internet.

Anúncios

Mas é fundamental que o freelancer tenha uma “base” ou um “home office” de verdade, que basicamente será o local onde ele vai trabalhar na grande maioria do tempo. Quando as pessoas trabalham em casa com mais pessoas circulando pelo local, é muito importante separar um canto apenas para o trabalho, com um ambiente tranquilo e que tenha móveis ergonômicos.

Basicamente o freelancer deve tentar recriar as condições mínimas que normalmente seriam encontradas em um escritório para que as atividades profissionais sejam desenvolvidas de uma forma mais focada.

Priorize suas tarefas

Uma outra dificuldade que os profissionais podem sentir, especialmente na transição de trabalho como profissional de carteira assinada para freelancer, é conseguir definir as prioridades para as inúmeras tarefas que surgem. Como mencionado anteriormente, além de fazer os serviços específicos para qual o profissional é contratado, ele ainda precisa dedicar um pouco do tempo do seu dia para uma etapa mais comercial, buscando novos clientes, atendendo os atuais, etc.

Existem algumas metodologias e ferramentas que podem ser aplicadas no dia a dia destes profissionais e que podem acabar sendo muito interessantes para conseguir definir prioridades, como o GTS, que consiste em 5 etapas que ajudam a definir o que deve ser feito:

  • Capturar tudo que está na sua cabeça e colocar no papel;
  • Avaliar o que demanda ação ou não;
  • Organizar em listas de tarefas de acordo com características e prioridades;
  • Refletir para obter uma perspectiva do todo;
  • Executar com significado.

Busque ferramentas que poderão ajudar

O freelancer também deve ir atrás de algumas ferramentas disponíveis que podem ajudar muito no dia a dia das atividades profissionais. Para quem precisa de um fluxo de trabalho mais efetivo, especialmente no trabalho com projetos, serviços como o Trello e o Pipefy podem ser muito uteis para ajudar a organizar a rotina profissional.

Mas também existem ferramentas mais simples que também podem acabar ajudando bastante, como as listas de tarefas que podem ser utilizadas dentro do próprio Gmail. E também existem aqueles profissionais que ainda gostam mais de trabalhar com fermentas físicas, como papel e caneta.

Busque autoconhecimento

Quando estamos no ambiente de trabalho, na grande maioria dos casos, os profissionais acabam não se preocupando muito com questões como autoconhecimentos, pois grande parte das empresas acabam tendo a cultura de exigir que as pessoas se adaptem e sigam as diretrizes definidas pelos superiores. Mas, no caso do freelancer, é muito importante buscar autoconhecimento.

Entender que as pessoas, em muitos casos, possuem momentos do dia em que elas são mais produtivas, pode ajudar a concentrar as tarefas mais complicadas para estes momentos, deixando as mais fáceis para as outras partes do dia a dia.

Também é importante conseguir identificar aquilo que vai fazer com que as pessoas deixem de lado sua concentração. Muitas vezes existem pequenas coisas que acontecem próximo do freelancer que podem tirar sua concentração e impactar negativamente na sua produtividade.

Aproveite os momentos sempre para adiantar serviço

Uma outra diferença muito importante do trabalho dentro de uma empresa para uma atividade autônoma como freelancer é com relação aos imprevistos. Quando o funcionário fica doente, por exemplo, ele consegue colocar um atestado e tirar um ou mais dias de descanso, e a empresa vai precisar decidir o que fazer com as demandas que nãos erão feitas.

Mas, no caso do freelancer, a partir do momento que essa pessoa não trabalha as atividades simplesmente não são feitas. E imprevistos acontecem. Por isso, é muito importante que os profissionais sempre aproveitem os momentos mais tranquilos e dispostos para justamente conseguir adiantar trabalhos e prazos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.