Como vender mais chocolates? Confira dicas para ampliar o negócio

Aproveitar os momentos é uma das principais formas de conseguir vender mais doces.

Publicado em 14/04/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O chocolate acaba sendo uma paixão nacional e mundial. É muito difícil encontrar uma pessoa que não apenas goste do chocolate como também costuma incluí-lo no seu dia a dia e na sua rotina de uma forma geral, seja para o consumo de um docinho ao longo do dia ou como uma sobremesa sempre fácil e disponível.

Como vender mais chocolates? Confira dicas para ampliar o negócio
Créditos: Depositphotos

Uma das principais características do chocolate, em termos de produto disponível para consumo, acaba sendo o fato justamente de existirem diversos tipos de chocolates disponíveis, o que amplia ainda mais a possibilidade de agradar os mais variados tipos de paladares. Por exemplo, os chocolates tradicionais podem ajudar as pessoas que gostam do sabor mais doce, mas existem também os chocolates amargos para quem não gosta muito do sabor excessivo do açúcar.

Anúncios

Com toda essa demanda, o chocolate também acaba se convertendo em uma excelente oportunidade de negócios, uma vez que ele é fácil de ser vendido. Ele também é considerado como um alimento versátil, e a partir dele acaba sendo possível fazer os mais variados tipos de doces e afins.

Existem muitos casos de pessoas que começam a vender os chocolates apenas como uma forma de aproveitar um momento sazonal, como a Páscoa, e decidem continuar vendendo ao longo do ano inteiro, justamente em virtude de toda essa demanda.

Se você está pensando em abrir um negócio focado na venda de chocolates, ou já atua no setor mas deseja vender mais produtos, confira algumas dicas interessantes:

Explore diferentes tipos de pontos físicos

Anúncios

Os pontos físicos ainda são considerados como os ideais para a venda desse tipo de produto, como o chocolate. Afinal de contas, as pessoas ainda acabam comprando esse tipo de alimento muito no impulso, querendo levar e consumir naquele mesmo momento. Apenas em situações como a Páscoa as pessoas acabam se planejando mais.

Mas existem diferentes tipos de pontos de vendas físicos que podem ser explorados por quem deseja vender os seus chocolates. As pessoas que estão começando podem, por exemplo, fazer parcerias com determinados estabelecimentos locais para começar a vender.

Uma outra forma de ampliar a venda de chocolates é participar de feiras e eventos, que acontecem nas mais variadas épocas do ano, mas especialmente em momentos como a Páscoa. Nesses locais, os resultados das vendas normalmente são muito interessantes, justamente pela demanda de clientes concentrados em um mesmo espaço

Tente a venda online

Mas as características do chocolate também não impedem que as pessoas explorem algumas alternativas de vendas online dos seus produtos. Hoje em dia essas ferramentas podem acabar ajudando justamente a encontrar os clientes e consumidores que estão relativamente perto, e que podem receber o seu produto rapidamente.

Utilizar plataformas como Instagram, TikTok e Facebook é muito importante para divulgação. Já o WhatsApp pode ser uma forma de comunicação e de vendas, permitindo que as pessoas tenham acesso aos chocolates mesmo estando um pouco distantes. E os aplicativos de entregas podem ser parceiros importantes justamente como parte da logística.

Varie o mix de produtos

O chocolate pode ser considerado como um alimento base, permitindo que as pessoas criem as mais variadas sobremesas e doces para consumo. Por isso, esse é o tipo de alimento que facilita bastante o empreendedor que deseja ter um mix mais variado, sem a necessidade de investir uma grande quantidade de dinheiro.

Foque no visual dos produtos e presentes

Hoje em dia as pessoas estão muito ligadas no visual. Muitas vezes elas preferem gastar um pouco mais em determinados produtos apenas em função dos seus elementos visuais, seja uma embalagem que seja mais chamativa ou ainda uma opção que possa ser oferecida como presente. Essa pode ser uma forma justamente de agregar valor ao produto, investindo mais na beleza, mas sem nunca esquecer da qualidade do doce em si.

Faça degustações

Algo que costuma agradar e prender muito os clientes de uma forma geral é justamente as ações que permitem que as pessoas consigam experimentar esses doces. Essas ações de degustações normalmente são feitas em pontos físicos e se tornaram uma tradição no mercado de chocolates. Por isso, vale a pena investir.

Aproveite a Páscoa

Independentemente do tipo de chocolate que a pessoa venda, e mesmo quando elas não tenham os ovos de fato, a Páscoa é um período no qual se consome mais chocolate das mais variadas formas. Por isso, é muito importante se preparar para esse momento.

Caso seja um negócio que se mantém ao longo do ano inteiro, pode ser interessante oferecer opções diferentes nesse período. Além disso, apostar em um visual que traga todos os elementos clássicos da Páscoa é uma excelente alternativa, bem como lançar promoções e outras ações comerciais para o período.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.