Como vender pelo Mercado Livre? Entenda como este marketplace funciona.

Sistema oferece uma série de vantagens, especialmente para quem está começando no mundo do empreendedorismo.

Publicado em 03/10/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A internet se tornou um dos principais veículos para vendas dos mais variados tipos de produtos e serviços. Muitas empresas apostam em modelos híbridos, enquanto outras nascem apenas com foco nas vendas de online. As compras virtuais trazem vantagens e desvantagens, que basicamente acabam sendo definidas como características, que fazem com que essa forma de vendas se torne mais ou menos interessante, de acordo com o perfil do empreendedor.

Como vender pelo Mercado Livre? Entenda como este marketplace funciona.

Mas os pequenos empresários que optavam por começar a vender pela internet sempre tiveram uma série de obstáculos que tinham que ser superados. A ideia de que este é um negócio que exige menos investimento do que um ponto comercial físico nem sempre é verdadeira. Afinal de contas, a internet coloca grandes e pequenos, de qualquer lugar do mundo, basicamente competindo no mesmo território.

Anúncios

Para conseguir se destacar e se tornar conhecido, as empresas online precisam investir em diferentes estratégias de marketing, que são técnicas clássicas, mas que acabam sendo adaptadas para o meio digital. Além disso, elas precisam pensar em todo um sistema logístico tecnológico, para manter uma plataforma de vendas online e integrada a um sistema de pagamentos, junto com um sistema logístico de entregas.

Mas hoje em dia existem sistemas que acabam facilitando muito a vida do vendedor, especialmente os pequenos. Os marketplaces acabaram se consolidando no mercado, permitindo que as pequenas empresas ofereçam seus produtos em plataformas globais, que ajudam nas questões que envolvem marketing, pagamentos e logística.

Um dos mais famosas do Brasil é o Mercado Livre. O site, que começou o seu modelo de negócios oferecendo um sistema de leilões online, no qual qualquer pessoa poderia vender qualquer coisa, acabou se consolidando em um espaço virtual completo para empresas de todos os tamanhos e empreendedores de todos os portes.

Anúncios

Saiba mais sobre como funciona o Mercado Livre para vendedores:

Principais vantagens de vender pelo Mercado Livre

Plataforma pronta para uso

Uma das principais vantagens de começar a vender pela internet utilizando um marketplace é justamente contar com uma plataforma pronta para uso. Os clientes não precisam, por exemplo, se preocupar em buscar tecnologias externas para encontrar soluções que permitam a venda online. Tudo está devidamente integrado com o sistema do Mercado Livre.

O sistema do Mercado Livre conta ainda com algumas opções interessantes para personalizar o espaço da loja, sem a necessidade de entender de questões relacionadas a programação e design.

Possibilidade de iniciar com custo zero

O Mercado Livre conta com uma série de possibilidades, incluindo alguns planos pagos que oferecem determinadas vantagens para os seus clientes. Mas é possível começar a vender pelo Mercado Livre com custos praticamente zero para iniciar uma loja virtual, optando pelas opções mais básicas.

Mas, nestes casos, os empreendedores que se tornam clientes do sistema do Mercado Livre terão que investir no marketing digital, para que os consumidores consigam ter acesso aos produtos que serão oferecidos por essa loja.

Sistema de pagamentos simplificado

Para empreendedores que estão começando a trabalhar com vendas pela internet e que não possuem muitos conhecimentos sobre tecnologia de uma forma geral, nem sempre os sistemas de pagamentos são simples de serem integrados. Existem diversas questões de segurança e também de usabilidade para o cliente final que precisam estar funcionando de forma correta.

Para o cliente, o sistema de pagamento para a compra em uma loja parceira funciona basicamente como se ele estivesse fazendo uma compra no Mercado Livre, contando com todos os métodos de pagamentos disponíveis. Mas os empreendedores ainda podem definir, entre todas as possibilidades oferecidas pelo ML, qual será aceita para o seu negócio, já que cada uma delas possui um custo também.

Credibilidade do Mercado Livre

Muitas lojas virtuais que estão começando acabam perdendo oportunidades de negócios justamente em função desta falta de credibilidade, já que a confiança é um dos pilares da compra online, na qual o cliente paga de forma antecipada e ainda precisa aguardar a entrega posterior.

Como a compra sendo feita em uma loja que está dentro do Mercado Livre muitos consumidores acabam se sentindo mais confiáveis para fechar o negócio.

Dicas para vender mais no Mercado Livre

Faça um planejamento estratégico – Antes de mais nada, é muito importante pensar no negócio de uma forma geral, escolhendo aqueles fornecedores que sejam mais adequados ao seu negócio;

Fique de olho no estoque – É muito importante que a empresa garanta o estoque de produtos para que os clientes não corram riscos de ficar sem no momento da compra. O ML também conta com alguns recursos que ajudam nesta gestão;

Invista em tráfego de clientes – Um dos investimentos mais importantes que deve ser feito para vender itens pelo Mercado Livre é no tráfego de clientes. Basicamente são estratégias e ferramentas que permitem com que mais pessoas cheguem até sua loja, aumentando as chances de negócios fechados.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.