Dicas para criar um bom canvas
Ferramentas disponíveis na internet, como a Business Model Canvas podem ajudar a resumir as estratégias e ainda identificar oportunidades.
Diversos escritórios possuem quadros pendurados nas paredes, outros por sua vez, possuem mapas repletos de alfinetes coloridos, e outros optam por telas brancas repletas de avisos e lembretes. Cada vez mais, porém é comum se encontrar nas paredes das sedes de startups o Business Model Canvas, esta que é uma ferramenta simples, interessante e prática para resumir por completo as estratégias de negócios e ainda identificar suas oportunidades.
Como funciona o Business Model Canvas?
Saiba que o Business Model Canvas possui nove blocos, estes que são constituídos de segmentos de clientes, proposta de valor, canais de relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos chave, atividades chave, parceiros chave e estruturas de custos.
Todo o processo é estruturado em uma só tela, de forma bastante interessante e visual, além de objetiva, eles podem dar uma visão completa de todos os aspectos envolvidos na oferta de produtos ou mesmo de serviços.
Ao utilizar o canvas, os empreendedores que estiverem envolvidos na criação de startups poderão desenvolver modelos inovadores, estes que podem garantir que a empresa crie vantagens competitivas desde o começo de suas operações.
Para tirar o máximo de proveito da ferramenta, veja algumas dicas em seguida:
Procure sempre utilizar blocos de adesivos tipo post-it, que permitam que as ideias possam ser adicionadas posteriormente, movidas ou até mesmo descartadas.
O canvas serve como um tipo de ferramenta visual, por este motivo, sempre que for possível, utilize as cores e desenhos para construir uma narrativa que possa ajudar a compreender de forma rápida e precisa seu modelo de negócios.
Além disto, utilize técnicas de brainstorm para gerar o máximo de alternativas possíveis para seu negócio, analise de forma crítica o modelo criado para que possa o refinar depois e o torne enxuto o suficiente para sua implementação.
Procure em cada um dos blocos que formam o Canvas a possibilidade de criar modelos inovadores que possam garantir vantagens competitivas de mercado.
Tudo que não passa de uma série de hipóteses devem ser levadas em conta, por isso não tenha medo de colocar ideias juntamente ao quadro.
Esta é uma tarefa interessante, fácil e até mesmo divertida. É importante porém lembrar-se que a montagem do Canvas é apenas o primeiro passo para criar corretamente o modelo de negócios de sua empresa. Após colocar uma série de hipóteses, estas precisam ser validadas, para isto é fundamental sair do escritório e começar a pesquisar o seu público alvo de negócios.
Trabalhar em grupo também é fundamental
É bastante comum que os empreendedores fiquem apaixonados por suas ideias, e se tornem cada vez menos receptivos a críticas. Apesar disto, a confiança é um dos sinais de que você deve aprender, e a ausência dos pontos de vista certamente irá impedir que você visualize erros no seu Canvas.
Desta forma, procure aproveitar os diversos pontos de vista que as pessoas possam ter sobre suas ideias, bem como seu modelo de negócios em geral. Procure pedir por opiniões de colegas, sócios, familiares ou ainda potenciais clientes com a finalidade de validar e desenvolver da melhor forma possível seu canvas.
Ao utilizar estas dicas para a criação e atualização do seu Business Model Canvas, você irá tornar toda a tarefa dinâmica e divertida, por isso comece o quanto antes a estruturar seus negócios e utilize ainda as dicas que diversos artigos e blogs oferecem na internet para você aprender cada vez mais sobre os novos negócios.
Depois de estudar muito, é recomendado procurar por uma consultoria para estudar seu mercado, e assim posteriormente validar o seu Canvas.