Dropshipping: saiba como ganhar dinheiro com este tipo de negócio.
Entenda como este tipo de serviço funciona no dia a dia.
O Dropshipping é um modelo de negócios que se tornou muito comentado na internet nos últimos tempos justamente por ter surgido dentro deste ambiente online, principalmente a partir das novas demandas consolidadas dos consumidores que compram os mais variados tipos de item online.
A web acabou invertendo muitas lógicas que, até então, eram consideradas como inabaláveis no mundo dos negócios, como a ideia de que para iniciar um modelo de negócios de qualquer tipo no segmento comercial é preciso ter um estoque dos produtos que serão vendidos. Afinal de contas, quem compra quer receber na hora pelo o que está pagando.
Mas, com as compras online se tornando cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores, elas acabaram se acostumando com a ideia de fazer a compra a parti de uma determinada forma de pagamento digital, como o cartão de crédito, e receber o produto apenas dias depois, em alguns casos até meses depois nas compras internacionais.
Por conta disso, na prática, o consumidor que está fazendo a compra quer receber o produto dentro do prazo estabelecido no momento da venda, mas ele não quer saber se o produto em si realmente está na sede física da empresa que está fazendo a venda. E isso criou todo um sistema de logística que, de fato, faz com que os consumidores, muitas vezes, não tenham a menor ideia de onde está vindo o produto encomendado
E neste cenário surge o Dropshipping.
Entenda como funciona o Dropshipping
Este é um modelo de negócios no qual a pessoa pode vender produtos online sem, de fato, ter os produtos em mãos ou no estoque da empresa. Na prática, o que o empreendedor está fazendo é servindo como um intermediador entre as vendas, disponibilizando um determinado anúncio ou uma plataforma que permite com que a venda seja feita, e posteriormente o fornecedor acaba mandando o produto diretamente para quem está comprando.
Mas, para conseguir ganhar dinheiro a partir deste tipo de operação, será preciso utilizar técnicas de majoração de preços para que seja possível fazer uma venda por um preço acima daquele que o fornecedor de fato cobra pelo produto.
Com isso, o processo da compra acaba sendo feito da seguinte forma: O consumidor faz a compra da figura que está se colocando no mercado como drop shipper. Posteriormente, o vendedor encomenda o produto daquele que é considerado como fornecedor. Por último, o fornecedor envia o produto para o consumidor.
Como iniciar um negócio de Dropshipping
Além de ter que pensar em toda uma estratégia de marketing digital que acaba sendo comum para todos os tipos de negócios de vendas online, como a pesquisa de formas de divulgação, a definição de um determinado público-alvo ou de um tipo de produto que será vendido, no caso especifico do Dropshipping será preciso encontrar um bom fornecedor.
Afinal de contas, a base de todo o negócio acaba sendo justamente permitir com que as pessoas consigam revender produtos que são fornecidos por terceiros. Portanto, é preciso encontrar fornecedores dos produtos que possa ter uma margem para colocar o lucro de um terceiro, no caso de Drop shifter.
Mas não basta que o fornecedor ofereça preços interessantes, eles também precisam ser confiáveis em termos em relação a qualidade dos produtos que são vendidos. Ele precisa ter uma boa reputação também diante dos consumidores, já que a partir do momento em que o intermediador entra no negócio ele também se torna responsável pelo produto que está sendo oferecido.
Principais vantagens do Dropshipping
Como modelo de negócio, esta metodologia realmente pode funcionar de uma forma muito interessante para determinadas pessoas que querem trabalhar online. Dentre as principais vantagens, estão:
Ele é relativamente fácil de começar, uma vez que acaba pulando determinados tipos de procedimentos considerados como mais complexos. A estrutura do negócio, na sua forma mais básica, exige basicamente que as pessoas tenham um computador conectado na internet;
Ele também pode ser considerado como de baixo risco, já que os custos costumam ser inerentes apenas ao marketing e a forma de divulgação dos produtos em si;
Estes negócios também possuem uma baixa quantia de custos indiretos, evitando custos que geralmente são altos em negócios comerciais, como de estoque ou de funcionários.