Loja de acessórios para celular: confira dicas para montar um negócio de sucesso

Demanda por este tipo de produto é cada vez maior.

Publicado em 24/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os smartphones se tornaram itens obrigatórios na vida da grande maioria das pessoas. Além de permitir a comunicação entre as pessoas, estes dispositivos acabaram ganhando muita importância em outros aspectos do dia a dia. Por exemplo, atualmente o método de pagamento mais utilizado do Brasil, o Pix, só pode ser realizado por uma pessoa que tenha um smartphone.

Loja de acessórios para celular: confira dicas para montar um negócio de sucesso

Não foi apenas o mercado de vendas dos telefones propriamente dito que cresceu diante desta necessidade. Aqueles estabelecimentos que vendem itens e acessórios que são utilizados junto com os smartphones acabaram crescendo bastante. E a facilidade com que estes itens podem ser importados do exterior nos dias de hoje acabou ajudando a transformar a ideia em uma excelente forma de negócio.

Vale a pena montar uma loja de acessórios de celular?

Anúncios

De acordo com dados publicados em uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem mais smartpthones ativos atualmente no Brasil do que habitantes. E isso acaba fazendo com que o mercado se torne muito interessante para a venda de itens que acabam funcionando como apoio ou suporte para o uso do telefone celular de uma forma geral.

Para quem deseja aproveitar este mercado em crescimento, confira alguns passos importantes que vão ajudar no processo de uma forma geral:

Comece pela formalização

Antes de mais nada, é muito importante começar pela formalização do negócio. Isso vai permitir que a loja emita nota fiscal e certificados de garantia, que são considerados fundamentais para este tipo de item. Os procedimentos podem ser feitos na Junta Comercial de cada cidade, contando com o apoio de um contador, caso seja uma micro ou pequena empresa. Se a formalização for através da figura do MEI, a própria pessoa pode encaminhar o pedido.

Faça um plano de negócios

Anúncios

Mesmo se for começar com uma pequena loja, é fundamental que o negócio já tenha um plano bem estruturado. Isso vai acabar facilitando muito as próximas fases. A ideia é que este projeto já preveja alguns dos principais pontos para que a empresa consiga se manter em funcionamento, incluindo gastos, investimentos, estratégias de marketing, etc.

Pesquise fornecedores

Para este tipo de negócio, encontrar bons fornecedores acaba sendo fundamental. Afinal de contas, não estamos falando da venda de itens que serão feitos localmente. Portanto, os fornecedores vão acabar definindo não apenas a qualidade dos itens que serão vendidos, mas principalmente os valores que poderão ser cobrados.

Lembrando que no caso da importação dos itens, eles devem sempre ser feitos através das vias próprias para isso. Ou seja, as compras não devem ser feitas em nome de pessoa física. Além disso, será preciso respeitar as regras e pagar os devidos impostos. Um contador poderá ajudar no processo. Mas, para quem está começando, pode ser interessante adquirir os itens já através de uma importadora.

Aposte no marketing digital

Este tipo de loja pode acabar aproveitando bastante das características do ambiente digital para a divulgação dos produtos. As redes sociais, nos dias de hoje, acabaram se tornando a principal forma que os consumidores utilizam para encontrar este tipo de estabelecimento.

Por isso, é muito importante que a empresa já tenha uma página própria em algumas das principais redes sociais. Além disso, será fundamental produzir conteúdo de forma esporádica para as mesmas, bem como separar uma verba para gastar com as ferramentas de propagandas pagas dentro de cada uma das redes sociais.

Define um diferencial

Nesta altura do campeonato é muito difícil encontrar um bairro de uma grande e média cidade que não tenha pelo menos uma loja dedicada a venda de acessórios para telefones celulares. Por isso, é muito importante que as pessoas consigam encontrar diferenciais para que seu negócio consiga enfrentar a concorrência.

Este diferencial pode ser buscado das mais variadas formas, mas pode ser interessante fazer uma pesquisa de campo e identificar possíveis carências na região onde a loja vai ser instalada. Uma outra dica é conseguir agregar alguns tipos de serviços junto com venda dos acessórios, que sempre ajuda a trazer mais pessoas para dentro do estabelecimento.

Treine os funcionários

Essas lojas, de uma forma mais abrangente, acabam lidando basicamente com tecnologia. E muitas pessoas ainda possuem dúvidas relacionadas ao funcionamento dos telefones e dos acessórios. Por isso, é muito importante que os funcionários responsáveis pelo atendimento estejam prontos para tirar todas as dúvidas dos clientes, inclusive ajudando eles a encontrar as melhores soluções para suas necessidades.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.