Pirâmide financeira: entenda como este tipo de golpe funciona.

Saiba mais sobre como os negócios desta natureza acabam se apresentando diante das vítimas.

Publicado em 25/04/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um determinado modelo de negócios se tornou tão famoso ao redor do mundo que acabou se tornando conhecido em diversos países e também obrigou os mais diversos governos a se mobilizar para criar regras e leis específicas. Poderia ser apenas mais uma forma lícita das pessoas ganharem dinheiro, mas acabou sendo criminalizado em grande parte do planeta.

Pirâmide financeira: entenda como este tipo de golpe funciona.

O esquema chamado de pirâmide financeira acaba surgindo das mais variadas formas e nos mais variados formatos. E isso faz com que ele se torne muito dinâmico, ou seja, de tempos em tempos surgem novas empresas que oferecem um esquema idêntico, mas apenas com algumas mudanças em relação aos produtos ou serviços que supostamente são ofertados.

Anúncios

E ele também acaba se tornando muito eficiente para angariar vítimas, uma vez que a sua proposta sempre parece ser muito tentadora e costuma encher de esperança especialmente aqueles que estão precisando muito de dinheiro ou que não conseguem encontrar outras formas de se colocar no mercado de trabalho.

O que é pirâmide financeira?

A pirâmide financeira pode ser caracterizada basicamente como um determinado modelo de negócios que se baseia especialmente no recrutamento de pessoas. Mas ele se utiliza de um determinado produto ou serviço que é ofertado para os clientes. Mas, o principal foco do lucro da empresa está justamente no fato de angariar mais pessoas para vendendo algo que se torna apenas uma desculpa.

Mesmo vendendo algum tipo de produto ou serviço, o negócio em si não se sustenta com as vendas destes itens, o que normalmente acontece em qualquer operação comercial. Na verdade, o que acaba mantendo o negócio é a entrada das pessoas, que geralmente pagam uma determinada taxa para entrar na operação.

Anúncios

A partir deste momento, as pessoas que entram são incentivadas a captar novas pessoas, sendo que a primeira vai ficando com parte do valor da taxa de entrada e também das vendas. E assim vai se montando um esquema de pirâmide, com aquelas pessoas que estão acima ganhando rendimentos com os trabalhos de quem estão logo abaixo.

Por que a pirâmide financeira é crime?

No Brasil, basicamente o esquema acaba sendo caracterizado como crime por não ser considerado como uma operação específica de comércio, na qual o lucro acaba vindo através da venda de produtos ou serviços. Além disso, essas empresas são operadas por intermediários não autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O esquema é enquadrado como crime contra a economia popular, sendo enquadrada na Lei 1.521/51 com pena prevista de seis meses a dois anos de detenção e multa. É considerado ato ilícito “obter ou tentar obter ganhos em detrimento de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos”.

Como identificar uma pirâmide financeira?

Existem algumas características que são comuns e que podem ser encontradas geralmente em todos os negócios que são criados dentro desta modalidade de pirâmide financeira. Geralmente são negócios que prometem rentabilidade atraentes, mas oferecem poucos detalhes em relação aos riscos que as pessoas correm quando começam a operar dentro do sistema.

De uma forma geral, essas empresas prometem lucros exorbitantes, retenção e capital investido, promessa de ganho extra com indicação e novos clientes e falta de informação básica tanto sobre a empresa e si como também do produto ou serviço que ela supostamente oferece.

Como o modelo de negócio não é sustentável, uma vez que os clientes não compram os produtos e serviços ofertados e, por conta disso, o único capital que entra é o investido pelas pessoas pagam para trabalhar, chega um determinado momento em que os pagamentos param e, na grande maioria dos casos, as pessoas deixam de receber seus rendimentos.

Tipos de pirâmide financeira

Existem basicamente dois tipos de modelos de negócios no estilo de pirâmide financeira, sendo que todos eles podem acabar sendo enquadrados em um ou em outro, mesmo que prometem vender produtos e serviços completamente diferentes:

Pirâmide financeira clássica: baseado na regra básica de quanto mais pessoas você recrutar, mais dinheiro você ganha.

Esquema Ponzi: nomeada em homenagem ao primeiro golpista a utilizar esse formato (Charles Ponzi). Nesse esquema, os lucros são pagos às pessoas em níveis acima, conforme o dinheiro entra com os novos membros.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.