Pix Cobrança: Entenda o que é e como usar

Ferramenta pode ser muito interessante para quem está interessado em emitir cobranças de uma forma simples e fácil.

Publicado em 14/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Pix é um sistema de pagamentos e transferências que acabou revolucionando a forma como os brasileiros lidam com dinheiro no dia a dia. Se as transações em papel e moeda já vinham sendo reduzidas ao longo dos últimos anos, especialmente em virtude do aumento das possibilidades de pagamentos feitos de forma eletrônica, como os cartões, o Pix acabou reduzindo ainda mais a circulação de dinheiro vivo.

Pix Cobrança: Entenda o que é e como usar
Créditos: Divulgação

Para a grande maioria dos brasileiros, o Pix acabou se tornando uma ferramenta que permite a transferência de valores entre duas contas bancárias eletrônicas. Mas o Pix também já conseguiu se estabelecer como a principal forma de pagamento utilizada pelos brasileiros, justamente com foco nas transações do dia a dia.

Anúncios

Já as empresas também acabaram ganhando diversas ferramentas que permitem que as pessoas consigam pagar pela compra de uma forma muito mais simples e fácil, apontando o seu celular diretamente para uma tela com um QR Code, por exemplo.

Essa ferramenta é o chamado Pix Cobrança, que reúne alguns recursos justamente para facilitar a entrada de valores nas contas das empresas. Entenda melhor o que é e como o Pix Cobrança funciona:

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança é uma ferramenta disponível dentro do ecossistema do Pix, a partir de tecnologias que são disponibilizadas e administradas pelo Banco Central, que permite que as empresas emitam uma determinada ordem de pagamento, mas através do Pix.

Anúncios

Com isso, esse documento, ou ferramenta de sistema, conta com as mais variadas informações que permitem que os pagamentos sejam feitos de forma mais efetiva pelos clientes e consumidores em geral, incluindo data de vencimento, multa e juros.

Com todos esses dados disponíveis dentro de uma determinada emissão de pagamento, o Pix Cobrança acaba se tornando muito parecido com um boleto, por exemplo. Esse, inclusive, também pode ser utilizado pelas empresas emissoras como uma forma de prova dessa transação comercial, caso o pagamento não seja feito e haja necessidade de algum tipo de protesto, com uma ação administrativa, ou processo, com uma ação na justiça.

Principais vantagens e benefícios do Pix Cobrança

Esse sistema de cobranças conta com uma série de vantagens e benefícios, aproveitados especialmente pelas empresas que necessitam fazer essas cobranças no dia a dia. Conheça alguns dos principais:

Segurança – O Banco Central identifica e reconhece todas as informações que constam em uma emissão de pagamento utilizando o sistema do Pix. Com isso, as empresas acabam conseguindo ter uma certa segurança para fazer essa cobrança, inclusive para buscar os pagamentos utilizando outros métodos, caso o mesmo não seja feito;

QR Code único – Diferentemente do pagamento feito com QR Code, no qual os pagantes ainda precisam preencher, de forma manual, no seu dispositivo eletrônico, todos os dados referentes ao pagamento em si, incluindo o valor que será transferido e também a data de vencimento, o QR Code único permite que as empresas tenham controle dessas informações, com o cliente apenas tendo a preocupação de fazer o pagamento;

Identificação simplificada – O sistema do Pix conta com uma série de ferramentas que permitem que as pessoas tenham acesso a uma identificação simplificada dos pagamentos que são realizados. Além disso, o ecossistema do Pix pode ser facilmente integrado a outros sistemas, permitindo que as empresas consigam acompanhar os pagamentos que vão sendo feitos de uma forma muito mais simples;

Opção alinhada aos clientes – Hoje em dia, grande parte dos clientes preferem fazer os seus pagamentos utilizando o Pix, e as empresas que não oferecem essa possibilidade podem, até mesmo, perder oportunidades de negócios.

Pix Cobrança é melhor do que boleto?

O Pix Cobrança é uma ferramenta que, até um certo ponto, se assemelha bastante com o boleto e com todo esse sistema de cobrança que permite que os sistemas bancários identifiquem os pagamentos que são feitos utilizando esses documentos. Mas o Pix acaba trazendo algumas vantagens, características que estão alinhadas com o comportamento moderno dos consumidores em relação aos pagamentos.

Antes de mais nada, o boleto ainda é um documento que pode demorar alguns dias para ser compensado. Mesmo que o sistema de pagamentos desse tipo de documento esteja mais moderno, inclusive conseguindo confirmar a operação no mesmo dia, em determinados casos, essa confirmação no Pix acontece de forma instantânea.

Com isso, as empresas conseguem integrar a solução tanto para os pagamentos que podem ser feitos em um período maior a partir da emissão, como também nas ocasiões nas quais as pessoas realmente precisam dessa confirmação no mesmo momento, para que a empresa consiga ter acesso a um produto ou serviço.

As empresas pagam para ter acesso ao Pix Cobrança?

O Pix Cobrança pode ser cobrado das empresas, diferentemente do Pix convencional, que não envolve nenhuma cobrança para as pessoas físicas. Cada instituição financeira pode escolher as taxas aplicadas para esse tipo de transação.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.