Plano de negócios: saiba como montar um simples para pequenas empresas
Confira algumas dicas para criar um bom roteiro para iniciar bem o negócio.
O plano de negócios pode ser considerado como um roteiro que vai guiar o empreendedor ao longo da sua jornada para criar uma empresa. É uma ferramenta que faz parte da etapa de planejamento que muitos brasileiros ainda pulam, pelos mais variados motivos. Mas um dos principais é o fato de que muitas pessoas acabam empreendendo por necessidade, o que acaba não dando muito tempo para teoria e faz com que iniciantes se joguem na prática.
Mas também este acaba sendo um dos principais motivos que fazem com que os negócios simplesmente não consigam ir para frente. Ao iniciar uma empresa sem passar pela etapa de planejamento, existem muitas chances do empreendedor não estar devidamente preparado para os problemas que vão surgir pelo caminho.,
Diferentemente do que muitos pensam, um plano de negócios não é algo que deve ser feito apenas para quem está pensando em uma grande empresa. Até mesmo pequenos negócios podem ter planos de negócios, e essa ferramenta, além de ajudar no dia a dia, também pode acabar se tornando um cartão de visitas para conseguir apoio, financiamentos, parcerias e até mesmo sócios.
Para criar o seu, confira 5 pontos essenciais que devem ser contemplados no documento:
Sumário executivo
Essa etapa pode ser considerada como a descrição do negócio de uma forma geral, para que as pessoas que estão de fora consigam entender o que você quer fazer. Comece com os principais pontos da empresa, o que você vai fazer e vender, a forma como isso será feito, qual a sua missão e também os valores do negócio.
Nesta etapa, também é importante identificar se o negócio terá sócios ou não. Também é preciso indicar qual será o enquadramento tributário que a empresa será enquadrada, podendo ser um MEI, um uma empresa no Simples ou ainda outros tipos que podem ser conhecidas através da ajuda de um contador.
Análise de mercado
Nesta etapa os empreendedores devem parar de olhar apenas para dentro e começar a enxergar o que está acontecendo ao redor. Além de definir o público-alvo dos seus produtos ou serviços, é fundamental que os empresários comecem a pensar sobre a concorrência e como ela poderá ser enfrentada, pensando em diferenciais do seu negócio.
Neste momento, também será importante definir a forma como os preços dos produtos e serviços serão definidos, além de identificar a cadeia de fornecedores e possíveis parceiros
Plano de marketing
O marketing nada mais é do que o conjunto de medidas e atividades que serão desempenhadas pela empresa com o objetivo de fazer com que o produto e serviço chegue até o cliente e seja efetivamente comprado. Para os iniciantes, é indicado seguir um conceito considerado clássico neste segmento, que são os “4Ps” – Produto, Preço, Praça (local onde o produto será vendido) e Promoção (como ele será ofertado).
Cada um destes pontos deve ter uma descrição do que será feito, de preferência com os custos envolvidos. Por exemplo, se as pessoas querem criar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio, devem indicar a forma como isso será feito e o orçamento.
Plano operacional
Essa parte deve descrever como o negócio vai funcionar no dia a dia. Neste momento será preciso definir, por exemplo, se a empresa precisará de um espaço físico, de máquinas ou equipamentos, a capacidade e o tamanho do local, a quantidade de pessoas que deverão trabalhar para conseguir entregar o que a empresa se propõe, etc.
Também é preciso, neste momento, definir os processos operacionais do negócio como um todo, que é basicamente a criação e rotinas para cada momento do negócio, como cadastro de clientes, vendas, forma de atendimento no pós-venda, etc.
Plano financeiro
Por último, com base em tudo o que consta nos pontos anteriores, será preciso fazer contas para entender qual será o investimento necessário para que o negócio comece a rodar. Também deverá ser prevista a quantidade de capital de giro para a empresa, bem como as estimativas de faturamento do negócio como um todo.
Como muitos empreendedores iniciantes acabam tendo dificuldade nestes pontos financeiros, pode ser interessante contar coma a ajuda de profissionais contadores ou ainda de entidades que apoiam os empreendedores, como o Sebrae.