Seguro Delivery: entenda mais essa opção oferecida pelas seguradoras.
Opção está crescendo no mercado de apólices diante do aumento do mercado de entregas.
O mercado das seguradoras precisa estar sempre de olho nos movimentos da sociedade e nas demandas que surgem o tempo. Por exemplo, o mercado de entrega de comida começou a surgir a partir do momento que o telefone se tornou mais popular, sendo que no Brasil a oferta se iniciou de uma forma mais expandida a partir da 2ª metade da década de 90. Com o passar do tempo, a quantidade de empresas que começaram a oferecer comida entregue em casa, com os pedidos sendo feitos pelo telefone aumentou.
Mas nada se compara com o surgimento de uma verdadeira revolução na indústria com os aplicativos de pedido de comida, comparado com o que o Uber fez no meio do transporte individual. As pessoas passaram a ter na tela do seu telefone uma infinidade de opções que podem ser pedidas apenas com alguns cliques. Por outro lado, também foi criada uma indústria de serviço, que é a dos entregadores que trabalham de forma autônoma.
Mas, a partir da grande quantidade de motos e outros tipos de veículos de transporte circulando pelas ruas das cidades carregando os mais variados tipos de itens, que não são apenas comida pronta, surgiu justamente uma demanda crescente que é garantir a segurança destes itens que estão na rua durante o trajeto entre a empresa que fez a venda e o consumidor que fez e encomenda.
Com isso, um tipo de apólice começou a se tornar cada vez mais famosa dentro das empresas seguradoras que está sendo chamada de seguro delivery.
Números justificam criação de seguro
Além dos perigos para os consumidores que surgiram a partir do crescimento deste tipo de atividade, com a aplicação de uma série de golpes de falsos entregadores que se passam pelos profissionais dos principais aplicativos que tentam ficar com pagamentos indevidos ou até mesmo invadir a propriedade das pessoas, os profissionais entregadores também correm riscos.
De acordo com números que foram divulgados no Estado de São Paulo, até setembro do ano de 2022 haviam sido registrados oficialmente, ou seja, através de um boletim de ocorrência, 4.725 roubos de cargas. Com isso, levando em consideração o período que foi analisado, os dados apontavam basicamente para um roubo a cada hora e meia, incluindo ocorrências que acontecem tanto nas rodovias como também na região metropolitana.
Como funciona o Seguro Delivery
Atualmente as empresas seguradoras que estão oferecendo uma apólice focada neste segmento acaba tratando o Delivery como um item adicional dentro de apólices empresariais, que costumam oferecer uma série de coberturas para outros tipos de sinistros que podem acabar acontecendo no dia a dia de um negócio.
Nas apólices que estão sendo desenhadas diante deste tipo de demanda, a cobertura garante o ressarcimento de danos causados às mercadorias seguradas fora do estabelecimento segurado, exclusivamente durante o percurso de entrega para o cliente final, realizada por veículo transportador em decorrência de: acidente com o veículo transportador, exclusivamente por colisão, queda, incêndio ou roubo; e subtração da mercadoria mediante ameaça direta ou emprego de violência contra o responsável pela entrega.
Para definir melhor o tipo de item que pode ser coberto com este tipo cobertura, entende-se como mercadorias seguradas tudo que for inerente à atividade da empresa, que saírem do local de risco e estiverem sendo transportados para entrega ou logística reversa. É importante destacar que o percurso está limitado a 100km, considerando a rota total programada.
Assim como acontece com toda apólice de seguro, existem determinadas situações que acabam excluindo o direito ao seguro, como danos causados a mercadorias sem que haja acidente com o veículo transportador; danos causados à mercadoria durante a carga e descarga; bem como a bens ou mercadorias quando a finalidade da entrega não for exclusivamente delivery ou logística reversa, entre outros.