YouTube: Confira formas de ganhar dinheiro na plataforma em 2023

Site ainda oferece boas oportunidades para quem trabalha com produção de conteúdo.

Publicado em 16/03/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O YouTube se tornou uma das principais formas de produtores de conteúdo ganharem dinheiro na internet, uma vez que nos dias de hoje o conteúdo que acaba sendo mais consumido por quem navega na internet é justamente o vídeo, mesmo que conteúdos de texto e de áudio também tenham um bom público em termos de audiência.

YouTube: Confira formas de ganhar dinheiro na plataforma em 2023

A audiência da plataforma aumentou ainda mais nos anos de pandemia, quando os usuários passaram a ficar mais tempo em casa e fez com que muitos que ainda não estavam acostumados com o tipo de conteúdo que poderia ser encontrado no site conseguisse, em determinados casos, até mesmo substituir a programação tradicional da televisão, por exemplo.

Anúncios

E essa demanda por audiência pode ser conferida para os mais variados tipos de conteúdo que podem ser criados. Existem as lives, existem os videovasts, existem os que possuem um conteúdo mais sério e jornalístico, etc. E, diante de tudo isso, as pessoas podem criar diferente conteúdos e aproveitar diferentes formas de ganhar dinheiro nesta plataforma.

Saia como começar a ganhar dinheiro produzindo conteúdos em vídeo:

Monetizando o canal

A monetização do canal, utilizando a ferramenta oficial do YouTube, é o primeiro passo para conseguir de fato começar a ganhar dinheiro nesta plataforma. Mas, para isso, será preciso seguir uma série de regras, incluindo ter um canal com uma determinada quantidade de inscritos e de visualizações. Além disso, todo o conteúdo postado será analisado, para que o YouTube saiba se realmente eles não ferem nenhum tipo de regra da plataforma.

Anúncios privados dentro dos vídeos

Anúncios

Uma outra forma de ganhar dinheiro com os vídeos no YouTube sem que a pessoa realmente tenha que ter um canal já aprovado e monetizado é justamente vender espaços comerciais dentro do vídeo. Neste caso, as parcerias são fechadas diretamente pelo produtor de conteúdo e a empresa ou marca que desse anunciar. Mesmo este tipo de vídeo precisa seguir algumas regras dentro da plataforma, como a indicação de que existe parceria paga naquele conteúdo. Além disso, pode ser um pouco mais complicado com parceiras que expiram, uma vez que o produtor teria que retirar o vídeo original do ar, editar para cortar a parte da propaganda e subir um novo vídeo na plataforma.

Divulgação de links para campanhas patrocinadas

Além das propagandas que aparecem diretamente no vídeo, uma outra forma de anunciar diretamente é se utilizar dos campos de descrição e também dos cards para divulgar determinados links de campanhas patrocinadas ou de afiliados. Estes links podem ser editados de uma forma muito mais fácil, sem que a pessoa tenha que de fato remover o vídeo do ar. Os links também podem ser editados, caso o usuário tenha que mudar o endereço de destino, por exemplo.

Criar um clube de membros

O YouTube, nos últimos anos, disponibilizou algumas ferramentas novas que possuem como principal objetivo realmente oferecer novas possibilidades para que os criadores de conteúdo ganhem dinheiro. Uma dessas formas é o clube de membros. Nele, é possível criar uma espécie de plano de assinatura, no qual as pessoas assinam e possuem acesso a determinados tipos de conteúdos e de benefícios próprios. Os pagamentos são feitos diretamente através dos próprios métodos de pagamento do Google, sendo que a plataforma acaba ficando com uma parte.

Super Chat e Super Sticker

Para quem deseja apostar nas lives como conteúdo principal do seu canal de vídeo, existem algumas outras ferramentas também muito interessantes e que permitem com que os usuários consigam um determinado destaque nos comentários. O Super Chat e o Super Sicker são recursos que podem ser ativados no momento em que o canal começa uma live, sendo que os produtores de conteúdo podem definir os valores que serão cobrados por cada um destes benefícios. Para os espectadores, quando eles fazem o pagamento acabam ganhando estes elementos que destacam eles na transmissão.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.