4 opções de bancos que oferecem financiamento estudantil
Saiba como buscar alternativas para quem não conseguiu o financiamento do governo.
Fazer ensino superior é o sonho de muita gente, mas conseguir uma vaga nas universidades públicas nem sempre acaba sendo uma tarefa muito fácil. Além de exigir que os candidatos se preparem muito para as provas, especialmente em virtude da concorrência, ainda existem alguns outros obstáculos, como determinados cursos que oferecem vagas apenas durante o dia e que acabam impedindo a pessoa de trabalhar.
Por isso boa parte dos brasileiros acabam buscando as instituições de ensino privadas para fazer sua faculdade. Mas, para conseguir pagar as mensalidades, que costumam ser bem elevadas quando comparadas com os rendimentos médios dos brasileiros, o financiamento acaba tendo que ser a alternativa para se manter em dia e conseguir fazer um número mínimo de disciplinas do curso.
O programa de financiamento mais conhecido no Brasil é o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Mas, nos últimos anos, o governo acabou mudando as regras de acesso a este tipo de financiamento. Agora, os estudantes precisam obrigatoriamente passar por pelo menos uma edição da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, suas notas acabam sendo utilizadas em um sistema de classificação, uma vez que a quantidade de vagas é limitada.
Mas existem algumas alternativas que podem ser buscadas também na iniciativa privada para a obtenção de financiamento estudantil.
Como funciona o financiamento estudantil?
Este tipo de financiamento não deixa de funcionar basicamente como uma linha de crédito convencional, assim como as pessoas solicitam quando querem comprar um automóvel, ou um imóvel, por exemplo. Mas, no caso do financiamento estudantil, essa linha de crédito conta com algumas particularidades.
Antes de mais nada, o que é mais comum ao se obter um financiamento é começar a pagar logo na sequência as parcelas. No caso do financiamento estudantil, o do crédito vai sendo liberado semestralmente, a partir da mensalidade do aluno para quele período, diretamente para a Universidade. E este valor vai sendo acumulado, gerando juros, durante o todo o período de uso.
Para cada semestre, existe um processo de renovação, que deve ser feito junto a instituição, uma vez que os valores das mensalidades podem mudar. Ao final do curso, quando o aluno se forma, ou a partir do momento em que o estudante não renova o seu financiamento semestral, o que caracteriza como uma desistência do curso, o valor total acaba sendo parcelado em um determinado número de parcelas para que o estudante vá pagando.
Confira alguns bancos que oferecem opções de financiamento estudantil:
Credi Universidade Santander
Linha de crédito oferecida pelo banco Santander para os estudantes universitários. De acordo com a proposta atual oferecida pelo banco, o valor máximo é de até R$ 2 mil para pagamento das mensalidades. Os estudantes precisam ser correntista do banco e também ter renda comprovada. O financiamento pode ser pago em até 36 meses e as parcelas.
Financiamento estudantil Itaú
O Itaú atualmente é parceiro do programa de crédito PraValer, sendo que todo o procedimento de inscrição acaba sendo feito diretamente pelo site deste programa. Os estudantes já precisam estar matriculados na Universidade e precisam ainda de um fiador para conseguir ter aceso ao financiamento completo do curso.
Crédito Universitário Bradesco
O banco Bradesco também conta com uma linha de crédito que permite que o estudante financie até 100% do valor da mensalidade do curso. Mas é importante verificar se a universidade escolhida pelo aluno é uma das instituições que estão devidamente cadastradas como parceiras do banco. Também é preciso verificar a taxa de juros cobrada, que também varia de acordo com o convênio do banco com a Universidade.
Financiamento estudantil BV
Mais um banco que também decidiu migrar sua linha de crédito para o programa PraValer, que acaba sendo o responsável por fazer toda a análise das informações dos candidatos e confirmar se ele realmente está apto para solicitar a linha de crédito. Não é preciso ter conta no banco, pois todo o processo de contratação e também de validação do mesmo também fica a critério do sistema PraValer.