Como conseguir empréstimo BNDES para a minha empresa?

Saiba como aproveitar essas linhas de crédito com as melhores opções.

Publicado em 09/04/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um dos pilares de qualquer negócio é o dinheiro necessário não apenas para manter uma determinada operação como também para conseguir ampliar as operações. A grande maioria das empresas, independentemente do seu tamanho, acaba, em algum momento da sua existência, tomando algum tipo de empréstimo.

Como conseguir empréstimo BNDES para a minha empresa?
Créditos: Divulgação

Existem diversas iniciativas e políticas criadas pelo governo justamente para permitir que as empresas tenham acesso às linhas de crédito, uma vez que, ao investir, essas empresas contribuem para a economia de uma forma geral, abrindo mais postos de trabalho, atendendo as demandas dos clientes e criando uma economia paralela ao seu redor.

Anúncios

Os bancos comerciais oferecem diversas linhas de crédito para os seus clientes de uma forma geral, tanto pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas. Mas existe uma instituição específica criada justamente para fomentar os negócios de uma forma geral: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.

Essa instituição acaba tendo suas atividades supervisionadas diretamente pelo Ministério da Economia, além de ter o Governo Federal como regulador de suas atividades através do Ministério da Fazenda. O foco de todas as atividades da instituição financeira é promover a economia do país.

Muitas pessoas acreditam que apenas grandes empresas podem buscar créditos junto ao BNDES, mas até mesmo pequenas empresas podem acabar conseguindo um empréstimo.

Quais são os pré-requisitos para pedir empréstimo no BNDES?

Anúncios

Antes de mais nada, esses empréstimos podem ser solicitados por qualquer empresa que esteja devidamente registrada e com o seu CNPJ ativo. Além disso, elas não podem ter qualquer tipo de pendência financeira junto à União. Em termos de documentos, os mais comuns para iniciar uma solicitação de crédito são os seguintes:

  • Certidão Negativa de Débito ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União
  • Certificado de Regularidade do FGTS
  • Inexistência de apontamentos no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin)
  • Ausência de inclusão na listagem de trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego.

Como pedir empréstimo junto ao BNDES?

Atualmente o processo pode ser feito de duas formas. A primeira delas, que acaba sendo a mais comum, é a indireta. Nesse caso, a empresa busca um intermediador, que acaba atuando como uma ponte entre o empresário e esse banco de desenvolvimento, justamente com o objetivo de ajudar no processo.

Existe ainda a possibilidade de solicitar diretamente o crédito. Na maioria dos casos, as empresas que conseguem esse dinheiro diretamente com o BNDES acabam acessando os valores através de algum dos projetos registrados no Finem. Além disso, essas solicitações normalmente são de valores superiores a R$ 20 milhões.

Como pedir empréstimo ao BNDES?

Para as solicitações feitas através de um intermediador, o empresário também pode acabar fazendo essa solicitação através de um canal próprio disponível na empresa e que atualmente também está disponível na internet. Para conseguir o crédito, os passos normalmente são os seguintes:

Tudo começa pelo registro oficial de uma solicitação, que pode ser feito diretamente através do Canal do Desenvolvedor MPME;

Depois que o registro for feito, com o envio de todos os documentos que forem solicitados, os empreendedores deverão aguardar um prazo que será informado no momento da finalização do pedido, para análise. Nesse momento as pessoas poderão obter, como resposta, o encaminhamento ou não da proposta para um determinado agente financeiro;

Caso a proposta seja encaminhada para um agente financeiro, esse também vai fazer uma nova análise, dessa vez mais minuciosa. Nesse momento, o empreendedor também pode receber tanto uma resposta positiva quanto negativa;

Em caso de continuidade do processo, começa uma negociação em relação à possibilidade de finalizar os detalhes do contrato, incluindo questões relacionadas a taxas de juros e também às possíveis garantias que podem ser solicitadas da empresa para que esse crédito seja liberado;

Definido todos os detalhes, o contrato poderá ser assinado e o crédito será liberado.

Quanto tempo demora para o BNDES liberar o dinheiro?

Essa é uma questão que deve ser levada em consideração. O BNDES não é a instituição mais adequada para solicitar empréstimos quando a empresa está precisando de dinheiro de forma urgente. Os prazos para liberação dos valores podem variar bastante, inclusive com o dinheiro demorando para chegar até a conta do empresário.

Nem mesmo o próprio BNDES coloca uma estimativa de tempo para que esse dinheiro seja efetivamente liberado para o empresário. Já quando o processo chega aos bancos, que são os agentes financeiros que atuam como intermediários, normalmente o prazo pode chegar a 180 dias, sendo 60 dias para cada etapa do processo (apresentação ao agente financeiro, visualização e análise).

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.