Como financiar uma moto? Confira dicas e cuidados

Saiba como funciona o processo de financiamento de motos para conseguir pagar parcelado pela compra.

Publicado em 23/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Na hora de comprar um bem de maior valor agregado, como uma moto, muitas pessoas acabam optando pelo método de financiamento. Apesar de ser a opção mais cara em termos de valor final que será pago, é a forma como muitos brasileiros conseguem garantir que a parcela caiba no seu orçamento, ao mesmo tempo que já acabam garantindo a utilização do bem em questão.

Como financiar uma moto? Confira dicas e cuidados
Créditos: Divulgação

As motos acabaram se tornando o principal meio de locomoção comprado pelas pessoas no Brasil. Com os preços dos carros muito elevados, aliado ao crescimento de oportunidades de trabalho com entregas que a moto proporciona, essa acaba se tornando a opção mais interessante para deslocamentos dentro das grandes cidades.

Anúncios

Mesmo com um valor muito mais barato do que um carro, na comparação direta de modelos novos e populares, essa ainda é considerada uma operação financeira considerável. Por conta disso, a opção de financiamento surge como a mais interessante para que o cliente possa começar a usar a moto rapidamente e, ao mesmo tempo, ir pagando as prestações.

Saiba como funciona o financiamento de motos no Brasil e confira algumas dicas e cuidados que precisam ser tomados.

Como funciona o financiamento de moto?

O financiamento de moto funciona basicamente como qualquer outra opção de financiamento. O cliente procura pela moto do seu interesse e depois busca um agente financeiro que vai garantir o pagamento junto ao vendedor. O consumidor assume a dívida junto a essa instituição financeira e, durante todo o prazo do contrato, a moto fica alienada, ou seja, pode ser resgatada pelo banco caso o financiamento não seja pago.

Anúncios

Hoje em dia, esse é um processo que acontece de uma forma muito mais rápida e simples. Mesmo que ainda existam alguns procedimentos burocráticos que devem ser realizados, normalmente esse tipo de contratação está muito mais ágil. Mas ainda depende de uma análise do perfil financeiro do cliente.

Quais são os requisitos para financiar uma moto?

O requisito básico para que uma pessoa possa financiar qualquer coisa no Brasil, incluindo uma moto, é que ela seja maior de idade. Depois disso, existem os critérios que são levados em consideração pela empresa para reduzir o risco do negócio, isto é, para que seja possível aumentar a garantia de que esses pagamentos, de fato, vão acontecer.

Para comprovar essas condições, existem alguns documentos que acabam sendo solicitados no momento do envio da proposta de financiamento. Para identificação dos compradores, por exemplo, normalmente é solicitado um documento oficial de identidade com foto e um comprovante de residência.

Além disso, para comprovação de renda, as empresas solicitam que os compradores apresentem algum documento que comprove que possuem uma renda recorrente, como contracheque ou semelhante, e também a sua situação junto aos birôs de crédito, como o score do Serasa. Esse último, normalmente, elas mesmas fazem a consulta.

Já da parte do vendedor, é necessário apresentar a documentação do veículo que está sendo vendido. Isso normalmente acaba sendo feito em um contato direto entre a empresa que faz a venda e a instituição financeira.

Como acontece o pagamento de uma moto financiada?

Existem diferentes planos de financiamento disponíveis no mercado financeiro brasileiro atualmente. No caso das motos, que possuem um valor mais acessível do que um veículo, esses planos costumam ser mais maleáveis, adaptando-se de acordo com as necessidades do cliente.

Muitos financiamentos acabam exigindo, por exemplo, um valor de entrada. Esse valor é pago no momento da contratação e varia de acordo com o percentual definido sobre o valor do bem. No caso das motos, normalmente essa entrada fica entre 10% e 30% do valor total.

Mas existem planos de financiamento de motos que não exigem esse pagamento de entrada ou ainda parcelam esse valor utilizando outras formas de pagamento, como o cartão de crédito. O restante do valor será financiado, em parcelas normalmente iguais, ao longo do período do contrato.

Cuidados antes de financiar uma moto

  • Verifique o valor de financiamento liberado – normalmente, os bancos e as financeiras liberam um valor de financiamento cuja parcela esteja de acordo com a renda informada. Caso a renda não seja muito alta, será preciso aumentar o valor da entrada;
  • Cuidado com os juros – os juros serão cobrados sobre o valor financiado e levam em consideração o tempo de contrato. Quanto mais alto o valor do crédito e mais tempo para pagar, mais cara a moto vai sair no final;
  • Fique de olho no endividamento – planos que permitem financiar 100% da moto ou então utilizar um cartão de crédito para parcelar a entrada podem ser interessantes para quem não tem dinheiro no momento, mas podem acabar se tornando onerosos no orçamento mensal.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.