Como funciona o empréstimo P2P? Conheça algumas vantagens dessa operação financeira
Entenda como pode ser possível pedir empréstimos diretamente para outros investidores.
Existem diversas modalidades de empréstimos que estão disponíveis no mercado brasileiro. Alguns deles podem ser acessados pelas pessoas físicas de uma forma geral, enquanto que outras acabam sendo mais direcionadas para as empresas, com o objetivo de financiar não apenas o negócio em si, mas também ajudar a economia de uma forma geral.

Normalmente os empréstimos podem ser obtidos a partir do momento que o cliente faz uma busca direta junto aos bancos ou às instituições financeiras de uma forma geral. Mas também existem outras formas de buscar dinheiro no mercado. Uma delas é chamada P2P, uma sigla em inglês que significa “peer-to-peer”.
Entenda como essa modalidade de empréstimo funciona e quais são as suas principais vantagens e diferenças para outros tipos de empréstimos.
O que é o empréstimo P2P?
Nessa modalidade de empréstimo, as pessoas ou as empresas que estão buscando dinheiro no mercado podem recorrer diretamente aos investidores, ao invés de seguir o caminho tradicional, como fazer uma solicitação aos bancos ou às instituições financeiras que normalmente liberam o dinheiro.
Mas a ideia é um sistema que permite que as pessoas consigam encontrar essas oportunidades de uma forma muito mais simples e fácil. As transações acontecem através de uma plataforma digital que consegue conectar essas duas partes envolvidas na negociação, que é a pessoa que está precisando de dinheiro e aquele investidor que possui o dinheiro que pode ser emprestado em troca de juros.
A principal diferença desse tipo de empréstimo quando comparado com outras linhas de crédito é justamente a eliminação do intermediário nesse processo, que acaba sendo o banco.
Como funciona um empréstimo P2P?
Esses empréstimos acontecem a partir de plataformas digitais que são devidamente regulamentadas pelo Banco Central para permitir esse tipo de operação de uma forma muito mais segura para todas as partes envolvidas.
Para ter acesso à plataforma, os interessados devem fazer sua inscrição em um dos sistemas que estão disponíveis para esse tipo de transação. Depois disso, a plataforma faz uma análise do perfil do interessado com base em seus históricos de crédito. Elas normalmente utilizam dados que estão disponíveis nos birôs de crédito, como SPC, Serasa, dentre outros.
Depois que o cadastro for aprovado, os interessados que estão buscando dinheiro definem um valor que eles precisam e também o prazo ideal para pagamento desse empréstimo. A solicitação fica disponível para os investidores que estão cadastrados na plataforma, que podem escolher entre financiar parte do pedido ou fornecer o dinheiro total que está sendo pedido.
A taxa de juros que será cobrada nessa operação acaba sendo resultado de um leilão com concorrência entre os próprios investidores, que fazem as ofertas com as taxas que estão dispostos a cobrar. O interessado no empréstimo também pode analisar as diferentes propostas que podem ser recebidas, para somente então aceitar o negócio.
Quais são as vantagens de fazer um empréstimo P2P?
Juros mais baixos
Uma das principais vantagens que podem ser encontradas nessas plataformas de crédito está diretamente relacionada à possibilidade do cliente conseguir propostas mais baratas do que aquelas encontradas nos bancos e no mercado financeiro de uma forma geral. Mas isso vai depender das propostas que forem feitas pelos investidores.
Transparência e personalização dos contratos
Outras duas vantagens que acabam sendo muito interessantes para quem está buscando crédito no mercado financeiro é a possibilidade de contar com uma maior transparência no processo de negociação, uma vez que essas plataformas acabam garantindo que todo o processo aconteça com o devido conhecimento de ambas as partes envolvidas.
Os solicitantes dos empréstimos terão acesso a todas as informações e os dados dos investidores que estão entrando no negócio. Algumas plataformas permitem, inclusive, que aconteça uma interação entre o solicitante e a figura do investidor. E isso permite também que as pessoas possam negociar os detalhes do negócio de uma forma um pouco mais personalizada.
Rentabilidade superior para os investidores
Os investidores encontram também algumas vantagens na hora de direcionar o seu dinheiro para esse tipo de operação. Muitos empréstimos que são fechados dentro dessas plataformas acabam tendo uma rentabilidade maior do que outras aplicações feitas em ativos de renda fixa.
Cuidados que devem ser tomados ao solicitar empréstimo P2P
- Escolha da plataforma: Nem todas as empresas que oferecem essas plataformas de negociação estão devidamente registradas e cadastradas junto ao Banco Central, e isso pode acabar colocando em risco todo o negócio. Por isso, é muito importante fazer uma boa pesquisa antes de iniciar as negociações.
- Falta de garantias: Essas operações não possuem garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), como acontece com outras operações financeiras que são feitas diretamente com os bancos.
- Risco de Inadimplência: Para os investidores, um dos principais riscos assumidos é a possibilidade de inadimplência. Os bancos tradicionais acabam tendo reservas mais robustas para conseguir lidar com esses problemas.